-
- O
Microsoft Excel (nome completo Microsoft Office Excel) é um programa de
planilha eletrônica de calculo, escrito e produzido pela Microsoft,
para computadores usando o sistema operacional Microsoft Windows e
computadores Macintosh da Apple. ...
pt.wikipedia.org/wiki/Excel - Excel
é uma banda de crossover thrash e hardcore dos Estados Unidos da
América. A banda foi formada em 1983 com o nome Chaotic Noise. ...
pt.wikipedia.org/wiki/Excel_(banda) - Expressão de admiração: Excel lindo!
subprodutovip.blogspot.com/2006/08/glossrio-de-informtica.html - Planilha eletrônica onde podemos elaborar gráficos, efetuar cálculos, introduzir e armazenar dados.
Historia do Excel
Programa de planilha eletrônica chamado Multiplan em 1982, o qual era muito popular em sistemas CP/M, mas, em sistemas MS-DOS, perdia em popularidade para o Lotus 1-2-3. Isso levou ao desenvolvimento de um novo programa chamado Excel, que começou com a intenção de, nas palavras de Doug Klunder, "fazer tudo o que o 1-2-3 faz e fazer melhor". A primeira versão do Excel foi lançada para o Mac em 1985 e a primeira versão para Windows 2.0 para se alinhar com o Mac e distribuída com um run-time do ambiente Windows) foi lançada em novembro de 1987. A Lotus foi lenta em trazer o 1-2-3 ao Windows e, por volta de 1988, o Excel havia começado a passar o 1-2-3 em vendas e ajudou a Microsoft a alcançar a posição de liderança no desenvolvimento de software para o PC. Essa conquista, destronando o rei do mundo do software, solidificou a Microsoft como um competidor válido e mostrou seu futuro de desenvolvimento de software gráfico. A Microsoft aumentou sua vantagem com lançamento regular de novas versões, aproximadamente a cada dois anos. A versão atual para a plataforma Windows é o Excel 12, também chamado de Microsoft Excel 2007. A versão atual para a plataforma Mac OS X é o Microsoft Excel 2008.
No começo da sua vida, o Excel tornou-se alvo de um processo judicial de marca registrada por outra empresa que já vendia um pacote de software chamado "Excel" na indústria financeira. Como resultado da disputa, a Microsoft foi solicitada a se referir ao programa como "Microsoft Excel" em todas as press releases formais e documentos legais. Contudo, com o passar do tempo, essa prática foi sendo ignorada, e a Microsoft resolveu a questão quando ela comprou a marca registrada reservada ao outro programa. Ela também encorajou o uso das letras XL como abreviação para o programa; apesar dessa prática não ser mais comum, o ícone do programa no Windows ainda é formado por uma combinação estilizada das duas letras, e a extensão de arquivo do formato padrão do Excel até a versão 11 (Excel 2003) é .xls, sendo .xlsx a partir da versão 12, acompanhando a mudança nos formatos de arquivo dos aplicativos do Microsoft Office.
O Excel oferece muitos ajustes na interface ao usuário, em relação às mais primitivas planilhas eletrônicas; entretanto, a essência continua a mesma da planilha eletrônica original, o VisiCalc: as células são organizadas em linhas e colunas, e contêm dados ou fórmulas com referências relativas ou absolutas às outras células.
O Excel foi o primeiro programa de seu tipo a permitir ao usuário definir a aparência das planilhas (fontes, atributos de caracteres e aparência das células). Também, introduziu recomputação inteligente de células, na qual apenas células dependentes da célula a ser modificada são atualizadas (programas anteriores recomputavam tudo o tempo todo ou aguardavam um comando específico do usuário). O Excel tem capacidades avançadas de construção de gráficos.
Quando integrados pela primeira vez ao Microsoft Office em 1993, o Microsoft Word e o Microsoft PowerPoint tiveram suas GUIs redesenhadas para ficarem consistentes com o Excel, o "programa matador" para o PC na época.
Desde 1993, o Excel tem incluído o Visual Basic for Applications (VBA), uma linguagem de programação baseada no Visual Basic que adiciona a capacidade de automatizar tarefas no Excel e prover funções definidas pelo usuário (UDF, user defined functions), para uso em pastas de trabalho. O VBA é um complemento poderoso ao aplicativo que, em versões posteriores, inclui um ambiente integrado de desenvolvimento (IDE, integrated development environment). A gravação de macros pode produzir código VBA que replica ações do usuário, desse modo permitindo automação simples de tarefas cotidianas. O VBA permite a criação de formulários e controles dentro da pasta de trabalho para comunicação com o usuário. A linguagem suporta o uso (mas não a criação) de DLLs ActiveX (COM); versões posteriores adicionaram suporte a módulos de classe, permitindo o uso de técnicas básicas de programação orientada a objetos (POO).
A funcionalidade de automação provida pelo VBA fez com que o Excel se tornasse um alvo para vírus de macro. Esse foi um problema sério no mundo corporativo, até os produtos antivírus começarem a detectar tais ameaças. A Microsoft adotou tardiamente medidas para prevenir o mau uso, com a adição da capacidade de desativar as macros completamente, de ativar as macros apenas quando se abre uma pasta de trabalho ou confiar em todas as macros assinadas com um certificado confiável.
As versões 5.0 a 9.0 do Excel contêm vários "ovos de páscoa", porém, desde a versão 10, a Microsoft tomou medidas para eliminar tais recursos não documentados de seus produtos.
O
Excel é um aplicativo Windows - uma planilha eletrônica - que fornece
ferramentas para efetuar cálculos através de fórmulas e funções e para
a análise desses dados. As cinco principais funções do Excel são:
Planilhas:
Você pode armazenar, manipular, calcular e analisar dados tais como
números, textos e fórmulas. Pode acrescentar gráficos diretamente em
sua planilha, elementos gráficos, tais como retângulos, linhas, caixas
de texto e botões. É possível utilizar formatos pré-definidos em
tabelas.
Bancos de dados:
você pode classificar, pesquisar e administrar facilmente uma grande
quantidade de informações utilizando operações de bancos de dados
padronizadas.
Gráficos:
você pode rapidamente apresentar de forma visual seus dados. Além de
escolher tipos pré-definidos de gráficos, você pode personalizar
qualquer gráfico da maneira desejada.
Apresentações:
Você pode usar estilos de células, ferramentas de desenho, galeria de
gráficos e formatos de tabela para criar apresentações de alta
qualidade.
Macros: as tarefas que são freqüentemente utilizadas podem ser automatizadas pela criação e armazenamento de suas próprias macros.
· Via Botão Iniciar - Com o botão esquerdo do mouse clique sobre o Botão Iniciar () localizado na Barra de Tarefas do Windows 95, siga até Programas, Microsoft Office e clique sobre Microsoft Excel.
· Via Barra de Atalhos do Office - Efetue um clique sobre o ícone do Excel.
As duas maneiras mais comuns de fechar o Excel são:
· A partir do menu Arquivo, escolha Sair
ou
· Clique sobre o Botão Fechar () localizado na lateral direita da Barra de Título.
Obs.:
Se você efetuou alterações em qualquer documento ou modelo desde a
última vez em que ele foi salvo, será emitida uma mensagem perguntando
se você quer salvar ou não as alterações antes de finalizar.
Conhecendo a Janela Excel
|Índice|
A pasta de trabalho do Microsoft Excel |Índice|
A pasta de trabalho é o documento ou tipo de arquivo normal do Microsoft Excel. Uma pasta de trabalho é o equivalente eletrônico a um fichário. Dentro das pastas de trabalho, você encontrará planilhas, como planilhas de trabalho e folhas de gráfico. O nome de cada planilha aparece em uma guia na parte inferior da pasta de trabalho. É possível mover ou copiar planilhas entre as pastas de trabalho diferentes e reorganizar planilhas dentro de uma mesma pasta de trabalho.
Renomeando as planilhas |Índice|
Para alterar o nome da cada planilha, clique com o botão direito do mouse sobre a guia onde está o nome a ser alterado (na parte inferior da pasta de trabalho). Será apresentado o menu de atalho. Clique a opção Renomear , na janela exibida digite o novo nome para a planilha e pressione OK.
A seguir estão indicados principais elementos da janela Excel:
Barra de títuloLocalizada na parte superior da janela, contém o nome do aplicativo e do documento. Pode conter os seguintes elementos:
· Botão do menu Controle do Aplicativo
· Botão do menu Controle da Pasta
· Nome do aplicativo
· Nome a planilha
· Botão "Maximizar"
· Botão "Minimizar"
· Botão "Fechar"
· Botão "Restaurar"
Botão do Menu de Controle do Aplicativo
Botão do Menu Controle da Pasta Localiza-se no canto esquerdo da barra de título. Segue o padrão das janelas Windows 95 (Restaurar, Mover, Tamanho, Minimizar, Maximizar, Fechar, Alternar para, Executar)
Botão "Restaurar" Localizado na lateral esquerda da barra de menu ou na barra com o nome da Pasta. Contém as opções de dimensionamento e posição da janela (Maximizar / Restaurar, Minimizar, Mover, Tamanho) além da opção "Fechar" para encerrar o trabalho com o documento ativo. "
Localizado entre os Botões Minimizar e Fechar na lateral direita da barra de título em uma janela de aplicativo maximizada.Clicando sobre o botão "Restaurar" a janela de aplicativo retornará ao seu tamanho anterior.
Barra de menus
Localizada abaixo da barra de título, contém todos os comandos do Excel.
Barra de Ferramentas
Contém os ícones daqueles comandos que são freqüentemente usados. Podem ser utilizados em lugar dos comandos dos menus.
BotãoNome Finalidade Nova Pasta de Trabalho cria uma nova pasta de trabalho Abrir abre uma pasta de trabalho existente Salvar salva a planilha da janela ativa Imprimir imprime a planilha ou gráfico da janela ativa Visualizar Impressão inicia visualização de prévia de impressão da planilha ativa Verificar Ortografia inicia a verificação ortográfica da planilha ativa Recortar remove a área selecionada e a insere na Área de Transferência Copiar copia a área selecionada e a insere na Área de Transferência Colar insere o conteúdo que fora recortado ou copiado para a Área de Transferência na seleção. Pincel copia o formato das células selecionadas. Um clique permite colar uma única vez o formato. Duplo clique permite colar inúmeras vezes esse formato. Desfazer desfaz as últimas ações ou comandos: um comando efetuado ou uma entrada digitada Repetir repete a última ação ou comando Inserir Hyperlink Efetua vínculos com endereço URL (Internet) Barra de Ferramentas WEB Contém ícones para abrir, pesquisar e procurar em qualquer documento, inclusive páginas na WEB AutoSoma aciona automaticamente a função SOMA. Se houver dados numéricos acima ou à esquerda, irá sugerir o intervalo de células a serem somadas. Colar Função para escolher função a ser inserida na célula ou na barra de fórmulas Classificação Crescente ordena a lista selecionada do menor para o maior valor, usando a coluna que contém a célula ativa Classificação Decrescente ordena a lista selecionada do maior para o menor, usando a coluna que contém a célula ativa Assistente de Gráfico tutorial para auxiliar a criação de um gráfico Mapa cria um mapa com recursos geográficos e dados associados. Desenho exibe a barra de ferramentas de Desenho Controle de Zoom amplia ou reduz a visualização da planilha Assistente do Office Para auxiliar no esclarecimento de dúvidas sobre as ações e comandos do Excel.
Barra de Formatos
Assim como a Barra de Ferramentas, contém os ícones daqueles comandos que são freqüentemente usados, podendo ser utilizados em lugar dos comandos dos menus.
BotãoNome Finalidade Fonte exibe a lista de fontes disponíveis Tamanho da fonte exibe a lista de tamanhos de fontes Negrito transforma o trecho selecionado em negrito Itálico transforma o trecho selecionado em itálico Sublinhado sublinha o trecho selecionado Alinhamento a esquerda alinha à esquerda os caracteres da seleção Alinhamento centralizado centraliza os caracteres da seleção Alinhamento a direita alinha à direita os caracteres da seleção Centralizar colunas selecionadas centraliza o texto na largura das colunas previamente selecionadas Formato de Moeda formata a seleção como R$ ###.###,## Formato de porcentagem formata a seleção como ## % (sem casas decimais) Separador de milhares formata a seleção como ###.###,## (com duas casas decimais) Aumentar casas decimais aumenta em uma unidade as casas decimais da seleção Diminuir casas decimais diminui uma casa decimal na seleção Diminuir recuo diminui a distância entre o texto e a margem esquerda da planilha Aumentar recuo aumenta a distância entre o texto e a margem esquerda da planilha Bordas aplica o tipo escolhido ao redor da área selecionada da planilha Cor do Preenchimento aplica a cor escolhida ao fundo da seleção Cor da Fonte aplica a cor escolhida ao conteúdo da seleção
Área de trabalho
É uma janela dentro do Excel que contém uma planilha. Uma planilha contém uma série de células nas quais pode-se inserir dados. As células são organizadas em linhas identificadas por números e colunas identificadas por letras. Você identifica uma célula pela interseção de uma coluna com uma linha. (ex. A1).Contém um botão de menu de Controle que permite minimizar a planilha em um ícone.
Número de linhas - de 1 a 16.384Número de colunas - 256
Barra de statusMostra uma variedade de informações dependendo do que está feito na planilha.O lado esquerdo da barra pode mostrar:
- Pronto - aguarda que você digite dados na célula
- Digite - quando você insere dados em uma célula
- Edita - quando você edita (pressionando F2, por exemplo) o conteúdo de uma célula
Do lado direito desta barra é mostrado o estado de algumas teclas:
NUM - tecla Num Lock ativadaSE - o modo "Sobreescrever" está ativadoSCRL - a tecla Scroll Lock está ativadaCAPS - a tela Caps Lock está ativada
Barras de Rolagem: Deslocam a planilha vertical ou horizontalmente. O botão que há dentro de cada barra de rolagem é chamado de botão de rolagem. Ele pode ser arrastado para uma determinada posição da planilha. Use as barras de rolagem da seguinte maneira:Para deslocar linha por linha, clique a seta para cima ou para baixo na barra de rolagem vertical.Para deslocar coluna por coluna, clique a seta para a esquerda ou para a direita na barra de rolagem horizontal.Para deslocar uma tela de cada vez, clique acima ou abaixo do botão de rolagem da barra de rolagem vertical.Para deslocar rapidamente para uma posição específica da planilha, arraste o botão de rolagem da barra vertical para a posição desejada
Ponteiro da Célula: Indica quando a célula está ativa: a borda mais forte indica a célula ativa.
Introduzindo dados na planilha |Índice|
Para introduzir dados em uma célula ela deve estar ativa. Para selecionar uma célula, clique sobre na célula desejada.
Note que as suas coordenadas aparecem na caixa mais à esquerda da barra de fórmulas e que a célula fica com um contorno mais forte. Você também pode caminhar pelas células com o auxílio das setas de direção(do teclado) para cima, para baixo, para a direita e para a esquerda.
Obs: Movendo o mouse como o botão pressionado, mais de uma célula será selecionada.Barra de Fórmulas
Esta linha mostra as coordenadas e informações da célula atual. Nesta barra é possível também digitar e editar o conteúdo de uma célula.Ex.: Clique sobre a célula A1 e observe que a célula ficará com as bordas mais escuras. Digite o número 1 e observe também a barra de fórmulas.
Para confirmar o dado digitado:
clique a caixa Enter;tecle Enter;ou use as setas de direção
Para cancelar o dado digitado:
clique a caixa Cancelar; outecle ESC
Para alterar o conteúdo de uma célula você pode:
- Ativar a célula, digitar o dado correto e pressionar Enter ou;
- Ativar a célula e clicar na barra de fórmulas sobre o dado existente - note que o cursor se modifica para o formato de uma viga. Use as teclas Backspace, DEL e as demais do teclado para corrigir o trecho incorreto. Clique na caixa Enter ou tecle Enter para confirmar a alteração.
- Outra forma de alterar - editar - o conteúdo de uma célula, é ativar a célula que se deseja alterar e teclar <F2>. A palavra Edita aparecerá na barra de status. Agora você pode efetuar as correções do mesmo modo que o descrito acima.
- Efetuando um duplo clique sobre a célula a ser alterada é possível editar novamente na própria célula.
No modo Editar você tem as seguintes teclas disponíveis:Backspace - apaga os caracteres à esquerda do cursorDelete - Apaga os caracteres à direita do cursorInsert - Ativa e desativa o modo de sobre escrever (SE - Sobrescrever)Setas à direita e setas à esquerda - movem o cursorHome - Leva o cursor para o início do conteúdo da linhaEnd - leva o cursor ao fim do conteúdo da linha
Para selecionar Efetue o procedimentoQualquer célula Pressione o botão do mouse com o ponteiro sobre a célula a ser selecionada.Células adjacentes Selecione a primeira célula, mantenha o botão do mouse pressionado e arraste até a última a ser selecionada ou, clique na primeira, mantenha a tecla SHIFT pressionada e clique na última.Células ou grupo de células não adjacentes Selecione uma célula ou um grupo de células e com a tecla CTRL pressionada selecione outras células ou grupo de células não adjacentes. Uma linha Pressione o botão do mouse com o ponteiro no cabeçalho à esquerda onde está o número da linha.Diversas linhas adjacentes Selecione uma linha, mantenha o botão do mouse pressionado e arraste-o nos cabeçalhos das linhas a serem selecionadas ou selecione a primeira linha e com a tecla SHIFT pressionada, clique na ultima.Diversas linhas não adjacentes Selecione uma linha e com a tecla CTRL pressionada, clique no cabeçalho das demais linhas a serem selecionadas. Uma coluna Pressione o botão do mouse com o ponteiro no cabeçalho no topo onde está a letra da coluna.Diversas colunas adjacentes Selecione uma coluna, mantenha o botão do mouse pressionado e arraste-o nos cabeçalhos das colunas a serem selecionadas.Diversas colunas não adjacentes Selecione uma coluna e com a tecla CTRL pressionada, clique no cabeçalho das demais colunas a serem selecionadas.Toda a planilha Pressione o botão do mouse com o ponteiro no botão que está no canto superior esquerdo, à esquerda da coluna A .
Há um menu de comandos que o Excel exibe para facilitar a escolha dos comandos mais comumente utilizados e que poderiam não estar presentes na barra de ferramentas.Clique o botão direito do mouse. O Excel abre um menu - menu de atalhos - que contém os comandos mais freqüentemente utilizados para a seleção atual (células, linhas, colunas, etc.).Clique no botão na barra de ferramentas para desfazer a(s) última(s) tarefa(s) executadas ou selecione no menu Editar a opção Desfazer.Caso queira executar novamente a(s) última(s) tarefa(s):Selecione no menu Editar a opção Repetir ou clique no botão na barra de ferramentas.Através das fórmulas, você pode executar operações tais como adição, multiplicação ou comparação com os valores da planilha.As fórmulas do Excel sempre começam com um sinal de " = " (igual)Ative, por exemplo, a célula C4 (coluna C linha 4), digite a fórmula =5+4-1 e para confirmar essa entrada de dados, pressione a tecla <Enter> ou clique no botão Ö na barra de fórmulas. Observe que o cálculo foi realizado e o resultado "8" foi apresentado. Mantenha a célula C4 selecionada e observe que na barra de fórmulas é exibida a fórmula que originou aquele resultado. Para alterar o conteúdo da célula, veja Editando ou alterando dados da planilha. Para editar a fórmula que que resultou nesse valor pode-se também clicar o botão (editar fórmula) na barra de fórmulas.Para especificar as operações a serem usadas em uma planilha, citamos aqui os principais operadores:Operadores Aritméticos |Índice|
OperadorDescrição Exemplo de Fórmula +Adição =A1+B1+10 -Subtração = A4-5000 /Divisão =(A1+C3)/4 *Multiplicação =C4*10 %Porcentagem =A1*6% ^Exponenciação =2^6 Operadores de Comparação |Índice|
OperadorDescrição Exemplo de Fórmula =Igual =(A1=B7) >Maior que =D4>70 <Menor que =D4<70 >=Maior ou igual a =E2>=A1 <=Menor ou igual a =C19<=100 <>Diferente =A1<>D4 Note que os operadores acima comparam dois valores e geram o valor lógico VERDADEIRO ou FALSO.
Calculando valores em células diferentes |Índice|
Para efetuar, por exemplo, o produto de dois valores digitados em células diferentes, é necessário informar as coordenadas das células na fórmula. Ative a célula A1 da planilha e digite o número 100 e na célula A2 o número 5. Efetue os procedimentos a seguir para exibir o resultado desse produto na célula A3:
- Selecione a célula A3 e digite a fórmula =A1*A2 e pressione <Enter> ou clique no botão Ö na barra de fórmulas
ou
- Selecione a célula A3, digite o sinal de " = ", clique na célula A1, digite o sinal " * " , em seguida clique na célula A2 e pressione <Enter> ou Ö .
Ative a célula que receberá o resultado da soma.Clique o ícone de AutoSoma (). Se hover dados numéricos nas células acima ou à esquerda da célula ativa, o Excel coloca uma linha pontilhada intermitente ao redor dessas células e mostra a função:
=SOMA(<inic>:<fim>) na barra de fórmulas. A função diz que a célula conterá a soma dos valores no intervalo das células endereçadas como <inic>(primeira célula do intervalo) e <fim>(última célula do intervalo). O sinal "=" indica que a palavra SOMA é uma função e não simplesmente uma palavra do texto. O sinal de "dois pontos" informa que é um intervalo de células. Clique em Ö ou tecle <Enter>.Para escolher outro intervalo de células a serem somadas clique e arraste o mouse sobre o intervalo.
Copiando uma fórmula |Índice|
Há várias formas de copiar uma fórmula já preparada para outras células. Vamos utilizar o comando Copiar:Ative a célula que contém a fórmula a copiarSelecione no menu Editar a opção Copiar;Veja que a célula ativada ficará envolta por uma borda pontilhada e intermitente e leia a mensagem na barra de fórmulas: "Selecione o local de destino e tecle Enter ou use Colar".Isso significa que você deve ativar a célula para a qual deseja copiar a fórmula e teclar <Enter> ou selecionar novamente no menu Editar, a opção Colar seguida de <Enter>. Veja que a fórmula foi copiada e a indicação das coordenadas foi ajustada automaticamente. Isto é, você fez uma cópia relativa e não absoluta. Mais adiante você aprenderá como copiar fórmulas sem alterar o valor original e como copiar apenas os valores resultantes de uma fórmula.Ative a célula a ser copiada. Clique no ícone da barra de ferramentas.Ative a célula que receberá a cópia, clique o ícone e tecle Enter
Utilizando o recurso de preenchimento automático |Índice|
Percorrendo o ponteiro do mouse sobre uma célula, observe no canto inferior direito um ponto preto mais destacado. O ponteiro assume a forma de uma cruz preta fina e com o movimento de clique-arraste do mouse para as células destino você estará copiando o conteúdo da célula origem para essas células destino.Se o conteúdo da célula origem for um texto ele será copiado para as demais. Se for uma fórmula ela será copiada automaticamente e relativamente, isto é, respeitando os dados das próprias linhas ou colunas. O ajuste da letra da coluna e/ou do número da linha é feito pelo Excel.
Ative a célula cujo contudo será apagado. clicando ela e pressione a tecla DELETE.Uma segunda alternativa é selecionar no menu Editar a opção Limpar. Escolha uma das seguintes opções e pressione OK:
Tudo Limpar tudo (formatos e conteúdo) FormatosLimpar apenas os formatos aplicados à célula (centralizado, por exemplo ConteúdoLimpar apenas a informação (texto, fórmula) e não os formatos da célula Comentários Limpar apenas explicações associadas à célulaPara gravar pela primeira vez uma pasta de trabalho escolha no menu Arquivo a opção Salvar ou clique no Botão Salvar () da barra de ferramentas e a caixa de diálogo Salvar Como será exibida conforme abaixo:
- No campo "Salvar em:" informe em qual disco e pasta será gravado o arquivo. Abra a lista desse campo e escolha o disco e pasta desejados.
- No campo "Nome do Arquivo:" informe o nome escolhido para esse arquivo substituindo o nome sugerido pelo Excel e clique o botão Salvar.
DICA: Lembre-se que no Sistema Windows 95 e 98 um nome de arquivo pode ter até 256 posições, incluindo espaços em branco. Caso esse arquivo precise ser utilizado em algum micro que ainda use o Sistema DOS, use somente 8 letras para o nome e 3 letras para a extensão, não utilizando espaços em branco e caracteres acentuados. Por exemplo: APOSTILA.XLS. O Excel cria a extensão .XLS automaticamente, contudo você tem a opção de escolher o formato no qual quer salvar o seu arquivo. No quadro "Salvar como tipo", há os formatos mais comuns de outras planilhas, versões anteriores do Excel ou sob a opção de um banco de dados .DBF).
- Após concluídas todas as informações clique sobre o botão "Salvar".
Basta clicar no botão e o arquivo já existente, cujo nome aparece na janela, será atualizado. Todas as modificações realizadas serão acrescentadas ao arquivo original.Fechando uma pasta de trabalho |Índice|Você pode fechar uma planilha sem sair do Excel. Para isso basta um duplo clique no Botão de Controle da Planilha () ou efetuar um clique no Botão Fechar () localizado à direita na Barra de Menus (caso o documento esteja Maximizado), ou ainda escolher o menu Arquivo Fechar. Caso haja alterações ainda não salvas o Excel emitirá mensagem de alerta.Abrindo uma pasta de trabalho |Índice|Utilize o menu Arquivo-Abrir ou o Botão Abrir () para carregar para a memória o arquivo a ser revisado. Será apresentada a seguinte janela de diálogo:
- Escolha na janela "Abrir" em qual disco e pasta quer pesquisar o arquivo a ser aberto.
- No quadro abaixo do campo "Pesquisar em:", selecione o arquivo desejado.
- Efetue um duplo clique sobre o arquivo ou mantenha-o selecionado e pressione o Botão Abrir. O arquivo será apresentado na tela e seu nome aparecerá na Barra de Título do Excel ou na janela da planilha.
Para iniciar uma nova pasta de trabalho com planilhas em branco, o procedimento mais comum é utilizar o Botão () da barra de ferramentas, mas também pode ser feito através do menu Arquivo - Novo, clicando no ícone pasta de trabalho na guia Geral.O Excel traz alguns Assistentes que auxiliam na criação de planilhas especificas. Para usar esses Assistentes, no menu Arquivo - Novo e nas guias Soluções de Planilha ou Modelos do Office95, escolha um dos modelos disponíveis observando-os no quadro visualização. Clique OK e aguarde o Excel criar a(as) planilha(as), inserindo informações se solicitadas.
Centralizando um texto em células selecionadas (uma ou mais colunas) |Índice|
Selecione a(s) célula(s) onde deseja centralizar o texto. A seguir, no menu Formatar . Células, na guia Alinhamento selecione no quadro horizontal a opção Centralizar Seleção.Ou clique no botão Mesclar e Centralizar() da barra de ferramentas.Selecione a(s) célula(s) e clique o botão de alinhamento Centralizar () na barra de ferramentas.Selecione a célula ou conjunto de células, a linha ou coluna onde deseja inserir bordas e escolha na lista do botão Tipos de Bordas () ou selecione a seqüência de menu: Formatar - Células guia Borda. Através dessa guia é possível escolher o estilo (tipo de traço), cor etc. Clique OK.
Formatando Datas |Índice|
Selecione as células onde deseja obter o formato de data(ex. 30/05/97).Escolha no menu Formatar - Células ..., escolha a guia Número. Na caixa de formatos de números o Excel fornece várias categorias de formatos possíveis. Escolha DATA e veja na caixa ao lado os formatos de datas permitidos. Escolha o formato de data desejado e clique OK.Em alguns casos a largura da célula pode não ser suficiente para algumas datas. Veja mais adiante como ajustar a largura das colunas e a altura das linhas.Formatando Números |Índice|
Na barra de formatos há alguns botões - já descritos em tabelas no início da apostila - para formatação de dados numéricos.Outro modo de formatar números é:
- selecione as células a formatar
- escolha no menu Formatar a opção Células
- na guia Número escolha a categoria e o formato para essas células
- observe que as opções marcadas serão exibidas no quadro Exemplo que está na parte superior dessa guia
- pressione o botão OK
O erro ##### |Índice|
- O valor numérico ou fórmula em uma célula é muito grande para ser exibido dentro da célula. Redimensione a largura da coluna. (veja mais adiante).
- Ao subtrair datas e horas, certifique-se que de que você tenha criado a fórmula corretamente. As datas e horas do Excel devem ser valores positivos. Se a fórmula de data ou hora produzir um resultado negativo, o Excel exibirá ##### na largura da célula.
Modificando a largura de uma ou mais colunas |Índice|
Selecione a coluna pelo cabeçalho, clicando na letra da coluna. Perceba que toda a coluna ficou destacada. Para selecionar mais colunas, clique no cabeçalho da primeira, mantenha o mouse pressionado e arraste-o para a esquerda ou direita.Escolha no menu Formatar - Coluna a opção Largura.... a caixa de largura da coluna mostrará o valor atual. Informe o novo valor e pressione OK.Na opção Coluna do menu Formatar você pode ainda escolher Auto Ajuste da Seleção e o Excel formatará a coluna na largura exata para visualizar todos os dados.Modificando a altura de uma linha |Índice|
De modo semelhante, você pode aumentar a altura de uma linha.Selecione a linha pelo cabeçalho, clicando sobre o número da linha. Perceba que toda a linha ficou destacada.Escolha no menu Formatar - Linha a opção Altura.... A caixa de altura da linha mostrará o valor atual. Informe o novo valor e pressione OK.
Na opção Linha do menu Formatar você pode ainda escolher AutoAjuste e o Excel formatará a linha com a altura exata para visualizar todos os dados.
Dica: Existem ainda outras maneiras de se trabalhar a largura de uma coluna e a altura de uma linha:Coloque o cursor do mouse exatamente na divisão entre as letras de coluna ou entre os números de linhas, até que o cursor se torne um sinal de cruz com setas apontando para a direita e esquerda no caso de coluna e para cima e para baixo quando for linha. Nesse momento clique, mantenha o botão do mouse pressionado e arraste até colocar a largura da coluna ou altura da linha na posição desejada. Observe que as demais colunas e linhas permanecem inalteradas.
O conjunto de funções do Excel é bastante completo, incluindo funções matemáticas, trigonométricas, estatísticas, financeiras, lógicas, etc.Por ser de uso freqüente, existe um botão na barra de ferramentas para acionar um Assistente de Função que orienta a criação da sentença que produzirá o resultado desejado.Selecione a célula que receberá o resultado da função, clique no botão de Assistente de Função e siga os passos:Etapa 1 de 2:
- escolha a categoria na Caixa "Categoria da Função". Por exemplo TODAS
- No quadro à esquerda "Nome da Função", selecione a função que deseja usar. Por exemplo MÉDIA. Pressione o botão OK.
Etapa 2 de 2:
- nesta etapa você vai informar os parâmetros necessários para a construção da fórmula. Isso pode ser feito digitando o endereço das células nos campos <núm1>; <núm2>;....<núm30> ou de modo mais prático usando o mouse - clique-arraste - sobre o intervalo de células onde estão os dados a serem calculados na função escolhida. Pressione novamente o botão OK.
DICA: Uma vez criada, a função ou fórmula poderá ser facilmente movida ou copiada para outras células na planilha ou até mesmo entre planilhas diferentes, alterando automaticamente o endereço (coluna e linha) das células a serem calculadas.
Ao copiar fórmulas e funções, o Excel utiliza o conceito de Referência Absoluta e Referência Relativa na alteração dos endereços das células.Se o endereço é indicado simplesmente pela letra da coluna e pelo número da linha (por exemplo C2) então quando for efetuada uma cópia envolvendo essa célula serão automaticamente ajustadas a letra da coluna e o número da linha para a célula destino.Por exemplo: suponha uma planilha onde as células C2 até C5 receberão o produto das respectivas células das colunas A e B
A B C 1 5 3 =A1*B1 2 10 4 =A2*B2 3 12 5 =A3*B3 4 23 2 =A4*B4 5 45 6 =A5*B5
A fórmula contendo o produto do conteúdo da célula A1 e da célula B1 está indicada em C1. Ao copiar essa fórmula para as células C2 até C5 automaticamente será ajustado o número da linha. Essa é a Referência Relativa.Se na fórmula constasse $B$1 ( $ fixa a linha e/ou a coluna ), ao copiá-la para as demais linhas teríamos cada célula da coluna A multiplicada sempre pela célula B1, como no exemplo a seguir:
A B C 15 3 =A2*$B$1 2 10 4 =A2*$B$2 3 12 5 =A3*$B$2 4 23 2 =A4*$B$2 5 45 6 =A5*$B$2Os números indicados em negrito e itálico na tabela não foram utilizados na cópia pois a indicação $B$2 fez com que o produto fosse sempre efetuado pelo conteúdo da célula B2. Essa é a Referência Absoluta.Sempre que for efetuar cópia de fórmulas em linhas ou colunas é importante observar se deseja a Referência Relativa (deslocando a referência de linhas e colunas) ou a Referência Absoluta (por exemplo uma tabela de valores em R$ multiplicadas por um índice em dólar - fixo para todos os cálculos). Veja o exemplo a seguir, apresentando as fórmulas envolvidas.Uma planilha contendo um orçamento de equipamentos de informática, cotados em moeda brasileira (Real) e moeda norte-americana (dólar). Neste caso o índice fixo é o valor do dólar em moeda brasileira, informado na célula C1 com Referência Absoluta ($C$1).
A B CD 1 dólar em 22/jan/01 R$ 1,95 2 3Item Valor em R$ Valor em Dólar 4micro Pentium 1.600,00 =B4*$C$1fórmula origem 5 impressora 500,00 =B5*$C$1fórmulas copiadas
da célula C4, preparada
com a referência
absoluta para a célula C1 6 estabilizador 50,00 =B6*$C$1 7 mesas 450,00 =B7*$C$1 8 cadeira 80,00 =B8*$C$1Dica: Para obter facilmente as possibilidades de referência com Referência Absoluta ao montar uma fórmula, use a tecla F4 quando o cursor estiver apontando para a célula em questão.As possibilidades são:
C1 Referência Relativa em linha e coluna $C$1 Referência Absoluta em linha e coluna $C1 Referência Absoluta somente em relação à coluna C$1 Referência Absoluta somente em relação à linhaPara adicionar uma linha em sua planilha, selecione a linha acima da qual deseja a inclusão. Com o botão direito do mouse ative o menu de atalho e escolha Inserir. Ou siga até o menu Inserir, opção Linhas.Para adicionar mais de uma linha em sua planilha, selecione (clicando e arrastando pelo cabeçalho das linhas) o número de linhas a incluir. Com o botão direito do mouse ative o menu de atalho e escolha Inserir. As novas linhas serão inseridas acima da primeira linha selecionada. Ou siga até o menu Inserir, opção Linhas.Para adicionar uma coluna em sua planilha, selecione a coluna à esquerda da qual deseja a inclusão. Com o botão direito do mouse ative o menu de atalho e escolha Inserir. Ou siga até o menu Inserir, opção Colunas.Para adicionar mais de uma coluna em sua planilha, selecione (clicando e arrastando pelo cabeçalho das colunas) o número de colunas a incluir. Com o botão direito do mouse ative o menu de atalho e escolha Inserir. As novas colunas serão inseridas à esquerda da seleção.O Excel 97 oferece vários tipos de formatos padronizados e automáticos para a apresentação de planilhas. Selecione a área da sua planilha que deseja formatar (clicando e arrastando sobre as células). Escolha o comando Formatar e a seguir a opção AutoFormatação. Escolha o formato da tabela e observe o exemplo apresentado. Defina o modelo de sua preferência e pressione OK.Para estabelecer uma nova ordem para as linhas de dados posicione o mouse sobre a primeira célula da lista a ordenar ou selecione toda a lista. Se a lista contiver uma linha de cabeçalho, inclua essa linha na seleção. No Menu Dados escolha Classificar. Na janela apresentada escolha por que coluna da sua planilha deseja fazer a ordenação e observe abaixo as opções de informação se a planilha tem ou não uma linha de cabeçalho. Escolha "Ascendente" para ordenar do menor ao maior valor e "Descendente" para a ordem inversa. Se quiser mais de uma chave de classificação dentro dessa primeira já escolhida use os campos "Em seguida por". Ao final pressione "OK".Configurando o papel |Índice|
Antes de imprimir a planilha ou parte dela, são necessários alguns ajustes preliminares. No menu Arquivo escolha a opção Configurar Página, informando em cada uma das respectivas guias:
- Página
Orientação: paisagem ou retrato;Dimensionar: Ajustar tamanho: reduzir/ampliar (%) os dados a serem impressos (é possível reduzir a 10% ou ampliar a 400% do tamanho original);Ajustar páginas: reduz o tamanho dos dados da planilha para que se ajustem ao número de páginas especificado.Tamanho do papel: Especifique o tamanho do papel que será usado na impressão;Qualidade de Impressão da primeira página: quanto maior o número de dpi (pontos por polegadas) informados, maior qualidade terá a impressão.Nº da primeira página: Automático é o valor padrão para início em 1. Altere-o se quiser outro número de início.
- Margens
Faça os ajustes necessários observando sempre o exemplo no quadro visualização.Margens: direita/esquerda/inferior e superiorDa borda do papel: distância do cabeçalho e rodapé das bordas do papelCentralizar na página: horizontal: Centraliza a planilha entre as margens direita e esquerda;vertical: Centraliza a planilha entre as margens superior e inferior.Obs.: Mantendo essas duas opções assinaladas, a planilha será impressa no centro da página. (assinale-as e observe o quadro Visualização).
- Cabeçalho/Rodapé
Como padrão do Excel é informado no cabeçalho (área entre a margem superior e a borda no topo do papel) o nome da pasta de trabalho que está sendo impressa (ex.: pasta1.xls) e no rodapé (área entre a margem inferior e a base do papel) exibe o número da página (ex.: Página 1). Para alterá-los, clique nas listas Cabeçalho/Rodapé e informe a opção desejada. Se optar por não imprimir cabeçalho e rodapé, clique a opção nenhum das duas listas. Se desejar acrescentar um novo (cabeçalho ou rodapé), pressione os botões de personalizar.
- Planilha
Área de impressão: para definir um intervalo específico na planilha para ser impresso, clique sobre a caixa "Área de impressão" e em seguida clique e arraste, na planilha, selecionando a área que deseja imprimir. (Faça esse procedimento sem fechar a janela "Configurar Página").Imprimir títulos - nesse quadro encontram-se as seguintes opções: Linhas a repetir na parte superior: para imprimir o mesmo título em todas as páginas da planilha, clique na caixa ao lado e em seguida clique na planilha na linha onde se encontra esse título;Colunas a repetir à esquerda: para imprimir o mesmo título (de uma ou mais colunas) em todas as páginas da planilha, clique na caixa ao lado e em seguida clique na coluna onde se encontra esse título.Imprimir: Linhas de grade: com essa opção marcada, as linhas horizontais e verticais que delimitam as células serão impressas com os dados da planilha, como uma tabela com bordas;Preto e branco: Se existirem dados formatados com cores na planilha, na impressão eles serão alterados para preto e branco;Qualidade de rascunho: Diminui o tempo de impressão e não imprime as linhas; de grade e a maioria dos gráficos;Cabeçalhos de linha e coluna: imprime as letras no topo das colunas e os números à esquerda das linhas junto com os dados da planilha.Comentários: Imprime notas de células das planilhas;Ordem da página: Para controlar a ordem em que os dados são organizados (numerados) quando não cabem em uma página, clique sobre "Abaixo e à direita" ou "À direita e abaixo" e observe a ordenação no exemplo ao lado.
Dica: Clicando diretamente o botão na hora de imprimir, toda a planilha será enviada para a impressora padrão, não passando pela janela de configurações "Configurar Página". Use esse botão somente quando tiver certeza que as opções necessárias já foram bem definidas.
Selecione no menu Arquivo a opção Visualizar Impressão ou clique no botão da barra de ferramentas. Na janela apresentada, os seguintes botões estão disponíveis:Próxima e Anterior - para percorrer todas as páginas da planilha verificando se estão corretas para impressãoZoom - para ampliar ou reduzir a visualização. Perceba que nessa janela o mouse se transforma numa lupa permitindo que o controle de zoom também seja feito com o clique do mouse;Imprimir - para abrir a janela de controle de impressão;Configurar - para ativar o menu Configurar Página já descrito anteriormente;Margens - apresenta ou inibe as guias indicativas das margens esquerda, direita, superior, inferior e guias indicativas das colunas. Usando o movimento clique-arraste sobre essas guias você pode alterar os valores de cada margem ou a largura de colunas.Visualizar Quebra de Página - para fazer ajustes na área de impressão;Fechar - para retornar à planilha;Ajuda - para acionar o comando de Ajuda on-line.Escolha no menu Arquivo a opção Imprimir. Na janela apresentada informe as opções para a impressão:Impressora - Caso tenha mais de uma impressora conectada ao micro, defina neste quadro em qual delas será feita a impressão e pressionando o botão Propriedades abrirá uma janela para mais alguns ajustes que se fizerem necessários.Quadro Intervalo de Impressão - Se os dados da planilha ocuparem mais de uma página, com a opção TUDO marcada, todas as páginas serão impressas. Para imprimir apenas algumas páginas (por exemplo as duas primeiras), será necessário informar na opção Página(s) de: até:.Quadro Imprimir
Quadro Cópias Seleção: apenas a parte da planilha que foi selecionada com o clique-arraste do mouse será impressa.Planilha(s) selecionada(s): a planilha atual (em uso) será impressa totalmente ou as planilhas (plan1, plan2...), selecionadas com o ctrl-clique sobre o nome da planilha serão impressas.Pasta de trabalho inteira: todas as planilhas (plan1, plan2...planN) da pasta atual serão impressas
Número de cópias: quantidade de cópias que deseja imprimir da planilha ou das opções marcadas anteriormente.
Agrupar: Com essa opção marcada, as cópias serão ordenadas no momento da impressão. Por exemplo, se a planilha estiver ocupando três páginas e for solicitado cinco cópias, serão impressas ordenadamente as páginas 1, 2 e 3 cinco vezes. Sem essa opção marcada, será impressa cinco vezes a página 1, depois cinco vezes a página 2 e em seguida, na mesma quantidade a página 3.
DICA: Caso o conteúdo da planilha ocupe mais de uma página e seja necessário imprimir tudo em uma página só, clique no Menu Arquivo Configurar Página, Guia Página, Quadro Dimensionar, marque a opção: Ajustar para: 1 página de largura por 1 de altura.Selecione com o mouse um intervalo ou intervalos que você deseja imprimir.Escolha no menu Arquivo - Área de impressão a opção Definir Área de Impressão ou no menu Arquivo - Configurar Página, na guia Planilha, faça como detalhado anteriormente. Para confirmar se a área está correta, peça para Visualizar impressão pelo Menu Arquivo ou pelo botão .Para excluir uma área definida de impressão, selecione toda a planilha clicando no botão que está no canto superior esquerdo, à esquerda da coluna A , clique no menu Arquivo, Área de Impressão, Limpar Área de Impressão.No Microsoft Excel os gráficos são utilizados para representar um conjunto de dados contidos em uma planilha. A versão 97 do Excel contém 14 tipos de gráficos, em diferentes formatos pré-definidos, com 73 possibilidades de geração de gráficos e mais 20 tipos personalizados .Os gráficos são vinculados ao conteúdo da planilha, ou seja, qualquer alteração no conjunto de dados que originou o gráfico provocará sua respectiva alteração.
A primeira etapa é de seleção das células que contêm os dados para o gráfico:Podem ser selecionadas somente as células que contêm os dados numéricos, ou a primeira linha e/ou a primeira coluna podem conter os rótulos dos eixos, setores, seqüências ou título do gráfico. Isso irá depender do tipo de gráfico escolhido.dados em células adjacentes: selecione com o mouse a área que contém os dados.dados em células não adjacentes: selecione a primeira célula ou área e use CTRL-Clique para selecionar as demais células que irão compor o conjunto de dados origem.
Feita a seleção das células na planilha faça:
- No menu Inserir escolha a opção Gráfico e siga as quatro etapas que o Assistente de Gráfico usa na preparação do gráfico
ou
- Utilize o botão para ativar a ferramenta Assistente de Gráfico.
Criando um gráfico com a ferramenta Assistente de Gráfico |Índice|
Após ter selecionado as células que contêm o conjunto de dados que serão utilizados na preparação do gráfico, clique no botão e a janela de Assistente de Gráfico será exibida. Segue-se então uma seqüência de janelas para a preparação do gráfico.
Assistente de Gráfico - Passo 1 de 4 (Escolha do Tipo do Gráfico) |Índice|
Esse passo apresenta duas guias para a criação do gráfico. Na guia Tipos Padrão, do lado esquerdo escolhe-se o tipo desejado e do lado direito são apresentados os seus subtipos. Basta clicar e algum deles para fazer a escolha e em seguida pressionar o botão "Manter pressionado para exibir exemplo" para obter um exemplo de como ficará o gráfico.Na guia Tipos Personalizados, do lado esquerdo escolhe-se o tipo desejado e no quando à direita é exibido um exemplo do gráfico já com os dados selecionados na planilha.Escolha qual exemplo será usado em uma das duas guias e observe que ainda nessa janela existe um retângulo que dá características do exemplo escolhido.Em seguida pressione o botão Avançar.
Assistente de Gráfico - Passo 2 de 4 (dados de origem do gráfico) |Índice|
Nesse passo o mais importante é definir qual o intervalo de dados na planilha será usado para a criação do gráfico e qual a seqüência desses dados (em linhas ou colunas).Seqüência de dados em linhas ou colunas:
O Excel considera cada linha da seleção de dados como uma seqüência de valores ou pontos de dados representada no gráfico pela mesma cor e padrão. Se os dados estiverem organizados em colunas, ao invés de linhas, você deverá informar Colunas nesta etapa da montagem do gráfico.Assim, uma seqüência é uma linha ou coluna de pontos de dados exibida como um conjunto de marcadores de dados no gráfico, tal como linhas, barras ou setores de torta.Assim, a maneira pela qual os dados são representados no gráfico é determinada pelo que é digitado na primeira linha e coluna da seleção e pelo tipo de seqüência - em linhas ou em colunas.Pressione o botão "Avançar".
Assistente de Gráfico - Passo 3 de 4 (opções de gráfico) |Índice|
Esse passo traz algumas opções para formatação do gráfico. São apresentadas algumas guias como títulos, eixos, linhas de grade, legenda, rótulos de dados etc e de acordo com o tipo de gráfico escolhido. Todas as opções poderão ser informadas e/ou alteradas após a criação do gráfico.
Assistente de Gráfico - Passo 4 de 4 (local do gráfico) |Índice|
Nesse passo define-se o local onde ficará o gráfico. Ele poderá ser colocado em uma nova planilha(em branco) caso a opção "como nova planilha" seja marcada. Com a opção "como objeto em:" selecionada, o gráfico poderá ser inserido na mesma planilha onde estão os dados que originaram-no ou ainda escolher qualquer uma das planilhas dessa pasta em uso (plan1, plan2...), podendo ser facilmente deslocado de lugar dentro da planilha após criado. Para isso, basta clicar sobre ele e arrasta-lo para a melhor localização.Após informar os dados necessários às quatro etapas, clique no botão Concluir e observe que gráfico foi criado no local escolhido e a Barra de Ferramentas de Gráficos exibida.Observação: em qualquer passo da preparação do gráfico você pode:
- cancelar essa preparação, pressionando o botão "Cancelar"
- retornar um ou mais passos, utilizando o botão "Voltar"
- ignorar os próximos passos da preparação pressionando o botão "Concluir". Caso escolha esse botão logo no primeiro passo, será preparado um Gráfico Padrão do Excel (tipo Colunas paralelas, seqüência em Linhas, com legenda).
Abrindo um gráfico |Índice|
Para ter acesso aos menus de preparação de gráficos:
- Efetue um clique sobre um gráfico existente na planilha.
- o gráfico estará selecionado e a barra de menus alterada para apresentar os respectivos recursos de formatação do gráfico.
O Menu Editar contém as opções de Desfazer (desfaz a última ação) e Refazer. As opções Recortar, Copiar e Colar estarão ativas ou não dependendo da seleção feita no gráfico. A opção Limpar é aqui utilizada para excluir elementos selecionados no gráfico ou todo o gráfico.
Tipos de Gráficos |Índice|
No menu Gráfico a opção Tipo de Gráfico apresenta uma lista dos diferentes gráficos bi (2-D) ou tridimensionais disponíveis: área, barra, coluna, linha, torta, radar, dispersão XY, combinação, área 3-D, barra 3-D, coluna 3-D, linha 3-D, torta 3-D e superfície 3-D, etc. Para cada tipo existe um conjunto de sub-tipos apresentados em uma janela com exemplos da visualização, para escolha pelo usuário.
Formatação do Gráfico (Menus Inserir e Formatar) |Índice|
Elementos do Gráfico |Índice|
A apresentação de vários elementos e partes de elementos de um gráfico pode ser modificada através de comandos.Para alterar um elemento, é preciso selecioná-lo, clicando com o mouse sobre ele. Ele é assim contornado por pequenos quadrados de seleção.
Títulos do Gráfico e dos Eixos |Índice|
Para anexar um título ao gráfico ou a um eixo:
- no menu Gráfico escolha a opção "Opções de Gráfico..."
- complete os campos na guia "Título"
- pressione o botão "OK"
Para excluir títulos:
- selecione esse elemento
- pressione a tecla DEL ou escolha no menu Editar a opção Limpar.
Legenda |Índice|
A legenda pode ser inserida ativando-se o campo "Mostrar Legenda" na Guia Legenda do menu Gráfico, Opções de Gráfico. O local onde a legenda será inserida pode ser escolhido no campo Posicionamento.Quando uma legenda é inserida, o gráfico é redimensionado para acomodá-la no tamanho da janela que pode ser modificada para melhor visualização.Você também pode mudar a localização da legenda movendo-a com o mouse.A legenda pode receber bordas, sombra e fundo, através da guia Padrões no menu Formatar Legenda Selecionada ou efetuando duplo clique sobre esse elemento.O tipo e tamanho de texto na Legenda pode ser modificado na guia Fontes do menu Formatar Legenda Selecionada.
Eixos |Índice|
Nos gráficos onde estão disponíveis, são linhas, geralmente localizadas na borda do gráfico, utilizadas para indicar a escala dos dados. Os gráficos 2-D têm dois eixos; os 3-D, dois ou três eixos, e os gráficos de torta (setoriais) não possuem eixos.Para exibir ou ocultar eixos: escolha no menu Gráfico - Opções de Gráfico... a guia Eixos e ative as caixas de verificação para os eixos a serem exibidos; desative as caixas para os eixos a serem ocultados. Pressione o botão "OK".Alternativa para ocultar um eixo: selecione o eixo a ser ocultado(clicando diretamente sobre ele) e escolha no menu Editar a opção Limpar - Tudo ou pressione a tecla DEL.
Rótulos de dados |Índice|
O ponto de dados é um símbolo ou uma forma gráfica que corresponde a um único valor da planilha de dados. O tipo de gráfico determina o tipo de ponto utilizado (por exemplo, nos gráficos de barras, os pontos são barras horizontais).A apresentação de partes desse elemento pode ser controlada pelo usuário, como a borda, sua cor, sua espessura, o padrão ("Hachurado") e as cores de primeiro e de segundo plano).Para modificar a apresentação de um ou mais pontos escolha aquele(s) que deseja alterar:
- Para todos os pontos de uma seqüência: Efetue duplo clique sobre qualquer ponto da seqüência ou efetue um clique e escolha a guia Padrões no menu Formatar Seqüência de Dados Selecionada.
- Para um único ponto: Já estando com a seqüência selecionada por um clique, efetue um outro clique sobre o ponto a alterar. Efetue, então, duplo clique sobre esse ponto selecionado.
É apresentada a caixa de diálogo Formatar Ponto de Dados, e a guia Padrões, mostrando todas as opções disponíveis para o tipo de ponto selecionado.Selecione as opções desejadas relativas a bordas, sombras, áreas, linhas, cores, efeitos etc.
Formatando Texto |Índice|
Para formatar qualquer elemento do tipo texto (nos títulos e eixos, por exemplo):
- selecione o elemento desejado
- efetue duplo clique sobre ele
- na guia Fonte escolha o tipo e tamanho de letra
Para cada tipo de ponto haverá guias diferentes a serem consultadas. Alguns exemplos:Alinhamento de Texto: controla o alinhamento horizontal e vertical do texto do gráfico selecionado dentro de sua borda.Orientação: permite escolher a direção para a qual está voltado o texto do gráfico selecionado (ex: vertical, horizontal ou lateral).Qualquer elemento de texto pode receber bordas e sombreamento de fundo no Menu Formatar Padrões e pode ter sua fonte alterada na guia Fonte dessa janela.DICA: Qualquer modificação nos dados da planilha que altere a área selecionada para a geração do gráfico, automaticamente provocará a respectiva alteração nos pontos do gráfico.Salvando um gráfico |Índice|
O gráfico é salvo simplesmente como um objeto dentro da planilha, de modo que somente com a pasta de trabalho aberta teremos acesso a ele. Para salvar o gráfico, basta salvar a pasta de trabalho.Imprimindo gráficos |Índice|
Existem dois modos básicos de impressão de gráficos:
1. um gráfico em uma página, a partir da janela de gráfico2. um ou mais gráficos em uma mesma página, a partir da janela de planilha.Para imprimir um gráfico estando com o objeto gráfico selecionado:
Configure a impressora a ser utilizada no botão Opções da opção "Configurar Página" do menu Arquivo.Ajuste então os parâmetros de orientação, tamanho do papel e margens.Ajuste Cabeçalho e Rodapé, de modo idêntico à preparação para impressão de planilhas.Na guia "Gráfico", ajuste o campo "Tamanho do gráfico impresso":
- opção "Usar tamanho da tela": imprime o gráfico do mesmo tamanho que na tela
- opção "Ajustar à página": imprime o gráfico no maior tamanho possível, mantendo a relação entre a altura e a largura do gráfico como mostrada na tela.
- opção "Personalizar": imprime o gráfico conforme tamanho definido pelo usuário, usando o mouse na janela de Planilha para redimensionar o gráfico.
Ligue a impressora, posicione o papel e pressione o botão "Imprimir". Na janela Imprimir, pressione o botão "OK".
Para imprimir gráficos estando na janela da planilha:
Prepare o gráfico que deseja imprimir. Caso queira, prepare mais de um gráfico.Com o mouse selecione cada gráfico e ajuste sua localização (clique e arraste o gráfico para a página que desejar). Ajuste seu tamanho (use as guias que contornam o gráfico: horizontais, verticais e diagonais).Verifique em Visualizar Impressão como está a distribuição dos gráficos na página. Corrija, se necessário.
No Menu Arquivo - Configurar Página faça os ajustes necessários.
Após a definição do formato de impressão, salve a planilha, escolha Arquivo Imprimir, ligue a impressora, posicione o papel e pressione "OK".
Nenhum comentário:
Postar um comentário