sábado, 30 de março de 2013

Avaliar Fórmulas



Introdução
Uma tecla de atalho pouco conhecida no Excel é a F9. Essa tecla, em modo de edição de fórmula, avalia uma determinada expressão. Considere a tabela abaixo:

A fórmula em D4 é:
=PROCV((B2+C2);B6:C10;2;0)
Trata-se de um PROCV: a fórmula retorna a letra correspondente ao número que é a soma das células B1 e C2.

Selecione a célula C4 e pressione F2 para entrar no modo de edição de fórmula:

O cursor piscante indica que você está em modo de edição da fórmula. Experimente selecionar, por exemplo, a expressão (B2+C2):

Agora, pressione a tecla F9. Você verá algo como mostrado abaixo:

O número 3 apareceu no lugar da expressão, ou seja: ao apertar a tecla F9 no modo de edição, o Excel avalia (calcula) a expressão selecionada. Para voltar à fórmula original, pressione Ctrl+z.
Funciona também com tabelas ou vetores. Por exemplo, se você selecionar a expressão B6:C10 e pressionar F9, o resultado será:

O Excel avaliou a expressão e transformou a tabela da forma de como ele a interpreta. Observe como ele interpreta linhas e colunas: para separar colunas, usa-se \ (barra invertida), e para separar linhas usa-se ; (ponto-e-vírgula). Observe também que ao contrário dos números, os elementos que são texto estão entre aspas duplas.
Na prática, se você apertasse ENTER, nessa nova fórmula não haveria mais referências à tabela anterior porque ela foi integrada na própria fórmula. Você poderia até apagar a tabela roxa, se quisesse, que a fórmula do PROCV continuaria funcionando normalmente. Algumas pessoas usam a expressão de que a tabela foi hard-coded.
Você pode avaliar, se quiser, a fórmula inteira:

Da mesma forma, é possível avaliar fórmulas dentro de fórmulas, vetores, matrizes, e assim por diante.
Quando trabalho com fórmulas complicadas ou fórmulas matriciais, faço uso constante dessa tecla de atalho.

A Ferramenta de Avaliar Fórmulas
É importante saber de técnicas de depuração de fórmulas, mas mais importante ainda é saber como o Excel avalia as fórmulas. Muitas vezes, quando obtenho erros em minhas fórmulas, utilizo a ferramenta Avaliar Fórmula disponível em Fórmulas | Avaliar Fórmula:

Uma janela conforme figura abaixo aparece. Clique progressivamente em Avaliar para entender qual é a ordem dos cálculos que o Excel executa:

No menu Fórmulas, também há uma série de outras ferramentas importantes como Rastrear Precedentes e Rastrear Dependentes, que às vezes utilizo. Quando o número de dependências é grande (por exemplo, o resultado de uma célula depende do resultado de outra célula que depende do resultado de outra célula e assim por diante), é importante saber usar a ferramenta. A figura abaixo mostra um exemplo do uso de Rastrear Precedentes:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates