Para trabalhar com formatos personalizados, alguns caracteres podem ser usados sem aspas.
Para entrada de textos é usado o símbolo @.
Para entrada de números usa-se o número 0 ou o símbolo #. O número 0 significa que, se não preencher com números a quantidade de zeros inseridos no formato personalizado, automaticamente é inserida na célula zeros à esquerda para complementar a quantidade exigida. No uso do símbolo # não haverá esse preenchimento.
Para escolher ou criar um formato personalizado, clique na guia Início e na seção Número clique na seta pequena que aparece do lado direito da palavra Número.

Na janela Formatar Células escolha a aba Número e em Categoria escolha Personalizado.
Na caixa Tipo é que escolhemos ou digitamos o formato que queremos.
Caso queira excluir algum formato, selecione-o e clique em Excluir.

Agora que já sabe como inserir, segue abaixo uma lista de formatos personalizados para um determinado padrão.
----------------------------------------------------
Obs.: os caracteres de separação, como pontos, traços ou barras, não devem ser digitados pelo usuário, uma vez que eles serão inseridos automaticamente.
Para forçar o usuário a digitar somente números, use o recurso de Validação de Dados.
Clique na guia Dados e na seção Ferramentas de Dados escolha Validação de Dados.

Na aba Configurações em Permitir escolha Personalizado.

Em Fórmula digite a fórmula abaixo:
=E(TIPO(A1)=1;NÚM.CARACT(A1)=11)
Obs.: Substitua A1 pela célula onde está inserindo a formatação.
TIPO(A1)=1 permite somente números.
NÚM.CARACT(A1)=11 permite no máximo onze caracteres.
Na aba Alerta de erro digite uma mensagem de erro caso o usuário insira caracteres diferentes de número.

----------------------------------------------------
Permitir somente textos com limite de onze caracteres:
=E(TIPO(A1)=2;NÚM.CARACT(A1)=11)
Permitir somente textos sem limites:
=TIPO(A1)=2
Somente limitar quantidade de caracteres:
=NÚM.CARACT(A1)=11
----------------------------------------------------
Para copiar o formato personalizado para as outras células, use a Ferramenta Pincel.
Esta ferramenta copia toda a formatação inserida na célula selecionada.

Clique na célula que possui a formatação desejada.
Clique no ícone da ferramenta Pincel.
Observe que o mouse fica com o formato de um pincel.
Clique na célula onde deseja copiar a formatação, ou selecione um intervalo de células.
Após o término da operação, o mouse volta ao seu formato padrão.
Se o mouse continuar com o formato de pincel, é porque você clicou duas vezes no ícone.
Cada clique que der em qualquer célula irá copiar a formatação.
Basta clicar novamente no ícone que o mouse volta ao formato padrão.
----------------------------------------------------
1) CPF:
000"."000"."000-00

2) CNPJ:
00"."000"."000"/"0000-00

3) CEP:
00000-000
Ou então escolha na Categoria Especial a opção CEP + 3

4) Telefone:
(00)0000-0000

5) Para datas digite a data completa. Por exemplo: 01/05/2011:
a) Somente o dia:
Com 2 dígitos:
dd

Dia da semana abreviado:
ddd

Dia da semana completo:
dddd

b) Somente o ano:
Com 2 dígitos:
aa

Com 4 dígitos:
aaaa

c) Somente o mês:
Com 2 dígitos:
mm

Nome abreviado:
mmm

Nome completo:
mmmm

d) Por extenso:
dd "de" mmmm "de" aaaa

e) Por extenso completo:
dddd, dd "de" mmmm "de" aaaa

6) Quando é digitado uma determinada hora que ultrapasse as 24:00, para aparecer com o formato correto:
[hh]:mm

Obs.: a mesma lógica serve para minutos e segundos (quando você quer que apresente somente minutos seguido de segundos, ou somente segundos): basta inserir [mm]:00 ou [ss]
7) Números digitados com casas decimais, quando não se usa o formato padrão de Número pode ocorrer desalinhamento:

Para evitar o problema, formate personalizado:
0,0?

Dessa maneira os números ficam alinhados corretamente após a vírgula.

8) Ocultar valores:
Para ocultar o conteúdo de uma célula que contém um número, use o formato
;;
Se a célula contiver texto, use
;;;
Para ocultar números menores ou iguais a zero, use
[>0];
9) Cores:
Obs.: é mais prático usar a formatação condicional.
Oferece mais opções do que usar o formato personalizado.
Para definir a cor de uma seção do formato, digite o nome de uma das oito cores a seguir entre colchetes na seção (cada seção é separada por ponto e vírgula).
[Preto]
[Branco]
[Vermelho]
[Verde]
[Azul]
[Amarelo]
[Magenta]
[Ciano]
Cada código de formatação criado pode ter até três seções para número e uma quarta seção para texto.
Um formato de número pode ter até quatro seções de código, separadas por ponto-e-vírgulas. Essas seções de código definem o formato para números positivos, números negativos, zeros e texto, nessa ordem.

O código de cor deve ser o primeiro item da seção.
Exemplo:
[Vermelho][<=100];[Azul][>100]
Os números iguais ou menores que 100 ficam formatados de Vermelho, e os números maiores do que 100 formatados de Azul.
Caso queira usar uma cor diferente das permitidas, substitua os nomes das cores pelo código conforme tabela abaixo. Para substituir [Azul] digite por exemplo [Cor28]
Pode ser usado também em formatos de texto.
Obs.: os códigos abaixo foram retirados da internet e estão em inglês. Daí o nome [Color], que deve ser substituído por [Cor]. Para os oito primeiros códigos, digite o nome da cor ou o seu número correspondente:
[Preto] ou [Cor1]
[Branco] ou [Cor2]
[Vermelho] ou [Cor3]
[Verde] ou [Cor4]
[Azul] ou [Cor5]
[Amarelo] ou [Cor6]
[Magenta] ou [Cor7]
[Ciano] ou [Cor8]

10) Formatos em Moeda:
O Excel 2007 possui dois formatos para se trabalhar com valores monetários: Moeda e Contábil.
O formato Moeda alinha os números, mas o símbolo da moeda não entra no alinhamento.

O formato Contábil alinha à esquerda o símbolo monetário e os números à direita, inclusive formatos negativos com positivos.

11) Números e textos:
Você pode formatar para que, por exemplo, números positivos apareçam com o símbolo da moeda e com a palavra Crédito. Já os valores negativos com a palavra Débito e em Vermelho.
Obs.: nas opções de formatos abaixo inseri em vermelho as diferenças entre um formato e outro para melhor entendimento.
Formate personalizado da seguinte maneira:
R$ 0,00" Crédito";[Vermelho]R$ -0,00" Débito"
Ou
R$ 0,00" Crédito";[Vermelho]-R$ 0,00" Débito"


Obs.: observe que a única diferença de um formato para o outro é a posição do sinal de menos para os números negativos. No 1° formato o sinal de menos está antes do número, e no 2° formato antes do símbolo da moeda.
Para que o símbolo monetário fique alinhado à esquerda da célula como no formato Contábil foi inserido o asterisco:
R$ * 0,00" Crédito";[Vermelho]R$ * -0,00" Débito"
Ou
R$ * 0,00" Crédito";[Vermelho]-R$ * 0,00" Débito"

Nas duas células da esquerda houve um desalinhamento quanto aos números.
Isso porque a palavra Crédito possui 7 caracteres, e a palavra Débito 6 caracteres.
Portanto, a diferença entre uma palavra e outra é de 1 caracter.
Nas duas células à direita, além desse desalinhamento dos números, houve também uma diferença na posição do símbolo monetário, no caso o sinal de menos.
Portanto também 1 caracter.
Para inserir um espaço usamos
_-
Se quisermos inserir dois espaços usamos
_-_-
E assim por diante. Portanto:
R$ * 0,00" Crédito";[Vermelho]R$ * -0,00_-" Débito"
Ou
_-R$ * 0,00" Crédito";[Vermelho]-R$ * 0,00_-" Débito"

Vamos agora separar com mais dois espaços a distância entre os números e as palavras Crédito e Débito:
R$ * 0,00_-_-" Crédito";[Vermelho]R$ * -0,00_-_-_-" Débito"
Ou
_-R$ * 0,00_-_-" Crédito";[Vermelho]-R$ * 0,00_-_-_-" Débito"

Nenhum comentário:
Postar um comentário