segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Protegendo planilhas em excel

Aprenda a configurar o Excel para que seus dados fiquem a salvo

O Excel sempre foi um software multiuso. É utilizado por estudantes para calcular suas notas na escola, por usuários corporativos em sua rotina diária no escritório ou até por donas de casa para ajudar no controle das despesas  domésticas.

Lançado oficialmente no final de janeiro, o Excel 2007 apresentou mudanças significativas em seu layout. O usuário  que utiliza o Excel desde os modos antigos pode sentir algum tipo de dificuldade e ficar “perdido” quando migrar para a versão atual. No entanto, bastam alguns minutos de utilização para se familiarizar com as mudanças e perceber que ficou ainda mais fácil e mais rápida a utilização de todas as ferramentas disponíveis.

Para aqueles que precisam empregar uma grande quantidade de informações e que antigamente eram obrigados a abrir diversas planilhas por causa da limitação de células, ficarão surpresos com o Excel 2007.

Provavelmente a Microsoft ouviu os apelos dos usuários, pois agora, as planilhas contêm suporte para um milhão de linhas e 16 mil colunas.



Ou seja, um número incrível para distribuir as informações. Tanto poder de armazenamento de dados não seria nada útil sem a possibilidade de proteção do documento.

Afinal, ninguém vai querer perder todo o conteúdo de sua planilha e nem dar a chance para que nenhum “espertinho” modifique as células, danificando todo o trabalho que demorou horas, dias ou até meses para ser concluído.
Com poucos cliques, é possível configurar a planilha de modo que nenhuma outra pessoa possa modificar e apagar as informações contidas em uma determinada célula, ou em um conjunto de células. Até mesmo a planilha inteira pode ser protegida contra alterações. Neste tutorial, ensinaremos como proteger seu documento com os recursos e opções que o Excel 2007 oferece.

Se uma pessoa é a única que está trabalhando em uma determinada planilha, é possível bloqueá-la para que nenhum outro usuário altere os dados. Existe também a alternativa de restringir o acesso e a leitura do que está contido no documento. Esse modo é útil para quem utiliza o Excel com informações confidenciais e está conectado a uma rede, em que todos compartilham  os arquivos.


1 – Aqui começa configuração de proteção da planilha. O primeiro passo é bastante simples: basta ir à aba evisão e clicar na opção Proteger Planilhas.


2 – Marque a opção Proteger a planilha e o conteúdo de células bloqueadas e insira uma senha para que, no futuro, seja possível desbloquear a planilha.


3 – Abaixo, há uma lista de permissões. Para que a planilha seja apenas lida, é necessário que nenhum item seja marcado.


4 – O programa solicitará que seja confirmada a senha. Insira a mesma senha que foi informada no passo anterior e clique em OK. A planilha já estará bloqueada.


5 – Não será mais possível fazer modificações. Se alguma célula for clicada ou digitada, uma mensagem informando que aquela planilha está protegida será exibida.


6 – Para poder trabalhar na planilha novamente, basta ir à mesma aba Revisão, Desproteger Planilha e informar a senha que foi utilizada para proteger o documento.


7 – Para permitir que outro usuário possa formatar determinadas células e que não utilize as demais, será necessário tê-las selecionado previamente.


8 – Após selecionar as células que não estarão protegidas, deve-se ir até a guia Início, Formatar, Formatar Células. Esta opção é a ultima da lista Formatar.


9 – A caixa de opção Lista Personalizadas aparecerá na tela. Será necessário abrir a aba Proteção e desmarcar a opção Bloqueadas. Clique em OK para sair.


10 – Na opção Proteger Planilha, escolha quais tarefas serão aceitas nas células desbloqueadas.


11 – É possível formatar a célula. Note que a célula D7 teve seu conteúdo e formatação modificados (ela estava na lista previamente escolhidas para ser desbloqueada).


12 – Após selecionar a tabela, clique em Início, Formatar, Formatar células. Desmarque Bloquear. Esse é o primeiro passo para se proteger apenas uma célula específica.


13 – Selecione a célula que será protegida, F5. Repetimos o que foi feito no passo anterior, no entanto, mantendo a opção Bloquear selecionada. Clique em OK.


14 – Clique em Proteger Planilha, na aba Revisão. Selecione todas as opções. Assim, será possível utilizar a planilha normalmente, exceto a célula bloqueada.


15 – Para proteger o documento de abertura do acesso por pessoas não autorizada, clique no botão do Office, localizado no lado esquerdo da faixa de opções.


16 – Vá a Salvar Como e selecione Pasta de Trabalho do Excel. Lembre-se de que é possível selecionar outros tipos de extenção para salvar o arquivo.


17 – Na tela a seguir, escolha qual diretório será salvo e também o nome do documento. Em seguida, clique no botão Ferramentas, Opções Gerais.


18 – O último passo será inserir uma senha. Depois de inseri-la nos dois campos e salvar a planilha, só será possível abri-la novamente com esta mesma senha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates