sábado, 10 de setembro de 2016

Tabela Dinâmica – Segmentação de Dados no Excel

Definição Segmentação de Dados

Conforme o site da Microsoft, “A segmentação de dados são componentes de filtragem fáceis de utilizar que contêm um conjunto de botões que lhe permitem filtrar rapidamente os dados num relatório de Tabela Dinâmica, sem a necessidade de abrir listas pendentes para localizar os itens que pretende filtrar.
Quando utiliza um filtro de relatório de Tabela Dinâmica normal para filtrar vários itens, o filtro indica que apenas múltiplos itens são filtrados e o utilizador tem de abrir uma lista pendente para localizar os detalhes de filtragem. No entanto, uma segmentação de dados identifica claramente o filtro aplicado e fornece detalhes para que possa compreender facilmente os dados apresentados no relatório de Tabela Dinâmica filtrado.”

Preparando a planilha para a Segmentação de Dados

A Segmentação de Dados é geralmente utilizada com a Tabela Dinâmica, e é isso que vou mostrar hoje. Logo abaixo do artigo você pode baixar o modelo planilha de Excel para praticar. Vamos lá então.
Primeiramente temos que Inserir uma Tabela Dinâmica, isso foi mostrado nesta aula aqui.
Depois de criar a Tabela Dinâmica, selecione os filtros que deseja. Neste artigo vou usar o exemplo de faturamento por vendedor e região, conforme imagem abaixo. Caso queira deixar o Layout da Tabela Dinâmica melhor, não ficar mostrando a escrita Rótulos de Linha e Coluna clique na tabela dinâmica,  clique na aba DESIGN, Layout do relatório, Mostrar em formato de estrutura de tópicos.
Tabela Dinâmica 2


Criar Segmentação de Dados

Agora vamos começar a criar a segmentação de Dados. Clique na Tabela Dinâmica, na Aba ANALISAR, Inserir Linha do Tempo. Vai abrir uma janela para selecionar os campos, neste exemplo vamos selecionar Mês.

Tabela Dinâmica 3
Foi Criado uma Linha do Tempo com todos os meses da tabela selecionada. Podes fazer algumas pequenas alteração de aparência conforme nossa necessidade. Vou alterar a cor e remover o cabeçalho, a barra de rolagem, o rótulo do tempo e Nível de Tempo. Agora vou inserir algumas linhas acima da tabela dinâmica para mover a linha do tempo para cima dela.
Veja como ficou na Planilha
Tabela Dinâmica no Excel

Agora vamos criar outra segmentação de dados. Clique novamente na tabela dinâmica, clique na Aba ANALISAR e Inserir Segmentação de dados e selecione Produto.
Veja como ficou a tabela.
Tabela Dinâmica 5
Agora fica muito mais fácil e rápido fazer filtros nesta tabela, você pode clicar em um período e clicar em um produto que a tabela irá mudar automaticamente. Caso queira selecionar mais itens você pode arrastar ou clicar no filtro segurando a tecla Ctrl.
Espero que tenham gostado do artigo e se possível compartilhem com seus amigos.
Abaixo modelo da planilha Excel para Download.

Downloads

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates