terça-feira, 18 de setembro de 2012

Destacar Célula Ativa Excel

Vamos agora aprender como formatar condicionalmente a célula ativa de uma planilha, isto é, quando você selecionar uma célula, automaticamente ela ficar com uma formatação diferente de todas as outras e isso valor para qualquer célula posteriormente selecionada.

Vale salientar antes do início do procedimento que você deve ter conhecimento dos seguintes recursos do Microsoft Office Excel 2007 (Ainda que não seja estritamente necessário conhecê-los para aplicar o exemplo):

.Ger
enciador de Nomes (Nomes Dinâmicos);
.Formatação Condicional (Fórmulas nos critérios de formatação);
.Fórmula nativa do Excel Chamada "=Endereço()" (sem aspas);
.Saber utilizar Visual Basic for Application (ou saber programar);

se você souber todos requisitos acima, não terá dificuldades em entender e utilizar esse exemplo, mas caso não tenha (na pior das hipóteses) nenhum conhecimento de nada acima citado, não tem problema, pois tentarei ser o mais claro e simples no exemplo.

Primeiro, Temos que criar o nome dinâmico que vai armazenar o endereço da célula ativa (aquela que sempre será clicada). Para tal, vá em "Fórmulas > Gerenciador de Nomes" ou aperte CTRL+F3.

Na janela que abrir clique em novo. Na janela seguinte, em "Nome", digite "EnderecoCelulaAtiva" (sem as aspas). Em "Refere-se a" digite "=Endereço(1;1)" (sem as aspas). Clique em OK e depois em Fechar.

Segundo passo, selecione toda a planilha ativa (CTRL+T) e vá em "Início > Formatação Condicional > Gerenciar Regras" ou aperte ALT+C+L+R. Na janela que abrir, clique em "Nova Regra". Na janela que abrir, clique em "Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas". Digite a fórmula "=endereço(lin(a1);col(a1))=EnderecoCelulaAtiva" (sem as aspas). Clique em formatar e selecione os tipos de formatações que você deseja que a célula contenha, por exemplo, preenchimento azul. Clique Ok e novamente OK.

Terceiro e ultimo passo, vá em "Desenvolvedor > Visual Basic" ou aperte ALT+F11. Na janela do Visual Basic, do lado esquerdo, dê duplo clique em "EstaPasta_de_Trabalho". Na página em branco que aparecerá, insira o código:

Private Sub Workbook_SheetSelectionChange(ByVal Sh As Object, ByVal Target As Range)
With ActiveWorkbook.Names("EnderecoCelulaAtiva")
.RefersToR1C1 = "=address(" & ActiveCell.Row & "," & ActiveCell.Column & ")"
End With
End Sub


Toda vez que você clicar em uma célula na sua planilha, esta será formatada como você especificou na formatação condicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates