domingo, 10 de agosto de 2014

Matrizes no Excel: Introdução a Fórmulas Matriciais


Um dos mais interessantes recursos do Excel é poder trabalhar com fórmulas e funções matriciais. Se você entender os conceitos de fórmulas matriciais, com certeza você estará apto a criar fórmulas que muitas vezes não é possível criar com fórmulas comuns.

Neste primeiro artigo sobre fórmulas matriciais, eu irei abordar os conceitos básicos.
ENTENDENDO AS FÓRMULAS MATRICIAIS
Uma matriz é um grupo de valores que pode ser operado em conjunto ou individualmente. No Excel podemos trabalhar com matrizes em até duas dimensões.  As dimensões correspondem às linhas e colunas da matriz. Uma matriz horizontal (com apenas 1 linha) ou vertical (com apenas uma coluna) são consideradas unidimensionais. Já uma matriz com duas ou mais linhas, e duas ou mais colunas é considerada bidimensional.
Uma matriz não pode ser armazenada em uma célula apenas, pois cada célula pode armazenar apenas um valor. Porém, você pode manipular cálculos com matrizes dentro de uma única célula, desde que este cálculo retorne um único valor.
Para você entender melhor como funciona tais fórmulas, veja que existem dois tipos de fórmulas com matrizes:
Fórmula matricial multicelular

Uma fórmula matricial multicelular é aquela que retorna outra matriz como resultado. Como cada célula pode armazenar apenas um único valor, para mostrar o valor produzido por uma fórmula matricial multicelular, você deverá selecionar a quantidade de células necessárias para mostrar o resultado do cálculo.
matrizes1
Normalmente, para calcular o valor total (Coluna E) você digitaria na célula E2 a fórmula =C2*D2 e depois copiaria para as células abaixo. Ao fazer isso, perceba que cada célula que você copiou a fórmula, criou uma fórmula diferente. =C2*D2, =C3*D3, e assim por diante.
Ao utilizar uma fórmula matricial, você pode criar uma única fórmula onde deseja calcular o Valor Total, e esta fórmula ocupará as 4 células com o resultado. Proceda da seguinte forma para criar a fórmula matricial multicelular:
  • Selecione o intervalo E2:E5 que receberá os resultados. Você deve proceder assim, porque não pode armazenar vários valores em uma única célula.
  • Digite a seguinte fórmula: =C2:C5*D2:D5 (Você está multiplicando duas matrizes de tamanho 5×1, o que resultará em outra matriz 5×1).
  • Pressione [CTRL] + [SHIFT] + [ENTER] para finalizar.
Ao trabalhar com fórmulas comuns, você pressiona [ENTER] ao finalizar a fórmula. Com fórmulas matriciais você deve pressionar [CTRL] + [SHIFT] + [ENTER], ou não funcionará.
Note agora que, em qualquer uma das células do intervalo E2:E5, na barra de fórmulas a fórmula exibida é {=C2:C5*D2:D5}. As chaves indicam que esta é uma fórmula matricial, e são colocadas automaticamente ao pressionar [CTRL] + [SHIFT] + [ENTER].
matrizes2
Um ponto importante, é que ao utilizar uma fórmula matricial multicelular, você não conseguirá alterar uma célula da matriz individualmente já que todas as células contém a mesma fórmula. Para alterar (ou apagar) a fórmula, você deverá selecionar todo o intervalo onde está armazenada a matriz.
Fórmula Matricial Unicelular
Uma fórmula matricial unicelular é aquela que faz cálculos com matrizes, mas retorna um único valor como resultado. Sendo assim, pode ser armazenada em uma única célula.
Suponha que na planilha do exemplo anterior você não tenha a coluna Valor Total calculada para cada um dos itens. Agora você quer calcular o valor total geral (a soma dos totais de cada item).
Você já sabe que a fórmula {=C2:C5*D2:D5} retorna como resultado uma matriz com o Valor Total de cada item. O valor do total geral nada mais é, do que a soma de todos os elementos desta matriz. Para isso, siga os seguintes passos:
  • Selecione a célula onde deseja exibir o resultado. Note que, diferente do exemplo anterior, agora você pode exibir o resultado em apenas uma célula.
  • Digite a seguinte fórmula: =SOMA(C2:C5*D2:D5) (Você está somando a multiplicação de duas matrizes, o que produz um valor único)
  • Pressione [CTRL] + [SHIFT] + [ENTER] para finalizar.
Se tudo foi feito corretamente, a barra de fórmulas deverá exibir a fórmula com as chaves, e o resultado deverá ser R$ 112,30.
Recentemente publiquei um desafio no Facebook, que a solução era uma fórmula matricial. Se você ainda não viu, leia o artigo Contando valores únicos dentre valores duplicados. Você terá uma noção sobre o que é possível criar com fórmulas matriciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates