domingo, 10 de abril de 2016

Formatação Condicional no Excel



Formatação Condicional no Excel – Dica 2

Hoje daremos continuidade a série de artigos que abordam o assunto – Formatação Condicional no Excel. Se você ainda não leu o primeiro artigo da série, acompanhe por aqui o Artigo 1.
Para darmos continuidade ao assunto, hoje falaremos sobre outras funcionalidades da Formatação Condicional e como de costume utilizaremos exemplos práticos para que você leitor possa compreender com maior facilidade a utilização desta ferramenta. Acompanhe detalhes a seguir:

Regras de Primeiros / Últimos:

Dentro da opção de Formatação Condicional é possível aplicar formatações em células de acordo com critérios pré definidos como por exemplo as opções em Regras de Primeiros / Últimos conforme imagem abaixo:

formatação condicional 1

10 Primeiros Itens…

Aplica formatações nas 10 primeiras células de uma sequência de células. Este critério pode ser modificado de modo a aumentar ou diminuir o número de células a serem formatadas.
Exemplo: Um grupo de alunos realizou uma prova de determinada disciplina cuja nota variava de 0 a 20 pontos e cada um deles obtiveram suas notas conforme tabela abaixo:

formatação condicional 2

Com base nestas informações desejamos formatar somente as 5 primeiras células para mostrar quem foram os 5 primeiros alunos que obtiveram as maiores notas na classe. Deste modo, basta selecionar todas as células que receberão a formatação e acessar a guia Página Inicial – Formatação Condicional – Regra de Primeiros / Últimos – 10 primeiros, conforme mostra imagem abaixo:

formatação condicional 3

Será aberta uma nova janela onde é possível escolher a quantidade de primeiras células que receberão a formatação bem como aplicar uma formatação já pré definida pelo Excel ou criar uma formatação personalizada. Para o exemplo acima iremos configuramos para ser formatado somente as primeiras 5 maiores células na cor verde.
formatação condicional 4

Ao término da operação basta clicar em OK e conferir o resultado.

formatação condicional 5


Observe que o Excel formatou automaticamente as 5 maiores notas. Se por acaso modificamos as notas, as formatações seguirão o mesmo padrão para as alterações.

Primeiros 10%…

A regra dos Primeiros 10% realça formatação condicional nas células que possuírem valores maiores de acordo com a porcentagem estipulada. Por exemplo, desejamos saber quem foram os alunos aprovados automaticamente, ou seja, os primeiros 15% que tiveram as maiores notas. Deste modo basta selecionar o intervalo de células e aplicar a formatação de 10% primeiros e no campo de edição digitaremos e numero 15 aplicando em seguida a cor verde para as células que estiverem dentro da condição estabelecida.
formatação condicional 6
Ao término da operação clique em OK e confira o resultado.
formatação condicional 7
Observe que o Excel aplicou a formatação em vermelho para as 15% maiores notas.
formatação condicional 8
Observação: As opção de formatação condicional 10 Últimos Itens… e Últimos 10% terão o mesmo princípio das formatações demonstradas anteriormente, porém, com a diferença de que serão formatadas na ordem crescente os valores.

Acima da Média…


A opção de Formatação Condicional Acima da Média… calcula a média do intervalo de células selecionadas e traz o valores que estão acima da média. Para o exemplo anterior, vamos calcular quem são os alunos que possuem notas acima da média da sala. Para isto, basta selecionar as células e escolhas a opção Acima da Média…
formatação condicional 9
Na janela que irá se abrir, escolhemos por exemplo a cor amarela para representar as notas acima da média.
formatação condicional 10
Ao término da operação clique em OK e veja o resultado.
formatação condicional 11
A opção de Formatação Condicional – Abaixo da Média… terá o mesmo principio porém neste caso irá mostrar somente as notas que estão abaixo na média da sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates