domingo, 16 de dezembro de 2012

Dicas - função DIA.DA.SEMANA e a função TEXTO

Hoje vamos conhecer como, tendo uma determinada data, saber a que dia da semana corresponde. Para esse efeito vamos conhecer a função DIA.DA.SEMANA e a função TEXTO.
DIA.DA.SEMANA retorna o dia da semana correspondente a uma data. O dia é dado como um inteiro, variando de 1 (domingo) a 7 (sábado), por padrão.
A sintaxe da função DIA.DA.SEMANA tem os seguintes argumentos:
  • Núm_série    Obrigatório. Um número sequencial que representa a data do dia que você está tentando encontrar. As datas devem ser inseridas com a função DATA ou como resultado de outras fórmulas ou funções. Por exemplo, use DATA(2008;5;23) para 23 de maio de 2008. Poderão ocorrer problemas se as datas forem inseridas como texto.
  • Retornar_tipo    Opcional. Um número que determina o tipo do valor retornado.
Vamos a um exemplo:




No entanto, para tudo ser perfeito, era interessante que em vez do numero inteiro fosse apresentado o nome do dia da semana. Para esse efeito existe a função TEXTO. Esta função calcula o dia da semana da data e retorna o nome completo do dia da semana.
A função TEXTO requer dois argumentos:
  • valor    Um valor ou uma fórmula que é avaliada como um valor numérico ou uma referência a uma célula contendo um valor numérico.
  • formato_texto    Um formato numérico como uma cadeia de texto entre aspas; por exemplo “m/dd/aaaa” ou “#,###0.00” ou “dddd”.
Vamos a um exemplo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates