domingo, 2 de dezembro de 2012

Conceitos básicos


Diferença - Planilha X Pasta de Trabalho



Normalmente nós chamamos os arquivos do Excel de planilhas. Na verdade, isso é conceitualmente errado - os arquivos são Pastas de Trabalho (workbook), que por sua vez possuem uma ou mais planilhas (worksheet). Acredito que o nome Pastas de Trabalho não tenha pegado por que gera uma confusão com as pastas normais, de arquivos, do computador.


De qualquer forma, é bom saber esses conceitos, por que é assim que eles são chamados nas telas do Office, e às vezes causam confusões em provas de concursos públicos.


O que é: Faixa de Opções

Não, isso não tem nada a ver com mercado de ações ou com loterias. A Faixa de Opções é o novo tipo de menu do Microsoft Office 2007. Existem 2 diferenças básicas entre esse tipo de menu e o das versões anteriores.

  • Houve uma reorganização da distribuição das funcionalidades. Isto é, comandos que estavam em determinados lugares estão agora em outros lugares. Por exemplo, para fazer um comentário no Excel 2003 você ia em Inserir -> Comentário. No Excel 2007, você vai em Revisão -> Novo Comentário. Essa mudança pode complicar um pouco no começo, mas com o tempo dá pra se acostumar. Para facilitar, você pode ver o post "Comandos do Excel 2003 no Excel 2007".
  • O visual está diferente. Agora é como se os menus e as barras de ferramenta fossem uma coisa só. As diferentes categorias de funcionalidade estão agrupadas nas chamadas guias (abas). Para conhecer as guias, você pode ver o post "O que é: Guia".




De acordo com o help do Office:

A Faixa de Opções foi criada para ajudá-lo a localizar rapidamente os comandos necessários para executar uma tarefa. Os comandos são organizados em grupos lógicos, reunidos em guias. Cada guia está relacionada a um tipo de atividade como gravação ou disposição de uma página. Para diminuir a desorganização, algumas guias são exibidas somente quando necessário. Por exemplo, a guia Ferramentas de Imagem somente é exibida quando uma imagem é selecionada.


O que é: xlsx


xlsx é o formato de arquivo em que são salvos os arquivos normais do Excel 2007. Nas versões anteriores, os arquivos eram salvos em xls. A mudança foi feita para que os arquivos pudessem ocupar menos espaço e ser mais seguros. Apesar dessa mudança, o Excel 2007 também é capaz de abrir e salvar planilhas em xls normalmente, sendo que as planilhas salvas como xls possuem algumas restrições em relação às xlsx.

No Office 2007, além dos arquivos do Excel também foram alterados os arquivos do Word e do Power Point. Respectivamente, passaram a ser docx e pptx.

O que é: Guia

Guias é como são chamados os novos menus do Office 2007, incluindo o Excel. A figura abaixo mostra um pedaço da janela do Excel. A parte destacada em marrom é chamada "Faixa de Opções", onde ficam as guias. Cada nome na parte de cima da "Faixa de Opções" é o nome de uma guia. No exemplo abaixo, vemos as guias "Início", "Inserir", "Layout da Página", "Fórmula", "Dados", "Revisão", "Exibição" e "Suplementos". Para ver o que há dentro de cada guia, basta clicar no seu respectivo nome.


Além dessas guias, existem as chamadas guias contextuais, que são relativas ao elemento que está selecionado. Por exemplo, se você clicar em uma imagem, irá aparecer a guia "Formatar", como mostra a figura abaixo.

Em inglês, as guias são chamadas Tabs, e poderiam ser traduzidas também como abas.


Como inserir formulários no Excel 2007 (ou como exibir a guia Desenvolvedor)

De vez em quando aparece alguém por aqui perguntando como inserir formulários no Excel 2007. Na verdade, é praticamente a mesma coisa que no Excel 2003, só que é preciso fazer uma configuração prévia.

Os botões relacionados a formulários, no Excel 2007, ficam na guia Desenvolvedor. O problema é que essa guia, por padrão, não é exibida. Para que ela apareceça, siga esses passos:

1) Pressione o botão do Microsof Office
2) Pressione o botão "Opções do Excel"

3) Na janela que aparece, marque a opção "Mostrar guia Desenvolvedor na Faixa de Opções"

4) Aperte OK

Pronto, agora você pode acessar a guia Desenvolvedor na Faixa de Opções, e inserir seus formulários normalmente.

 

Como personalizar a aparência do Excel 2007

Que tal deixar o Excel com a sua cara? Além do esquema de cores padrão, que é todo azul, você pode escolher um tema prateado ou preto, como mostram as figuras abaixo.





Pra mudar é fácil: vá no "Botão do Microsoft Office" que você verá, no canto inferior direito do menu que aparece, um botão dizendo "Opções do Excel". Agora é só escolher o esquema, como mostra a figura abaixo, e apertar o botão "Ok". Voilà!


Além das cores, uma opção interessante é a de minimizar a "Faixa de Opções". É só clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar da "Faixa de Opções" e, no pequeno menu que aparece, escolher a opção "Minimizar a Faixa de Opções". Outra opção para fazer isso é dar duplo-clique no nome de qualquer guia. O resultado é o da figura abaixo - só aparecem os nomes da guia. Quando se clica em cima de algum deles, aparece o resto da "Faixa de Opções". Com isso você tem mais espaço para visualizar a planilha.

Nova interface do Excel 2007

Você instala o novo Excel, executa... e de repente se depara com uma janela completamente diferente do que está acostumado! Calma, tá certo que a interface ficou um pouco diferente, mas em sua essência é praticamente a mesma coisa



Tá vendo um botão redondo no canto superior esquerdo? É o chamado "Botão do Microsoft Office" (criativo, né? ). Ele funciona parecido com o menu "Arquivo" das versões anteriores, permitindo que você crie novas planilhas, salve, imprima, feche, etc.

Ao lado direito desse botão tem uma barrinha, chamada "Barra de Ferramentas de Acesso Rápido". Na configuração padrão essa barra vem apenas com os botões "Salvar", "Desfazer" e "Refazer", mas você pode adicionar outros botões.

Embaixo disso, ocupando a maior parte da figura acima, fica o destaque da nova interface do Office: A "Faixa de Opções". Ela é uma mistura da antiga barra de menu com as barras de ferramenta. Pode causar estranheza e dificuldade a princípio, uma vez que você já sabia onde ficavam as funcionalidades mais usadas de cor e salteado. Mas depois de um tempo, você vai ver que a disposição dos botões dessa forma é muito mais coerente e fácil de usar. E uma coisa bem legal dela é que, quando deixamos o mouse em cima de um botão, aparece uma boa descrição do mesmo.

Você deve estar se perguntando "Onde está o menu de ajuda?" - Agora ele é um botão azul, no canto superior direito.

Se você acha que essa interface nova do Excel ficou muito ruim, pode usar isso para exibir o menu clássico. Mas apesar das dificuldades iniciais em usar a nova interface, acho que vale a pena insistir um pouquinho para aprendê-la, ao final de alguns dias você fará seus trabalhos mais rápido que antes.

Nos próximos posts falarei dos outros elementos novos da interface do Excel 2007, além de explicar mais esses que apresentei aqui.

Nova interface do Excel 2007 - Parte 2

No post anterior comecei a falar sobre a nova interface gráfica do Excel 2007. Agora iremos falar sobre mais alguns dos elementos introduzidos na nova versão do Office



Vocês talvez tenham dado pela falta de algumas funcionalidades existentes nas versões anteriores do Excel, como as configurações de imagem, de gráficos, etc. É aí que entram as "Guias Contextuais". Se você inserir uma imagem (Inserir/Imagem), vai perceber que aparece uma nova guia na Faixa de Opções", chamada "Formatar". Em cima disso, tem escrito "Ferramentas de Imagem". Isso quer dizer que essas opções de formatação que apareceram agora são relativas a uma imagem, em particular a imagem selecionada. Então em vez de ter um monte de barras poluindo a tela, no novo Excel as funcionalidades relacionadas a alguns elementos (como as imagens e os gráficos já citados) só aparecem quando esses elementos estão selecionados. Interessante, não? Se clicarmos em um gráfico, vemos 3 novas guias ("Design", "Layout" e "Formatar"), todas relacionadas a gráfico (ou seja, a guia "Formatar" de um gráfico é diferente da guia "Formatar" de uma imagem)


Se clicarmos com o botão direito do mouse em alguma célula [é, aqueles quadradinhos brancos onde a gente escreve ;) ] vamos perceber uma outra novidade: acima do menu usual (que tem "Recortar", "Copiar"...) tem uma espécie de barra de ferramentas, com opções de formatação de célula. Então, quando você selecionar um conjunto de células e quiser, por exemplos, deixá-las todas em negrito, em vez de arrastar o mouse atééééé a "Faixa de Opções", basta clicar com o botão direito do mouse e em seguida com o botão esquerdo no botão negrito. Ok, ok, também achei essa barrinha um exagero da microsoft.


Por último, vou falar do recurso de visualização dinâmica. Se você selecionar alguma célula e tentar mudar a fonte, ao passar o mouse em cima do nome da fonte já irá ver como o texto selecionado ficará com a nova fonte, ANTES de efetivar a mudança da fonte. Com isso a gente evita ficar clicando para ver como vai ser o resultado e depois clicando de novo para desfazer a alteração. No exemplo da figura acima, o texto está na fonte "Calibri", mas está sendo exibido como ele ficará caso se aplique a fonte "Arial Black".

Pronto, com isso concluimos a apresentação dos principais novos elementos da interface do Excel 2007. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates