sábado, 15 de fevereiro de 2014

Função PROCV com duas condições Como utilizar




Como utilizar PROCV com dois ou mais critérios. O Excel é um aplicativo que se destaca pela sua flexibilidade e variedade em ferramentas de pesquisa. O PROCV é uma das funções de pesquisa mais úteis do Excel que permite retornar um valor, com base em um critério específico. No entanto existem situações em que é necessário utilizar a Função PROCV com dois critérios ou uma Função PROCV com três critérios para retornar o valor desejado. Veja como é fácil criar uma fórmula de pesquisa com múltiplos critérios.

FUNÇÃO PROCV COM MÚLTIPLOS CRITÉRIOS


A sintaxe original da Função PROCV não permite utilizar mais de uma condição para procurar o valor desejado. Para relembrar a sintaxe da Função PROCV leia:
Sendo assim devem-se usar métodos e funções auxiliares para obter o resultado. Uma solução é construir uma fórmula matricial para definir uma função de pesquisa que utilize múltiplas condições para encontrar o resultado em uma tabela de dados.

Com base na figura acima fez-se a seguinte pergunta:
Qual é o valor mínimo de frete para o interior do estado de Goiás?
A primeira coisa a fazer é definir uma área para inserir os critérios da pesquisa e outra área para retornar os valores da pesquisa.
Neste exemplo foi utilizada a validação de dados para criar uma lista dos possíveis critérios de seleção. Se quiser saber mais sobre a validação de dados ou como criar uma lista no Excel leia:
Em seguida, na célula de retorno, que neste exemplo é B16, deve-se inserir a fórmula responsável por realizar a pesquisa.
=ÍNDICE(C2:C11;CORRESP(B13&B14;A2:A11&B2:B11;0))
Ao final da fórmula pressione CTRL+SHIFT+ENTER para torná-la matricial. Este procedimento é fundamental para que a fórmula funcione corretamente.
O resultado é mostrado na figura abaixo:
O Excel interpreta esta fórmula assim:
=ÍNDICE(retorne o valor no intervalo da tabela C2:C11 cuja célula corresponda a interseção de CORRESP (linha que “GO” concatenado com Interiorestá localizado))

COMO ESTA FÓRMULA FUNCIONA


A Função CORRESP

A Função CORRESP retorna a posição relativa de um item em uma lista.
Então temos que: =CORRESP(“GO”&”Interior”;A2:A11&B2:B11;0)
A Função CORRESP irá procurar pelo conteúdo de B13 (“GO”) concatenado com B14 (“Interior”) no intervalo A2:A11 concatenado com o intervalo B2:B11 e retornar a posição em que o valor se encontra no intervalo especificado.
O resultado é a posição 6 do intervalo de células A2:A11
Para relembrar a sintaxe da Função CORRESP leia:


A FUNÇÃO ÍNDICE

A Função ÍNDICE usa o resultado da Função CORRESP para preencher o argumento núm_linha da sua sintaxe.
Para relembrar como funciona a Função ÍNDICE leia:
Sabemos que a matriz de retorno é o intervalo C2:C11, então temos:
=ÍNDICE(C2:C11;6)
A vantagem deste método é poder trabalhar com múltiplos critérios de pesquisa sem a necessidade de alterar a estrutura da planilha. O resultado é obtido de forma simples e satisfatória sem usar a Função PROCV.


Agora é com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates