
Simples e rápido, mas ainda tem mais!
Exemplo 2:
Agora você precisa calcular o total por trimestres, de acordo com a planilha abaixo:

Este é bem simples, uma vez que você já tem o formato de tabela já aplicado você pode clicar dentro da tabela na aba Design dentro de Ferramentas de Tabela, você poderá ligar a opção Linha de Totais.

Teremos o seguinte resultado:

Olha que beleza, você já terá os somatórios aparecendo automaticamente para cada linha. Agora você poderá fazer o somatório de cada trimestre facilmente. Basta clicar na primeira célula de cada trimestre. Ex.: E2 e pressionar ALT + =.
Exemplo 3:
Agora para completar nossa planilha falta calcular o total geral. Alguns fariam o cálculo para o carro somando cada trimestre (=E2+I2+M2+Q2), que tal fazer isso mais rápido? Para fazer isso, basta clicar na célula R2 e pressionar ALT + = novamente.

O próprio Excel se encarregará de fazer o somatório apenas dos trimestres, ou seja, o total dos totais, facilitando e muito a nossa vida. Agora, basta calcularmos a diferença entre as receitas e as despesas para termos o saldo e pronto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário