domingo, 26 de agosto de 2012

Como Desproteger e Quebrar Senha de Planilha Excel 2007

Segue abaixo um procedimento com macro para desbloquear em apenas alguns segundos uma planilha protegida por senha no EXCEL.

Siga os passos abaixo conforme indicado.

Passo 1: Abra a planilha protegida e digite ALT+F11

Passo 2: Se você fez certo o passo anterior agora deverá estar aberto o Microsoft Visual Basic.
Vá em INSERIR > MÓDULO


Passo 3: Insira a rotina abaixo copiando e colando desde a linha "Sub Desbloqueia_Planilha()" até "End Sub"

Sub Desbloqueia_Planilha()

Dim i As Integer, j As Integer, k As Integer
Dim l As Integer, m As Integer, n As Integer
On Error Resume Next
For i = 65 To 66
For j = 65 To 66
For k = 65 To 66
For l = 65 To 66
For m = 65 To 66
For i1 = 65 To 66
For i2 = 65 To 66
For i3 = 65 To 66
For i4 = 65 To 66
For i5 = 65 To 66
For i6 = 65 To 66
For n = 32 To 126
ActiveSheet.Unprotect Chr(i) & Chr(j) & Chr(k) & _
Chr(l) & Chr(m) & Chr(i1) & Chr(i2) & Chr(i3) & _
Chr(i4) & Chr(i5) & Chr(i6) & Chr(n)
If ActiveSheet.ProtectContents = False Then
MsgBox "Sua planilha foi desbloqueada "
Exit Sub
End If
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next

End Sub


Passo 4: Clique no disquete em Salvar na tela de edição da macro.

Passo 5: Digite ALT+F11 novamente para retornar a planilha protegida.
Digite ALT+F8. Selecione sua macro (Desproteger_Planilha) e clique em executar.

Passo 6: Aguarde alguns segundos e após a execução da macro será exibida a mensagem "Sua planilha foi desbloqueada".

domingo, 12 de agosto de 2012

O uso da tecla F4

As vezes precisamos repetir determinada operação como por exemplo, formatar células aleatóriamente. Na primeira vez iremos no balde de tinta ..formatamos… e para não ficar toda hora neste vai e vem basta apertar a tecla F4 do teclado. Ele repete a última operação criada.
Simples assim! =)

* CTRL+Y tem o mesmo valor que F4

Digitação de fração no Excel

Ao digitar uma fração, como por exemplo: 1/18 o Excel interpreta como uma data: jan/18.
Como fazer com que o Excel entenda como uma fração e não como uma data?
O motivo: O Excel entende diversos formatos de data, como por exemplo:
Jan-18-2001
18/01/2001
18-01-2001
1/18
18/01
A solução: Podemos inserir frações, mas elas tem que ser precedidas de um número inteiro e um espaço em branco para que o Excel possa interpretar como uma fração e não como uma data. Por exemplo, para digitar 1/18 como fração digite o seguinte: 0 1/18. Observe que colocamos um 0 (zero) e um espaço em branco antes da fração. Ao pressionarmos Enter o Excel exibe 1/18 na célula e não mais Jan/18 como acontecia antes.

sábado, 11 de agosto de 2012

Microsoft Excel – Criando uma Tabela Dinâmica

Vocês vão ver alguns conceitos básicos muito importantes para vocês poderem criar suas próprias tabelas dinâmicas de forma simples, e fazer os ajustes de acordo com as suas necessidades para que você possa visualizar seus resultados da melhor maneira.

Temos como exemplo esta planilha que possui 104 linhas de dados:

Utilizando apenas filtros, você até poderia resolver muitas coisas, mas será que você não teria muito trabalho para obter, por exemplo, o total vendido em Reais da Equipe Gama, para o Estado de MG, ou ainda

Microsoft Excel – Fazendo somatórios rápidos (Usando ALT + =)

 Vamos aprender como fazer somatórios rápidos em nossas planilhas, facilitando muito nossa vida em diversas situações.

Exemplo 1:
Você quer calcular o total da planilha rapidamente, faça o seguinte: selecione todas as células dos totais do RJ à RS, pressione ALT + = e voilá o total por Estado já será calculado rapidamente. Agora, selecione todas as células do total por mês, assim como, o total geral e também pressione ALT + =.
Simples e rápido, mas ainda tem mais!
Exemplo 2:

Agora você precisa calcular o total por trimestres, de acordo com a planilha abaixo:

Este é bem simples, uma vez que você já tem o formato de tabela já aplicado você pode clicar dentro da tabela na aba Design dentro de Ferramentas de Tabela, você poderá ligar a opção Linha de Totais.

Teremos o seguinte resultado:

Olha que beleza, você já terá os somatórios aparecendo automaticamente para cada linha. Agora você poderá fazer o somatório de cada trimestre facilmente. Basta clicar na primeira célula de cada trimestre. Ex.: E2 e pressionar ALT + =.
Exemplo 3:

Agora para completar nossa planilha falta calcular o total geral. Alguns fariam o cálculo para o carro somando cada trimestre (=E2+I2+M2+Q2), que tal fazer isso mais rápido? Para fazer isso, basta clicar na célula R2 e pressionar ALT + = novamente.

O próprio Excel se encarregará de fazer o somatório apenas dos trimestres, ou seja, o total dos totais, facilitando e muito a nossa vida. Agora, basta calcularmos a diferença entre as receitas e as despesas para termos o saldo e pronto.

Microsoft Excel – Funções E e OU

Às vezes temos a necessidade de utilizar a função SE analisando dois ou mais critérios ao mesmo tempo. Como exemplo eu poderia dar para uma empresa onde o funcionário deverá ganhar um aumento no seu salário baseado em dois critérios: Tempo de Empresa e Avaliação do Supervisor. O funcionário só deverá ter o aumento se ele tiver o tempo de empresa maior que 5 anos e a avaliação do supervisor maior ou igual a 70%. Vamos à planilha:

Preciso saber quais funcionários devem receber aumento de acordo com as nossas condições:
  • Funcionário deve ter mais que 5 anos na empresa

Microsoft Excel – Funções Maior e Menor

Funções estatísticas interessantes e menos conhecidas e usadas: Maior e Menor. Essas duas funções permitem que nós possamos encontrar o N maior valor de um intervalo e o N menor valor de um intervalo, encontrando então valores que as funções Máximo e Mínimo não permitem.
Vou repetir o exemplo dado com a planilha do post anterior:
Máximo e Mínimo
Vamos supor que você tem a necessidade de encontrar o terceiro maior valor do intervalo que vai de B2 até B9, o que você faria hoje? Imagino que, os que nunca aprenderam profundamente o Excel, iriam usar o recurso de Classificação Crescente, para visualmente indicar o terceiro maior valor, estou certo?
Você não precisa fazer isso. Basta você usar uma função muito simples do nosso Microsoft Excel: A função Maior. A sintaxe dela se divide em duas partes: o intervalo e a classificação desejada, no nosso exemplo,

Microsoft Excel – Procurando com 2 condições

Quem aí já teve a necessidade de fazer um PROCV com 2 critérios ou mais? Vou mostrar um exemplo do que quero dizer:
2 Condições
Muitos ensinariam aqui que você deve criar uma coluna extra, concatenar as duas ou mais chaves desejadas para realizar o PROCV. Vou fazer diferente e tenho certeza que vocês vão adorar:
Primeiro, crie uma área onde você vai informar os critérios:
Área de critérios
Agora você precisa criar uma função que analise os critérios e a nossa tabelinha. Vamos lá?
Vamos trabalhar com duas funções que quando se juntam, vira uma festa: ÍNDICE E CORRESP. Na célula F4 digite =ÍNDICE(B2:B9;CORRESP(F2&F3;A2:A9&C2:C9;0)) e ao final pressione CRTL + S

Microsoft Excel – Os novos recursos no filtro do Excel 2007/2010


Filtro Antigo

Na versão 2007/2010, o filtro básico ficou bem mais completo. Agora você tem caixas de seleção que permitem selecionar vários critérios ao mesmo tempo, permitindo uma abrangência muito maior em nossas filtragens:
Agora, você pode, além de classificar (é verdade, o filtro permitia classificação antigamente…), fazer classificações por cores (ótimo recurso para ser usado após as formatações condicionais, será meu tema em breve), Filtrar por cor (um sonho antigo, facilita muito para exibir todos os dados de uma determinada cor), Filtrar por texto e os novos filtros com caixas de seleção.
Como aplicar um filtro:
Para aplicar um filtro você pode fazer de várias formas diferentes: Usando Formatação Rápida de Planilha, que ensinei para vocês alguns posts atrás, clicando em qualquer ponto da sua planilha e indo à aba Início, Classificar e Filtrar, Filtro, ou clicando na sua planilha, indo à aba Dados, Filtro.
Início, Classificar e Filtrar, Filtro:
Filtro

Microsoft Excel – Criando um gráfico condicional


O que é um gráfico condicional? É um gráfico que muda de cor de acordo com um critério que você especificar. Por exemplo, você tem 3 estágios em uma linha de produção: Produção Baixa, Produção Esperada e Super Produção. Você gostaria de colocar estes estágios em três cores diferentes em um gráfico de colunas, com apenas 1 coluna e não três como normalmente seria…
Nosso problema é esse:
Gráfico condicional

Crie três colunas onde vocês irão separar os valores: Produção Baixa, Produção Esperada e Super Produção. Você já sabe qual o critério de cada uma, então, precisamos dividir os valores de produção em suas colunas correspondentes:
Gráfico Condicional - Parte 2
Para Produção Baixa vamos fazer a seguinte função: =SE(B5<100000;B5;0), onde o valor de B5 aparecerá na coluna caso ele seja menor que 100.000 senão aparecerá 0.
Para Produção Esperada vamos fazer a seguinte função: =SE(E(B5>=100000;B5<=400000);B5;0), onde o valor de B5 aparecerá na coluna caso ele seja maior ou igual a 100.000 E menor ou igual a 400.000 senão aparecerá 0.
Para Super Produção vamos fazer a seguinte função: =SE(B5>400000;B5;0), onde o valor de B5 aparecerá na coluna caso ele seja maior que 400.000 senão aparecerá 0.
Não esqueça de arrastar as fórmulas para baixo!
Você terá o seguinte resultado:
Gráfico Condicional - Parte 3

A

Função PROCV
Esta função é extremamente útil, mas sempre gera dúvidas nas pessoas. Basicamente, ela faz uma procura vertical de dados. Com ele, é possivel procurar um valor específico dentro de um intervalo (matriz). Um bom exemplo de aplicação do PROCV é o calculo de INSS em uma folha de pagamento, pois dependendo do valor bruto do salário, a alíquota sofre variação. Ou uma lista de compras, na qual existe uma relação de produtos com seus valores unitários.

Sintaxe:
PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo)

Onde:

Valor_procurado: recebe o valor a ser procurado, por exemplo, deve indicar a célula onde está o nome do produto em uma lista de compras.

Matriz_tabela: recebe uma matriz contendo duas ou mais colunas de dados. Os valores na primeira coluna indicada na matriz_tabela são os procurados por valor_procurado. O campo pode receber texto, números ou valores lógicos.

núm_índice_coluna: indica qual coluna da matriz_tabela que a função PROCV irá retornar. Esse campo é o que garante que, ao procurarmos pelo nome de um produto, o que será retornado é seu valor e não seu próprio nome.

Procurar_intervalo: define se a procura será exata ou não. Para uma busca exata, use VERDADEIRO, caso contrário use FALSO.

Dica: para busca aproximada, o Excel parte do principio que a matriz está ordenada.

Vamos ver como funciona, na prática, com uma planilha de compras:
Foto: Reprodução

Planilha de compras usando a função PROCV para coletar o preço unitário dos produtos. (Foto: Reprodução)

Repare que a função utiliza o campo Produto da lista de pedidos e depois marca uma matriz que contempla os produtos e preços da lista de preços. O Índice da coluna está definido como "2", ou seja, será exibido o conteúdo de preço quando este encontrar o produto. Por fim, é definido o parâmetro verdadeiro, ou seja, a função só irá retornar alguma coisa se o campo procurado existir exatamente da mesma forma na matriz.


F

sábado, 4 de agosto de 2012

Demonstrar horas que ultrapassem a 1 dia

Vamos supor que você tenha o valor decimal 172859 (minutos).
Para demonstrar isso no Excel, digite em A1 o valor 172859.
Na célula A4 digite =A1/(24*60*60)
Selecione a célula A4 e clique com o botão da direita do mouse e escolha formatar células.
Na Guia número em Personalizado digite dd hh:mm:ss
Você irá obter o seguinte resultado

Reduza o tamanho das planilhas Excel eliminando dados desnecessários Excel 2007

Você tem uma planilha simples, com apenas uma aba e quando vai olhar o espaço que ela ocupe descobre que o arquivo tem mais de 1,2 MB, por exemplo, sem motivo aparente.

Vamos mostrar neste artigo algumas dicas para que você possa reduzir o tamanho de seus documentos de Excel eliminando informações e dados inúteis.

A primeira coisa a fazer é: grave o arquivo, em Salvar como, com um nome diferente! Isso garante que você possa recuperá-lo se alguma coisa sair errado.

Neste arquivo renomeado, cheque o tamanho dele indo em Arquivo, Propriedades (clique em seguida na aba Geral). No Excel 2007, clique no ícone do Office, vá em Preparar, Propriedades. Na tela que surgir, clique em Propriedades avançadas e anote o tamanho do arquivo.

Agora, vamos às providências mais comuns a serem tomadas:

1) Remova planilhas não utilizadas: Elas podem estar zeradas, mas com formatação, o que pode servir para aumentar o tamanho de seu arquivo.

Solução: clique na aba com o botão direito correspondente à planilha que deseja eliminar e selecione Excluir.

2) Remova as linhas que você não esteja utilizando: muitas vezes o Excel carrega formatação até o final das linhas/colunas, mesmo que você esteja usando apenas 10 linhas da planilha. Para resolver isso, clique em Ctrl-End. O programa deverá ir até a última célula sendo utilizada. Caso ele vá para além disso, significa que há formatações além do necessário.
Solução: vá até a última célula que esteja efetivamente utilizando. Em seguida aperte Ctrl-Shift-↓ , depois aperte Shift-Espaço, vá em Editar, Limpar, Tudo. Faça o mesmo para as colunas: Ctrl-Shift-Seta para a direita, aperte Ctrl-Espaço, vá até Editar, Limpar, Tudo.

No Excel 2007, use as mesmas teclas de atalho e, no menu, clique em Início, Limpar, Limpar Tudo (esse menu fica bem à direita). Esse procedimento deve ser feito para cada planilha da pasta de trabalho e, em geral, é suficiente para reduzir o tamanho dos arquivos.

3) Remova objetos invisíveis: às vezes você copia dados da web para planilha, e com isso, são carregados também vários objetos não utilizados.
Solução: Para eliminá-los, aperte F5, vá ao botão Especial, marque a opção Objetos e dê OK. O Excel irá selecionar todos os objetos que estejam na planilha ativa. Siga teclando Tab para passar um por um e aperte Delete para remover aqueles de que não precisa. Se forem muitos, não dê o Tab e simplesmente apague tudo após usar o F5.
No Excel 2007, faça a mesma coisa usando o F5.

4) Tabelas Dinâmicas: As tabelas dinâmicas armazenam a base de dados utilizada, isto é, se sua base de dados tiver 100 KB e você fizer 15 tabelas dinâmicas, então você terá 1,5 MB de tamanho.
Solução: Vá em cada tabela dinâmica, clique com o botão direito e vá até as Opções de Tabela. Desmarque a opção Salvar dados com Layout de tabela. No Excel 2007, também clique com o botão direito, vá em Opções de Tabela, vá até a aba Dados e desmarque a opção Salvar dados de origem com arquivo.

5) Planilhas ocultas: Às vezes há planilhas ocultas com dados inseridos nelas, mas que muitas vezes sequer estão sendo utilizadas.
Solução: Vá em Formatar, Planilha, Reexibir e selecione a planilha para reexibi-la (no Excel 2007, clique em cima de qualquer aba com o botão direito e selecione Reexibir). Se ela ainda for utilizada, faça o procedimento indicado nos itens 1 e 2.
Em alguns casos, a planilha foi ocultada via programação. Se for o caso, aperte Alt- F11. Pressione Ctrl-R e veja do lado esquerdo uma lista de planilhas.
Confira se não há alguma listada e que não aparece. Se isso ocorrer, clique sobre ela, aperte F4 e, na tela que surgir, vá até a propriedade Visible e veja se está como xlSheetVeryHidden. Se estiver assim, altere para xlSheetVisible. Veja:


6) Planilha corrompida: Se nenhuma das 3 alternativas acima funcionou para você, talvez sua planilha esteja corrompida. Para confirmar isso, apague uma planilha de cada vez, salve o arquivo com um nome diferente e veja o tamanho com que o arquivo ficou. Se quando apagar uma das planilhas o arquivo reduzir drasticamente de tamanho então ela deve estar corrompida.
Solução: Vá à planilha corrompida, copie todos os dados dela, insira uma nova planilha e cole. Se essa planilha for precedente de outras, use o comando Editar, Substituir para alterar o nome da planilha antiga pelo nome novo nas fórmulas e apague a planilha corrompida.

7) Nada disso funcionou: Caso nenhum desses procedimentos tiverem surtido efeito, pode ser que você tenha dados demais em seu arquivo, e talvez você precise reestruturar seu documento.

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates