sábado, 15 de fevereiro de 2014

COMO CRIAR LISTAS DEPENDENTES NO EXCEL


Como adicionar diferentes listas suspensas na mesma célula no Excel. A validação de dados do Excel permite criar uma lista suspensa, Drop Down List, para restringir os valores inseridos. Com um pouco de criatividade é possível definir diferentes listas suspensas em uma mesma célula. O uso de intervalos nomeados em conjunto com a Função Indireto permite criar listas dependentes no Excel e adicionar flexibilidade para troca das listas de forma simples e prática.


SELECIONAR PRODUTO DE ACORDO COM A CATEGORIA
 
 
Na figura abaixo existe na Coluna A uma lista suspensa com as categorias de produtos existentes.  A lista de categorias é preenchida pelo método tradicional da validação de dados. Para criar uma lista como esta no Excel leia:


Após selecionar uma categoria, o Drop Down List da Coluna B será preenchido com os produtos que a ela pertencem.


Para obter este resultado é necessário utilizar a Função INDIRETO no campo Fonte da validação de dados.


Para que a Função INDIRETO possa trazer os produtos pertencentes a cada categoria, o ideal é adicionar uma “Planilha Auxiliar” que armazene a relação de produtos divididos por categoria. Então deve-se nomear o intervalo de cada lista de produtos com o nome da categoria, como na figura abaixo:


Leitura complementar: Como criar intervalos nomeados no Excel

AGORA É COM VOCÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates