sábado, 30 de março de 2013

Fórmula: Função Desloc + Função Corresp

Utilizando as Funções: Desloc + Corresp + Corresp


Desloc, Corresp, excelAs funções do Excel são muito poderosas e nos ajudam muito em nosso dia-a-dia.

Como diz um ditado popular: a união faz a força! Pensando nisso, podemos dizer que quando utilizamos as funções em conjunto (formando fórmulas), podemos executar cálculos e/ou tarefas que seriam quase impossíveis ou muito demoradas para serem executadas.

Isso acontece, se não com todas, mas com a grande maioria das funções do Excel.

Para exemplificarmos, vamos utilizar duas funções que nos ajudarão em determinada situação: Desloc e Corresp. Neste exemplo, teremos que utilizar:
  • Uma vez a função Desloc
  • Duas vezes a função Corresp
Observe a tabela a seguir:
Corresp, Excel, Desloc



Qual será o nosso objetivo? Teremos duas células: uma terá o nome da pessoa e a outra terá o Mês.
A fórmula que vamos elaborar retornará o número referente ao nome e ao mês selecionado.




A figura a seguir, demonstra a preparação destas duas células com o recurso validação de dados.
Desloc, Corresp, Excel, Funções, Fórmulas
Na célula "B6" podemos selecionar o nome da pessoa e na célula "B7" selecionamos o mês.

Ao selecionarmos o nome e o mês desejado, o valor referente será apresentado na célula "B8".
A figura a seguir da explicações sobre a fórmula a ser utilizada na célula "B8". Como a fórmula é composta por duas funções: Desloc e Corresp, a explicação foi feita por partes, para depois, formar a fórmula.



Entendendo as funções:
Primeiro, precisamos encontrar a posição do nome. Para isso, utilizamos a função Corresp. Em nosso exemplo (conforme figura acima), procuramos pelo nome: 'Maria'. O número retornado pela função Corresp é o 2 (pois Maria é o 2º nome apresentado na lista (coluna 'A')). Demonstrado na célula 'D6' com o resultado apresentado na célula "G6".
A seguir, encontramos o mês selecionado: Fevereiro (também com a função Corresp). O número retornado pela função Corresp é o 2 (pois Fevereiro é o 2º mês apresentado na lista (linha '1')).Demonstrado na célula 'D7' com o resultado apresentado na célula "G7".
Por fim, utilizamos a função Desloc para fazer o deslocamento e encontrar o valor desejado (referente ao cruzamento entre o nome (Maria) e o mês (Fevereiro)). Demonstrado na célula 'D8' com o resultado apresentado na célula "G8".
Juntando as Funções e formando a Fórmula:
Agora podemos juntar as funções que foram inseridas separadamente, para então, formar a fórmula que está na célula "B8". Isso pode ser observado na figura acima. Observe as setas que indicam esta junção.
Como podemos perceber, a fórmula retorna exatamente o número referente ao cruzamento entre o nome (Maria) e o mês (Fevereiro) que é = 45. Altere o nome e/ou o mês e verifique o resultado. Por exemplo: Selecione o nome: Joana e o mês: Março. O resultado retornado pela fórmula será = 98.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates