domingo, 29 de setembro de 2013

FINANÇAS - Como investir no Tesouro Direto

Tesouro Direto


Como investir no Tesouro Direto
Nesta seção você descobrirá como investir no Tesouro Direto. Os tópicos desta seção trazem, de maneira direta e sucinta, cada etapa pela qual você passará antes de se tornar um investidor deste mercado.
 

 

1 - Defina um Objetivo


Aqui a pergunta que você deve se fazer é bem simples: o que vou fazer com o dinheiro investido no Tesouro Direto e quanto tempo tenho para que ele renda?
Dê um nome para o seu investimento: "meu apartamento", “meu carro novo”, “a viagem que sempre planejei”, “minha aposentadoria”, “os estudos do meu filho”. Você escolhe. Mas é preciso saber por que você está se esforçando. É preciso ter um objetivo para alcançá-lo.
 

2 - Valor mínimo para investir e agendamento da compra

Com cerca de R$ 30 já é possível investir no Tesouro Direto. Mas assim como ocorre em outras aplicações que você faz no seu banco, algumas corretoras e agentes cobram taxas para manter seus investimentos em títulos públicos. Mas há aquelas que não cobram esta taxa.
Pesquise!
Você ainda pode programar suas compras de títulos no Tesouro Direto. Basta selecionar o tipo de título ou uma cesta de papéis, estabelecer o valor financeiro e o número de compras que deseja fazer – seja por um período determinado, seja pelo número de operações de compra.
Você receberá um e-mail avisando sobre a realização do agendamento, a confirmação da compra, a necessidade de pagamento e outros eventos importantes relacionados ao seu investimento.
Entenda melhor como fazer isso.
 

3 - Escolha o seu título

Na prática, quando você investe no Tesouro Direto, compra títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional. Todos têm data de vencimento, mas permitem resgates antecipados. Existem dois grandes tipos de títulos públicos: prefixados e pós-fixados. Consulte os títulos disponíveis para negociação e a rentabilidade de cada um deles.
Prefixados
Pós-fixados

Prefixados

A taxa de juros é definida previamente, na hora em que o investimento é feito. Assim o investidor sabe desde o início quando e quanto vai ganhar com a aplicação. As prefixadas são indicadas para quem acredita que a taxa de juros vai cair. Com elas, o investidor garante que vai receber os juros informados no momento da aplicação, se mantiver os recursos até o vencimento. Além disso, pode decidir se quer receber tudo de uma vez no final, ou se prefere ir recebendo juros semestrais.
A escolha das datas de recebimento é feita na hora de investir. Para quem não está habituado, os nomes dos títulos podem soar confusos, uma verdadeira sopa de letras. Mas, com o tempo, todo o mundo se acostuma.
Para resgatar o investimento e os juros juntos ao final do período, prefira Letras do Tesouro Nacional (LTN).

Vantagens

  • Comodidade e economia: uma aplicação e um resgate, sem os custos de reinvestimento;
  • Saber exatamente a rentabilidade a ser recebida na data de vencimento;
  • Maior disponibilidade de vencimentos para a negociação no Tesouro Direto.

Desvantagens

  • No caso de uma alta da inflação, ocorre uma queda no rendimento real (quando se desconta o que a inflação comeu);
  • No caso de o investidor precisar resgatar antes do vencimento, pode ter uma rentabilidade maior ou menor do que a prevista na hora em que investiu, em função da variação da taxa de juros praticada no mercado na hora do saque.
Para receber juros semestrais, invista em Notas do Tesouro Nacional – Série F (NTN-F).

Vantagens

  • Garantia de um fluxo de rendimentos periódicos (chamados cupons semestrais);
  • Saber exatamente a rentabilidade a ser recebida em cada data de vencimento.

Desvantagens

  • No caso de uma alta da inflação, ocorre queda no rendimento real (quando se desconta o que a inflação comeu);
  • No caso de o investidor precisar resgatar antes do vencimento, pode ter uma rentabilidade maior ou menor do que a prevista na hora em que investiu, em função da variação da taxa de juros praticada no mercado na hora do saque.

Pós-fixados

A rentabilidade é definida posteriormente, apenas na hora em que o investimento é resgatado.
Para quem não está habituado, os nomes dos títulos podem soar confusos, uma verdadeira sopa de letras. Mas, com o tempo, todo o mundo se acostuma. Se quiser uma aplicação que acompanhe a taxa de juros básica da economia, invista em Letras Financeiras do Tesouro (LFT).
Pós-Fixada ligada aos juros básicos
Sempre vai acompanhar a taxa de juros básico da economia, a Selic. São indicadas para quem acredita que a taxa de juros vai subir, ou prefere a segurança de acompanhar sempre a flutuação dos juros, tanto para cima como para baixo. Por sempre seguir os passos da Selic, as pós-fixadas do Tesouro Direto são consideradas as aplicações mais conservadoras. Estes títulos são chamados Letras Financeiras do Tesouro (LFT).

Vantagens

  • Garantir uma rentabilidade que acompanha a taxa básica de juros da economia (Selic).
  • Comodidade e economia: uma aplicação e um resgate, sem os custos de reinvestimento.

Desvantagens

  • A rentabilidade flutua em função da expectativa de taxa de juros dos agentes financeiros.
Pós-fixada ligada à inflação
Neste caso, a remuneração também só será conhecida no resgate e é composta de duas parcelas, uma predefinida (prefixada) na hora de investir e outra pós-fixada, que varia com a inflação, calculada na hora do resgate.
Nesta modalidade, o investidor sabe desde o início tanto quando, como quanto de juros vai ganhar em termos reais (descontada a perda com a inflação). Por isso, é considerada uma aplicação conservadora, indicada para quem acredita que a taxa de juros vai cair, ou que para quem quer ser proteger de uma eventual subida da inflação. O investidor pode decidir se quer receber tudo de uma vez na data de vencimento, ou se prefere ir recebendo juros semestrais. A escolha é feita na hora de investir.
Para receber tudo no final do período, invista em Notas do Tesouro Nacional Principal (NTN-B Principal).

Vantagens

  • Comodidade e economia: uma aplicação e um resgate, sem os custos de reinvestimento.
  • Se os recursos forem mantidos até o vencimento, saber exatamente o resultado real do investimento. Isto é, quanto rendeu acima da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, indicador usado pelo Governo Federal para fixar as metas de inflação).
  • Previsibilidade e segurança no longo prazo, atributos recomendados para investimentos com objetivos de aposentadoria, compra de casa própria etc.

Desvantagens

  • No caso de o investidor precisar resgatar antes do vencimento, pode ter uma rentabilidade maior ou menor do que a prevista na hora em que aplicou, tanto pelas flutuações na taxa de juro de mercado como pela variação da expectativa de inflação dos agentes financeiros.
Para receber juros semestrais, invista em Notas do Tesouro Nacional - Serie B (NTN-B).

Vantagens

  • Garantia de um fluxo de rendimentos periódicos (chamados cupons semestrais).
  • Se os recursos forem mantidos até o vencimento, saber exatamente o resultado real do investimento. Isto é, quanto rendeu acima da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, indicador usado pelo Governo Federal para fixar as metas de inflação).
  • Previsibilidade e segurança para honrar compromissos periódicos.

Desvantagens

  • No caso de o investidor precisar resgatar antes do vencimento, pode ter uma rentabilidade maior ou menor do que a prevista na hora em que aplicou, tanto pelas flutuações na taxa de juro de mercado como pela variação da expectativa de inflação dos agentes financeiros.
  
 

4 - Escolha sua corretora ou agente

O que eles fazem por você

  • Dão o suporte necessário para entender o funcionamento do mercado;
  • Mostram qual é o seu perfil de investidor;
  • Fornecem serviços facilitadores como o home broker (investimento via internet), relatórios de recomendação de ações, informativos, etc.

Como escolher o seu representante

  • 1
    Antes de tudo, comece um esboço do perfil que você criará junto com a Corretora:
    • Decida qual é a melhor forma de interagir com a Corretora (telefone, internet, etc.);
    • Esta seleção é importante também porque, além das tarifas fixas de negociação e custódia, existem custos de corretagem específicos. Confira as taxas cobradas pelas instituições;
    • Na lista de instituições habilitadas, você vai notar que algumas são agente integrado. São os que têm seus sistemas conectados diretamente aos do Tesouro Direto, o que facilita a vida do investidor: todas as operações (compra, venda, consultas etc.) são feitas no próprio site do agente. Basta seguir as informações nas telas do sistema;
    • Se o agente não for integrado, as operações são feitas em duas fases: 1. Primeiro o investidor escolhe o título que quer comprar ou vender no site do Tesouro Direto e informa qual é o seu agente.
      2. Depois, respeitando o prazo estabelecido quando fechou a operação, transfere para seu agente os recursos necessários para finalizar a compra. No caso de venda, o crédito do resgate será feito também por intermédio do agente de custódia.
  • 2
    Entre em contato com uma corretora ou agente.
  • 3
    Pergunte quais são os serviços oferecidos - relatórios, vídeos, cursos e outras facilidades são alguns exemplos.
  • 4
    Entre em contato com outras corretoras e agentes. Pesquise e compare taxas, serviços e benefícios. Investir um pouco de tempo nessa atividade o ajudará a encontrar a corretora ou o agente ideal para você.

Investimento com segurança

Todas as corretoras listadas no site da Bolsa são autorizadas pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), além de amplamente monitoradas pela BSM, o órgão de supervisão do mercado da BM&FBOVESPA. Tudo isso garante a tranquilidade dos investidores, e faz com que o mercado brasileiro seja um dos mais sólidos e bem regulamentados do mundo.
 

5 - Abra sua conta na corretora

Contratar a sua Corretora é simples. Basta fazer um cadastro (semelhante à abertura de uma conta em um banco) e apresentar alguns documentos:
Cópia do CPF, RG e comprovante de residência
Preencher a ficha cadastral
Assinar o termo de adesão e contrato de intermediação
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates