sábado, 30 de março de 2013

Filtro Avançado

Introdução
O Filtro Avançado é uma poderosa ferramenta do Excel, permitindo que um usuário personalize uma consulta num banco de dados. Esta página, que deverá crescer com o tempo, apresentará alguns exemplos e resolução de problemas para essa ferramenta.

Usar Datas em Filtro Avançado
Observe a tabela abaixo, que determina um Responsável de cada atividade por Data:

Suponha que você queira fazer uma consulta a consulta: Ocorrências em que Felipe aparece entre os dias 04/02/2011 e 09/02/2011 E Érica aparece entre os dias 10/02/2011 e 12/02/2011, incluindo os dias dos limites.
A
tabela de critérios deveria ser como mostra abaixo:

Observe a barra de fórmulas para a célula D2: é simplesmente a concatenação do sinal de maior-ou-igual com a data em questão. As fórmulas das células E2, D3 e E3 estão da mesma forma.
No entanto, se você aplicar o Filtro Avançado dessa forma, não obterá o resultado esperado para versões do Excel 2007 ou superior: a consulta ficará em branco. A forma de corrigir isso é montando as fórmulas como mostrado abaixo:

Deve-se usar a função DATA.VALOR para converter uma sequência de texto numa data válida do Excel. Só assim o Filtro Avançado entenderá os critérios de data especificados. Na janela de Filtro Avançado, configure como mostrado abaixo:

Veja o resultado final, mostrado agora corretamente:


Referências
Para baixar um arquivo de exemplo pronto, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates