domingo, 10 de abril de 2016

Criar Tabela Dinâmica do Excel


Definição Tabela Dinâmica

A Tabela Dinâmica do Excel também conhecido como (Pivot Table), nada mais é que um resumo de uma tabela de dados que você pode formatar da forma que quiser. A Tabela Dinâmica não tem uma definição única. Ela permite fazer filtros, classificação, resumos, etc. Resumindo, Com a Tabela Dinâmica você pode facilmente organizar e resumir dados complexos.

Criando uma Tabela Dinâmica no Excel

Para criar uma Tabela Dinâmica no Excel você precisa de uma fonte da dados organizada. o Excel permite buscar dados até de uma fonte externa, como outra planilha ou até de um banco de dados. Uma fonte de dados que me refiro é que necessariamente a tabela de origem precisa ter cabeçalhos em todas as colunas, preferência que não tenha células mescladas e não é recomendado que tenha linhas em branco. Para saber como deletar linhas em branco de uma tabela acesse meu artigo 3 Maneiras de Deletar Linhas Vazias no Excel .
Veja na imagem abaixo um exemplo de fonte de dados organizada contendo cabeçalho e sem linhas em branco.
Agora vamos criar nossa primeira tabela dinâmica. Primeiro Selecione a tabela com o cabeçalho e todos os dados. (Dica: Para agilizar a seleção, clique em qualquer parte dos dados e aperte as teclas Ctrl + *).
Vá na Guia INSERIR e Clique em Tabela Dinâmica.
Inserir Tabela Dinâmica

Após clicar em Tabela Dinâmica vai abrir uma janela para selecionar a fonte de dados e o destino da tabela. A fonte de dados vem pré-selecionada com o seleção que fizemos anteriormente, e o destino vamos selecionar Nova Planilha, que será criado uma nova planilha dentro da pasta de trabalho. Clique em OK.
Tabela Dinâmica 3
Após clicar em OK, o Excel cria uma nova aba com as ferramentas para criar a tabela dinâmica. No lado esquerdo aparece a área onde será criada a tabela dinâmica e no lado direito a Lista de Campos.
Agora vamos fazer um resumo com vendas por produto com filtro por mês. Agora com estes dados fica fácil saber como manipular os campos. Como o filtro é por mês, vamos arrastar o campo Mês para a Área FILTROS. O campo Produto arraste para a área LINHAS e o campo Faturamento para a área VALORES.
Em alguns casos os dados na área valores o tipo de cálculo venha por padrão o contagem de valores. Como queremos saber a soma do faturamento clique em faturamento na área VALORES e clique em Configuração do campo de Valor.
Tabela Dinâmica
Na aba Resumir Valores por selecione Soma.
Valores Tabela Dinâmica
Aproveitando que o campo é valor vamos mudar o formato para Número. Para isso clique em Formato do Número. Selecione a Categoria Número, selecione Usar separador de 1000 (.) e clique em OK.
Aula Tabela Dinâmica
A nossa primeira Tabela Dinâmica foi criada. veja se ficou igual a imagem abaixo.
Aula Tabela Dinâmica
Então é isso aí pessoal. Espero que você tenham gostado deste artigo, compartilhe com seus amigos. Abaixo vou deixar o vídeo da Aula com algumas dicas extras e a planilha do exercício.
Grande Abraço

Vídeo Aula Tabela Dinâmica – Parte 1


Baixe a Planilha Excel Grátis para Exercício

Downloads

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates