domingo, 30 de setembro de 2012

Fazendo somatórios rápidos (Usando ALT + =)

Vamos aprender como fazer somatórios rápidoss, facilitando muito nossa vida em diversas situações.

Você quer calcular o total da planilha rapidamente, faça o seguinte: selecione todas as células dos totais do RJ à RS, pressione ALT + = e voilá o total por Estado já será calculado rapidamente. Agora, selecione todas as células do total por mês, assim como, o total geral e também pressione ALT + =.
Simples e rápido, mas ainda tem mais!
Exemplo 2:

Agora você precisa calcular o total por trimestres, de acordo com a planilha abaixo:

Este é bem simples, uma vez que você já tem o formato de tabela já aplicado você pode clicar dentro da tabela na aba Design dentro de Ferramentas de Tabela, você poderá ligar a opção Linha de Totais.

Teremos o seguinte resultado:

Olha que beleza, você já terá os somatórios aparecendo automaticamente para cada linha. Agora você poderá fazer o somatório de cada trimestre facilmente. Basta clicar na primeira célula de cada trimestre. Ex.: E2 e pressionar ALT + =.
Exemplo 3:

Agora para completar nossa planilha falta calcular o total geral. Alguns fariam o cálculo para o carro somando cada trimestre (=E2+I2+M2+Q2), que tal fazer isso mais rápido? Para fazer isso, basta clicar na célula R2 e pressionar ALT + = novamente.

O próprio Excel se encarregará de fazer o somatório apenas dos trimestres, ou seja, o total dos totais, facilitando e muito a nossa vida. Agora, basta calcularmos a diferença entre as receitas e as despesas para termos o saldo e pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates