domingo, 30 de setembro de 2012

Três dicas rápidas para o Excel



Dica 1: Usar sombreados coloridos em linhas alternadas

Você já se perguntou como recriar na tela aquele papel de computador com tiras verdes? Aquelas tiras facilitam muito a leitura de listas extensas.

É simples:
  1. Realce as células, linhas ou colunas que você deseja formatar.
  2. Clique em Inserir e em Tabela.
  3. A caixa Criar Tabela vai aparecer. Clique em OK.
  4. Depois disso, clique no botão de Estilos de Tabela para escolher as cores e o padrão que você deseja. Clique na base da lista suspensa para ver todas as cores disponíveis. Para criar seu próprio estilo, clique em Novo Estilo de Tabela e comece a experimentar!
O sombreado em linhas alternadas vai continuar automaticamente, mesmo que você inclua ou exclua linhas no intervalo original.

Se quiser excluir o sombreado, clique em Limpar, na base da lista suspensa Estilos de Tabela.

Dica 2: Adicionar uma lista suspensa

Inserir uma lista suspensa em uma célula deixa as planilhas mais profissionais e garante que os dados certos sejam informados.

Para inserir uma lista suspensa com os meses do ano, por ano, siga este procedimento:
  1. Digite os itens que você deseja incluir em sua lista suspensa em uma lista na planilha, com um item em cada célula. Neste exemplo, vamos presumir que os meses começam na célula G1, estendendo-se até G12 (12 meses, um em cada célula), mas eles poderiam estar em qualquer lugar da planilha. Esse grupo de células (no caso, de G1 a G12) é chamado de intervalo.
  2. Escolha a célula que abrigará a lista suspensa. Para exibir a mesma lista em mais de uma célula, basta selecionar todas elas agora em vez de configurar uma de cada vez (para selecionar um intervalo, clique e arraste; para selecionar células não adjacentes, mantenha a tecla Ctrl pressionada enquanto clica).
  3. Escolha Dados e, em seguida, Validação de Dados para exibir a caixa de diálogo Validação de dados.
  4. Clique na guia Configurações.
  5. No campo Permitir, escolha Lista.
  6. No campo Fonte, especifique o intervalo de células que contém os itens da lista. No exemplo, os itens estão nas células de G1 a G12, então digite =G1:G12 no campo.
  7. Clique em OK.
Uma seta suspensa será exibida sempre que uma das células suspensas que você definiu estiver "ativa" (selecionada e aguardando a entrada de dados). Clique na seta e escolha um mês na lista.

Dica 3: Fazer contas sem usar fórmulas

Não é preciso criar fórmulas para fazer contas em uma planilha do Excel. Em vez disso, você pode usar a caixa de diálogo da Função Colar, que permite realizar operações matemáticas básicas sem o uso de fórmulas.

Vamos supor que você tenha uma relação de preços em uma planilha do Excel e queira aumentar todos eles em 7%.

Você vai fazer o seguinte:
  1. Digite 1,07 em qualquer célula vazia. Esse é o multiplicador, que vai aumentar o preço em 7%. Para aumentar os preços em 25%, você usaria 1,25.
  2. Selecione essa mesma célula e escolha Editar, Copiar ou pressione Ctrl-C.
  3. Selecione o intervalo de células que deseja alterar e escolha Editar, Colar Especial para exibir a caixa de diálogo Colar especial.
  4. Escolha a opção Multiplicação e clique em OK.
Os preços vão mudar. Exclua a célula na qual você digitou o multiplicador 1,07.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates