A Função DESLOC retorna uma célula ou intervalo de células a partir de uma célula de referência com um número específico de linhas e colunas. Assim como outras funções do Excel, esta função é muito eficiente quando combinada com outras funções auxiliares. A Função DESLOC permite desenvolver fórmulas mais complexas e é muito útil para criação de intervalos dinâmicos e localização de dados na planilha.
COMO FUNCIONA A FUNÇÃO DESLOC
A Função DESLOC retorna um intervalo de células a partir de um ponto de partida específico com altura e largura pré-estabelecidos.
Uma maneira fácil de entender como funciona a Função DESLOC é compará-la à um “mapa do tesouro”. O local marcado com “X” é o retorno da função que, por sua vez, pode ser uma única célula ou um conjunto de células.
=DESLOC(Partindo da célula A1, desça 5 linhas (você estará na célula A6), então siga 3 colunas para a direita (você estará na célula D6), incluindo a célula D6 você encontrará o tesouro que está em um intervalo de uma célula de altura por uma célula de largura).
No Excel a Função do mapa do tesouro é escrita da seguinte forma:
=DESLOC(A6;5;3;1;1)
Sintaxe: =DESLOC(ref; lins; cols; altura; largura)
- ref: é o ponto de partida do mapa do tesouro / planilha. Pode ser uma única célula ou um intervalo de células;
- lins: é o número de linhas que o Excel deve percorrer a partir do ponto de partida. Pode ser um valor positivo ou negativo;
- cols: é o número de colunas que o Excel deve percorrer a partir do ponto de partida. Pode ser um valor positivo ou negativo;
- altura: é o número de linhas que “X” ocupa. Neste exemplo é 1;
- largura: é o número de colunas que “X” ocupa. Neste exemplo também é 1.
EXEMPLOS DA FUNÇÃO DESLOC
COMO USAR A FUNÇÃO DESLOC E CORRESP EM CONJUNTO COM SOMA
No exemplo abaixo a célula B3 contém uma lista suspensa com os doze meses do ano. Ao trocar o valor da célula B3 o somatório na célula B4 se altera dinamicamente de acordo com o mês selecionado.
- A célula de referência, ou seja, o ponto de partida para a Função DESLOC é a célula A7
- A Função CORRESP percorre o intervalo de células A8:A19 e retorna o número da posição que “mês” está localizado dentro do intervalo. Então este resultado é usado para determinar quantas linhas para baixo, a partir da célula A7, a Função DESLOC deve se mover. Neste caso são 4 linhas para baixo.
- A coluna B é o início do intervalo que será somado. Portanto o número 1 determina que a função deve se deslocar uma coluna para direita a partir dacélula A11.
- A altura do intervalo, ou seja, o número de linhas que deseja-se somar é 1.
- A largura do intervalo, ou seja, o número de colunas que deseja-se somar é 4.
Leitura recomendada: Como criar uma lista suspensa no Excel
FÓRMULA DE SOMA COM INTERVALO DINÂMICO
Ao inserir uma nova linha logo acima daquela que contem uma fórmula de soma, por exemplo, deve-se atualizar o alcance do intervalo que compreende a soma para que este passe a considerar o valor adicionado.Uma solução para eliminar esta necessidade é criar um intervalo dinâmico com a Função DESLOC.
No exemplo abaixo os o valor total do frete está contido na linha 14. A célula E14 contém a fórmula:
=SOMA(E4:(DESLOC(E14;-1;0)))
Diante disso se houver a necessidade de inserir uma nova linha entre as linhas 13 e 14 o intervalo da soma será atualizado dinamicamente sem a necessidade de editar a fórmula da célula E14.
Há muitas outras utilidades para a Função DESLOC. É fundamental conhecê-la para saber identificar em que situações o seu uso é o mais apropriado.
AGORA É COM VOCÊ!
E você, em que situações costuma usar a Função DESLOC?
Nenhum comentário:
Postar um comentário