quarta-feira, 13 de março de 2013

Curso excel 2007 Básico



Aula 1.1 – Apresentação ao Excel 2007

Iniciando ao nosso curso básico, vamos iniciar nossas aulas com uma Apresentação ao Excel 2007.
É uma folha de papel quadriculado. Mas uma folha muito especial, pois não só podemos nela introduzir valores como é possível, como veremos mais adian-te, fazer automaticamente cálculos que, de outra forma, seriam muito morosos ou impraticáveis de realizar.
A quadrícula virtual da folha e cálculo electrônica consiste numa série de células que são fruto do cruzamento e linhas horizontais, numeradas de 1 até 1 048 576, e de colu-nas verticais, com denominações de A até XFD, num total de 17 179 869 184 células, que podem conter números, datas, texto e/ou fórmulas e funções.
Podemos utilizar o excel para gerenciar interesses desde pessoais a empresariais.
Excel, para controle pessoal.


Excel, orçamento mensal pessoal.
Excel, para empresas.

Excel, exemplo simples para uma empresa.


Aula 1.2 – Conceitos sobre Planilhas

Planilha é o mesmo que tabela. Por isso, a área de edição de qualquer editor de planilha eletrônica é um quadriculado que é formado de colunas, linhas e células.
1. LINHA: Linha é toda faixa horizontal da tabela; linhas são mais numerosas que colunas; linhas são numeradas.
2. COLUNA: Coluna é toda faixa vertical da tabela; colunas são menos numerosas que linhas; colunas são identificadas por letras.
3. CÉLULA: É o encontro entre uma coluna e uma linha; toda célula é endereçavel; o endereço da célula é sempre constituído primeiro da letra da coluna e o número da linha.
Exemplo de célula selecionada

Célula selecionada
Note que o identificador de linha e coluna selecionado está de com uma cor diferente (laranja), justamente para enfatizar a localização da célula selecionada.

Aula 1.3 – Descrição dos Menus e Interfaces

A imagem abaixo ilustra o ambiente de trabalho excel.

Ambiente de trabalho do excel 2007













Hora de Praticar:

Exercício de fixação 1: Altere o Zoom(ampliação/redução da página visível) para 120%.
Exercício de fixação 2: Criar um novo arquivo com a seguinte frase “Curso Básico de Excel” dentro da célula E3, feito isso salve o arquivo onde você desejar.
Exercício de fixação 3: Abrir o arquivo que você criou no exercício 2.

Aula 1.4 – Criação e Formatação de Tabelas

Você pode usar uma de duas maneiras para criar uma tabela. É possível inserir uma tabela no estilo de tabela padrão ou formatar os dados como uma tabela em um estilo que você escolher.
 INSERIR UMA TABELA
  1. Em uma planilha, selecione o intervalo de células que você deseja incluir na tabela. As células podem estar vazias ou podem conter dados.
  2. Na guia Inserir, no grupo Tabelas, clique em Tabela.
  3. Atalho do teclado  Você também pode pressionar CTRL+L ou CTRL+T.

Dicas

  • Depois de criar uma tabela, as Ferramentas da Tabela se tornarão disponíveis e a guia Design será exibida. É possível usar as ferramentas na guia Design para personalizar ou editar a tabela.
  • Guia Design disponível enquanto a tabela estiver selecionada. Veja a ilustração abaixo.

Guia Design para formatar uma Tabela no Excel
Você também pode editar a Fonte, Tamanho Fonte, Cores, Fundos, Alinhamento, Mesclar, Bordas, Largura, Altura. Todas essas opções você encontra na aba “Início”, veja abaixo um exemplo de como alterar a fonte de um determinado um determinado local que foi selecionado (No exemplo, o local selecionado foi o cabeçalho da tabela).

Alterando fonte do cabeçalho da tabela.
Agora queremos que o campo valor de nossa tabela, tenha uma formatação padrão em R$ (Reais). Ainda na aba “Início”, vamos selecionar a coluna “valor” e aplicar essa regra conforme ilustração abaixo (Não se esqueça de clicar no tipo desejado).

Selecionando formato padrão de moeda.
Ainda podemos formatar individualmente uma célula, ou até mesmo todas as células selecionadas ao mesmo tempo, clicando com o botão direito em cima de uma célula seleciona, devemos clicar em “formatar célula” conforme ilustração abaixo.

Formatando células.
 Na janela de formatação de célula que abrirá poderemos editar:
  1. Formatação numérica: Exemplo Moeda.
  2. Alinhamento: Definir se é para Alinhar horizontalmente, verticalmente, ter recuo etc.
  3. Fonte: Tipo de Fonte, Tamanho, Negrito, Itálico, Efeitos, Cor etc.
  4. Borda: Definir bordas, Tamanho, Cor, Estilo etc.
  5. Preenchimento: Cor e Efeitos.
Agora uma funcionalidade básica do sistema, porém de muita importância é o Desfazer e Refazer. Salvando muitas pessoas desesperadas, quando percebem um erro causado por mero descuido. Para que esse descuido não seja fatal, há a funcionalidade de Desfazer e Refazer que nada mais é do que por exemplo apagar uma tabela sem querer e depois de clicar no botão desfazer, sua tabela volta.
Conheça os botões que lhe serão muito úteis.




Hora de Praticar:

Exercício 1:
  • Criar uma lista de desejo com as colunas produto, categoria, valor médio e Já Ganhou?
  • Alimentar esta tabela com sua lista de desejos.
  • Formatar conforme orientações do professor.
Exercício 2:
  • Criar uma pequena tabela com o titulo referente ao nome de um més.
  • Nesta tabela criar as colunas Categoria e outra Valoir.
  • Alimentar esta tabela com 4 categorias de despesas.
  • Replicar esta tabela usando o copiar, colar especial e colar para fazer uma tabela para cada mês do ano.
Exercício 3:
  • Criar uma tabela de gastos anuais com as colunas: categoria, data, descrição, valor e valor total.
  • Usar a ferramenta mesclar para unir as categorias de gasto e a coluna de valor total.
  • Montar uma tabela conforme as orientações do professor.
  • Exercícios resolvidos: ListaDeDesejosMeses Por GastoGastos Por Categoria




Aula 2.1 – Trabalhando com dados

Seleção múltipla:
Você pode clicar e arrastar.
Se você deseja selecionar células que não estão uma do lado da outra, você deve clicar na primeira célula, depois pressioner a tecla “Ctrl” do teclado e ir clicando nas outras células que você desejar.
Copiar/Recortar e Colar:
Você eventualmente irá precisar de um valor já preenchido em algum campo de sua tabela, ao invéz de você ficar digitando todo o conteúdo novamente, você pode simplesmente clicar sob a célula que você deseja copiar com o botão direito e clicando na opção “Copiar” e depois na célula que você deseja que tenha o valor copiado, clique com o botão direito e clique na opção “Colar”. Pronto.
Essa operação de Copiar, Recorar e Colar também pode ser feita com vários itens ao mesmo tempo e até mesmo uma tabela inteira. Basta você selecionar todos os itens desejados e sob um deles, clicar com o botão direito e escolher a opção “Copiar” ou “Recortar”.
Lembrando que a opção “Recortar”, remove o campo selecionado de sua célula original. Sendo assim, só deve ser utilizado quando você deseja mover o valor de um campo para outro.
Inserir e Excluir Linhas e Colunas de uma tabela:
Basta você clicar com o botão direito em cima da sua tabela, na posição desejada obviamente e escolher a opção desejada “Inserir” ou  ”Excluir“, feito isso irá surgir uma tela perguntando qual ação tomar, se você deseja “inserir/Excluir” uma linha, coluna, acima, abaixo etc.
Exemplificando:
Primeiramente vamos criar uma nova tabela conforme vimos na aula 1. Sendo ela uma lista de coisas a fazer, com as seguintes colunas: “Prioridade”, “Nome”, “Data de Entrega” e com 20 linhas.
Com a tabela criada vamos inserir informações dentro dela. Na primeira linha da tabela, na coluna referente a “Prioridade” vamos inserir o valor “1″, ainda na mesma linha, porém na coluna “Nome” vamos inserir o valor “Estudar” e no campo “Data de Entrega” a data de hoje.
Pronto. Preenchemos a primeira linha de nossa tabela. Porém ainda faltam 19 linhas. Mesmo sendo apenas três colunas, o tempo investido para preencher todos as células manualmente é grande.
Pensando nisso, o Excel criou a funcionalidade de “Copiar Arrastando”, Basta clicarmos na célula desejada que no canto inferior direito aparecerá uma caixa preta. Clique nela e arraste para a direção que você desejar.
Porém o Excel tem uma outra funcionalidade que utiliza do arrastar de uma forma mais interessante. O Excel atravéz de duas células em sequência consegue interpretar simples padrões, como por exemplo o de uma lista sequencial de números. Ou seja, apenas temos que escrever por exemplo: Na célula A1 e na célula A2 os números 1, 2 respectivamente, selecioná-los e no canto inferior direito clicar na caixa preta e arrastar para baixo. Desta forma, iremos evitar de ter que digitar manualmente toda esta sequência. E é claro, não funciona apenas com o valor “1″, funciona com a diferença entre os dois campos selecionados.
Esta funcionalidade de descobrir simples padrões também funciona com Datas.

Aula 2.2 – Trabalhando com múltiplas planilhas

Inserir dados em várias planilhas ao mesmo tempo:
No Excel 2007, é possível inserir os mesmos dados em várias planilhas sem ter que redigitar ou copiar e colar o texto em cada uma delas. Por exemplo, digamos que você queira colocar o mesmo texto de título em planilhas diferentes. Uma maneira de fazer isso é digitar esse texto em uma planilha e, em seguida, copiar e colar o texto em outras planilhas. Se houver várias planilhas, isso pode ser muito entediante.
Uma maneira mais fácil de fazer isso é usar a tecla CTRL para agrupar planilhas. Quando as planilhas estiver agrupadas, tudo o que você fizer em uma afetará todas as outras.
  1. Inicie o Excel. Uma nova pasta de trabalho em branco é exibida.
  2. Pressione e mantenha pressionada a tecla CTRL e, em seguida, clique em Planilha1Planilha2 e Planilha3.
Isso agrupa as planilhas temporariamente. Na barra de título, você verá o nome da pasta de trabalho seguido da palavra [Grupo].
  1. Clique na célula A1 da Planilha1 e digite: “Esses dados aparecerão em cada planilha.”
  1. Clique em Planilha2 e observe que o texto digitado apenas na Planilha1 também aparece na célula A1 da Planilha2. Esse mesmo texto também aparece na Planilha3.
Observação: Quando você clicar em outra planilha, o Excel desagrupará automaticamente as planilhas.

Utilizando dados de uma planilha em outra.
Cada planilha tem um nome. Este nome inicialmente é, na versão em português do Excel, Plan1, Plan2, etc. Mas este nome pode ser mudado, bastando para isso clicar duas vezes sobre a aba que contém um nome e editar este nome na caixa de edição que é ativada.
Em um documento do Excel, com duas planilhas, uma sendo “planilha1″ e a outra “planilha5″.
Para utilizarmos a célula B3 da “planilha5″ dentro da “planilha1″, devemos referenciar a célula da “planilha1″ da seguinte forma:
“planilha5!B3″
Ou seja, o nome da planilha mais “!”(acento de exclamação) mais o endereço da célula desejada.

Hora de Praticar:

Exercício de fixação 1: Crie três planilhas com os seguintes nomes: “Planilha01″, “Planilha02″, “Planilha03″, crie uma tabela com duas linhas e duas colunas começando na posição “C3″ ao mesmo tempo nas três tabelas.
Exercício de fixação 2: Na planilha 03, insira dentro da célula “D3″ o seguinte valor “Acessando dados da planilha03″. Feito isso, faça com que na planilha02 na célula “C4″ mostre o valor da célula “D3″ da planilha03.
Exercício 03:
  • Criar um documento 04 planilhas chamas: Turma 1 Bim 1; Turma 2 Bim 1;
    Turma 1 Bim 2; Turma 2 Bim 2;
  • Em cada planilha criar as colunas: aluno, presença e nota simultaneamente usando a função de agrupar planilhas;
  • Nas turmas 1 em ambos os bimestres, cadastre simultaneamente o nome de 4 alunos usando a função de grupos de planilhas.
  • Somente na turma 2 bim 1, cadastre os nomes de 4 alunos.
  • Agora na turma 2 bim 2, iguale usando a atribuição “=” para cada aluno na planilha turma 2 bim 1;

Aula 2.3 – Configuração de Páginas e Margens

Configuração de Páginas e Margens:

Na aba “Layout de Página“, você encontra opções de margem de página, orientação, fundo, tamanho da página etc. Basta clicar na opção desejada. Veja um exemplo na ilustração abaixo.



Aula 2.4 – Congelar painéis

Se você possui uma grande planilha com muitos dados e deseja sempre visualizar o cabeçalho da planilha, você deve usar o recurso de congelar painéis do Excel 2007.
Com sua planilha aberta selecione as colunas ou linhas que você deseja que sejam congeladas:
Na aba Exibição, clique em Congelar Painéis e novamente em Congelar painéis:
Pronto! A linha foi congelada e agora quando você for visualizar os dados, você continuará a ver o cabeçalho da planilha que criou. Lembrando que você pode congelar colunas também.

Aula 2.5 – Conceito de criação de fórmulas em Excel

Quando digitamos na célula um dado que não seja uma fórmula, este dado torna-se uma constante. Isto significa que ele não se altera mais.
Fórmula é um tipo de dado que resulta em um valor. A fórmula sempre se inicia com um sinal de (=) e o seu resultado pode ser alterado sem a necessidade de editar a célula.
Exemplo: Como isso funciona em uma calculadora convencional? Algo bem simples: 2 + 1 (dois mais um).
Na calculadora você digitaria o número 2 (dois), o sinal de + (Soma), o número 1 (um) e, por fim, o sinal de = (igual). Assim, o display irá exibir o número 3 (três).
No Excel, é quase a mesma coisa. A diferença é que o sinal de igual vem sempre antes (pois assim, o Excel saberá que o conteúdo da célula será o resultado de uma fórmula e não um texto simples), ou seja, ficaria =2+1.
  • 1 – Para testar, abra o Microsoft Excel e, em uma célula vazia (por exemplo A1) , digite =2+1
  • 2 – Pressione a tecla Enter (O resultado será exibido e a célula abaixo será selecionada).
  • 3 – Selecione a célula onde você digitou a fórmula clicando sobre ela com o mouse ou utilizando as setas de movimentação do teclado, e observe que a Barra de Fórmulas continua exibindo a fórmula digitada.

Dica 1: Você pode digitar a fórmula desejada diretamente pela barra de fórmulas. Basta lembrar de selecionar antes a célula desejada e de colocar o sinal de igual antes da fórmula;
Dica 2: Você pode alterar a fórmula digitada pela Barra de Fórmulas ou, se preferir, dê um clique duplo sobre a célula (assim você entrará no modo de edição da célula). Após modificar a fórmula, pressione a tecla Enter.

Outros Operadores

Agora que você já viu como fazer uma fórmula utilizando o operador + (Soma), vamos entender como funcionam os outros principais operadores:Subtração (-), Multiplicação (x) e Divisão (÷).
É bem fácil pois as únicas diferenças são que devemos utilizar o asterisco (*) para fazer multiplicações (e não x) e que usaremos a barra (/) para fazer divisões (e não ÷).
Ou seja, para fazer o cálculo “2 x 3” (dois vezes três) no Excel, digitamos a fórmula: =2*3.
Já para calcular “9 ÷ 3” (nove dividido por três) no Excel, digitamos: =9/3.
Segue operadores aceitos pelo Excel.
  • + Realiza adição (mais).
  • - Realiza subtração (menos).
  • * Realiza multiplicação (vezes).
  • / Realiza divisão (dividir).
  • ^ Realiza exponenciação (valor elevado).
  • % Realiza a porcentagem (porcento).
Quando utilizamos expressões, o Excel utiliza a precedência matemática dos operadores para a solução da expressão. Sendo assim, ele calcula nesta ordem: exponenciação, multiplicação ou divisão e por último soma e subtração (da esquerda para direita), também é interessante ressaltar que primeiro é calculado o que estiver entre parênteses, seguindo basicamente as regras matemáticas.
Dados aceitos em uma fórmula:
  • números
  • textos
  • datas
  • horas
  • matrizes e valores lógicos e
  • referências de outras células e planilhas.

Aula 2.6 – Fórmulas com endereços relativos


A utilização de endereços nas fórmulas, em vez de valores constantes, permite que, sempre que existir uma alteração nos valores que influenciam a fórmula, o resultado apresentado seja automaticamente atualizado.
Exemplo:
  1. Selecione a célula onde pretende efetuar o cálculo.
  2. Digite o sinal de “=”.
  3. Faça um clique na célula B3.
  4. Digite o operador “+”.
  5. Clique na célula C3.
  6. Confirme (Pressione enter).
Dizemos então que a fórmula possui  endereços relativos, porque ao ser copiada para as linhas seguintes, os seus endereços alteram-se, adaptando-se ás novas coordenadas e fazendo com que o utilizador não tenha de digitar várias fórmulas idênticas.
Hora de Praticar
Exercício1:
  • Crie uma tabela com 3 colunas, uma com altura, outra com largura e outra área.
  • Utilize a formula ÁREA = ALTURA * LARGURA
Exercício 2
  • Crie as colunas base, altura e área.
  • Calcule a área de um triângulo usando a formula
  • ÁREA = (ALTURA * LARGURA)/2
Exercício 3:
  • Crie as colunas: Graus F e Graus C
  • Calcule os Graus em F usando a fórmula:
  • C=(5*(F-32)/9)
Exercício 4::
  • Inserindo sua idade calcule seu peso ideal usando a fórmula:
  • PESO= (72.7*ALTURA)-58
Exercício 5:
  • Faça uma tabela para uma loja de tintas com as colunas: ALTURA, LARGURA, ÁREA, LITROS, GALOES e REAIS
  • Calcule a área total da parede;
  • Calcule a quantidade de tinta considerando 1 litro para cada 3 metros quadrados de tinta.
  • Calcule a quantidade de galões de tinta considerando cada c]galão com 3,6 litros.
  • Calcule o valor total em reais gastos em tinta considerando o galão valendo R$12,50.


Aula 3.1 – Fórmulas com endereços absolutos

Nem sempre é possível utilizar a cópia das fórmulas e a sua consequente adaptação a novas coordenadas, de forma direta.
Imaginem a seguinte situação:
Estamos montando uma tabela de produtos com seus respectivos preços com desconto no pagamento à vista já calculado.
Vamos definir o valor percentual que desejamos dar de desconto na célula “E2″.
Agora camos criar uma fórmula que utilize o valor de “E2″:
Na célula D5 vamos escrever: “=100*(1-E2)
Feito isso, automaticamente o Excel irá consultar o valor da célula “E2″ e mostrar o valor “100″ menos o desconto que você definiu na célula E2.
Ta! Eaí? Isso eu já sabia você pode dizer. É verdade, mas calma, ainda não terminamos.
Agora clique nessa célula e arraste para baixo para vermos o resultado. Você verá que o cálculo não está correto, pois ao arrastarmos o Excel tenta nos ajudas mudando o endereço de “E2″ para  ”E3″, “E4″, “E5″ e assim por diante. Porém não é isso que queremos!
Queremos o valor referente ao desconto fique apenas na célula “E2″ e para isso basta modificarmos a primeira fórmula que fizemos, deixando ela assim: “=100*(1-$E$2)
Nota: O “$” deve ser inserido na frente do item que desejamos fixar. Podendo ser utilizados individualmente.
No exemplo estamos bloqueando a movimentação nas linhas e colunas. Agora você pode arrastar copiando e o valor de desconto definido na célula “E2″ será utilzado em todas essas cópias.
O endereço absoluto difere do relativo, devido aos símbolos  $.

Hora de Praticar

Exercício 1:
  • Crie uma tabela com as colunas: produto, valor de compra, valor de venda, lucro.
  • Alimente com os produtos e seus valores de compra.
  • Faça o preço de venda multiplicando-o por uma constante = 1,3;
  • calcule o lucro de cada produto.
Resolvido: Margem de Lucro

Aula 3.2 – Fórmulas Matemáticas Básicas

O Excel conta com inúmeras fórmulas matemáticas, estatísticas, físicas e muitas outras para a automatização de cálculos em suas planilhas.
Nesta aula vamos estudar algumas destas fórmulas
Soma
Soma valores ou intervalos e retorna seu valor.
SOMA(núm1;núm2; …)

Multiplicação:
Esta função oferece como resultado a multiplicação entre vários valores.
MULT(núm1;núm2;…)
Raiz
Função que retorna a raiz de um número:
RAIZ(núm)
Resto
Esta função retorna o resto de uma divisão:
Mod(núm,divisor)
Inteiro
Retorna o valor inteiro de um número fracionário.
INT(valor)

Exercício 1:
  • Crie uma lista de compras com as colunas: produto, quantidade, total
  • Ao final use a operação soma para fazer o valor total da compra;
Exercício 2:
  • usando como base o exercício dos galões de tintas, modifique as colunas para que fiquem de acordo com: altura, largura, área, litros, latas 18, latas 3,6, valor 18, valor 3,6, valor total
  • Calcule a quantidade de tinta usando a regra de 1litro para cada 3 metros quadrados.
  • Calcule quantas latas de 18litros serão usadas, e quantas latas de 3,6 litros serão usadas.
  • Calcule os valores tomando como base, lata de 18litros custa R$34,00 e latas de 3,6 litros custam R$12,50;
Resolvidos: Latas de Tintas 2

Aula 3.3 – Validação de Dados

A validação de dados é muito importante principalmente para evitar o cadastramento de dados iguais de formas diferentes. Por exemplo o cadastro de Joinville, JVE, JLLE para uma mesma coluna.
Para isso existe a opção de filtro de dados. Sendo assim em uma tabela crie uma lista de opções válidas. Clique no campo que deseja validar e:
  • após selecionar o campo desejado vá a aba Dados
  • clique em Validação de Dados
  • escolha a opção lista
  • no campo fonte selecione a lista de campos válidos para esta célula
Como resultado você terá algo semelhante a figura abaixo:
Feito isso basta clicar e arrastar para que esta validação tenha valor a todos os campos desejados.
É possível também criar mensagens de erro para quando alguém tenta inserir um dado que não pertence a lista. Isso deixa sua planilha mais intuitiva e fácil de usar.

Outras Validações

O Excel permite também o uso de outras validações de dados como: Datas, Números, Frações, Inteiros e outros.

Hora de Praticar

Exercício 1:
  • Crie uma tabela de cadastro com os seguintes dados: nome, cidade, sexo, faixa de idade, peso, altura
  • Aplique a Validação de dados para o campo de cidade determinando 10 cidade brasileiras.
  • Aplique a Validação de Dados na coluna Sexo.
  • Aplique a Validação de dados para a faixa de idade de: 0 a 10, 11 a 30, 31 a 60 e acima de 60.
  • no campo peso permita somente valores inteiros.
  • no campo altura permita somente valores maiores que 20cm.
Resolvidos: VAlidação

Aula 3.4 – Exercícios de Fixação

Hora de Praticar:
Exercício 1:
  • crie uma lista de compras com as colunas: produto, categoria, quantidade, unidade, valor;
  • faça com que as categorias tenham seus dados validados para: matinais, higiene, saúde, frios, carnes e outras categorias que desejar.
  • valide os dados da unidade para os tipo: kg, g, un, litro
  • na coluna valor faça o total do valor unitário pela quantidade.
  • alimente sua planilha com no mínimo 15 itens e calcule o valor total da compra.
Exercício 2:
  • crie uma lista de lotes com as colunas: identificação do lote, largura, altura, área, taxa de valorização, valor e proprietário;
  • crie uma segunda tabela, que será a legenda utilizada como para a taxa de valorização com duas colunas: bairro e taxa. Nesta tabela crie uma taxa (valor do metro quadrado) para cada bairro: glória, costa e silva, aventureiro, boa vista, iririú. Especifique uma taxa de valorização do metro quadrado para cada bairro.
  • Voltando a tabela de lotes faça a validação para a taxa de valorização apontando para a lista de taxas que você criou anteriormente.
  • Faça a validação do proprietário de acordo com uma tabela de clientes.
  • Calcule a área, e posteriormente o valor do preço do terreno conforme a taxa de valorização selecionada.
  • Resolvido: Lotes



Aula 4.1 – Formatação Condicional

Iniciando então o nosso curso avançado, vamos iniciar nossas aulas com a Formatação Condicional.
A Formatação Condicional é uma forma automatizada de ilustrar melhor nossas planilhas. Com ela podemos alterar cores, adicionar figuras e diversas outras funcionalidades com base no valor de uma célula.
Com ela podemos montar tabelas com efeitos antes impossíveis nas versões anteriores do Excel 2007, veja a ilustração na figura abaixo:

Para iniciar a formatação condicional siga os passos:
  • Na Aba Início clique em “Formatação Condicional”
  • Em seguida clique em “Gerenciador de Regras”
Nesta tela vamos inserir as regras condicionais para cada situação desejada. Podemos criar várias condções diferentes como: maior que, menor que, entre e etc..
Vejamos agora um exemplo de aplicação desta funcionalidade
  • Lista de Pedido com: Produto, quantidade, valor unitário, total.

Hora de Praticar

Exercício 1:
  • Para praticar vamos montar a seguinte planilha:
  • insira as colunas: aluno, nota 1, nota 2, nota 3, nota 4 e média;
  • alimente a planilha com 10 alunos e suas respectivas notas.
  • cries regras condicionais para a coluna média considerando notas menores que 5, entre 5 e 7, entre 7 e 9 e maiores que 9.
Exercício 2:
  • Na mesma tabela do exercício anterior faça
  • insira novas colunas chamadas: aula 1, aula 2, aula 3 e aula 4 e outra chamada frequência
  • insira valores de 1 a 4 em cada coluna aula, e faça com que a frequência receba um valor de 0% a 100% conforme as presenças dos alunos.
  • crie uma formatação condicional de barra para a frequência de cada aluno.

Aula 4.2 – Funções Lógicas

As funções lógicas permitem extender as operações do Excel para um nível bem mais avançado. O domínio desta técnica realmente eleva e muito o nível do uso desta ferramenta.
As funções lógicas disponíveis no Excel 2007 são: SE, E, OU, NÃO, VERDADEIRO e FALSO. Sendo as duas últimas mantidas apenas para haver compatibilidade com versões anteriores do programa.
No entanto é muito importante que antes de se usar as funções lógicas você conheça os operadores lógicos.
  • > maior do que
  • >= maior ou igual
  • < menor do que
  • <= menor ou igual
  • <> não é igual
  • = igual a

Função SE

A função lógica SE pode ser utilizada para tomar decisões simples. Um exemplo: “Caso haja pão, compre pão, caso contrário compre batatas”
A sua forma de uso é bastante simples, veja:
SE(teste_lógico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso)
Ex didático: SE(‘HAVER PÃO’, ‘COMPRE PÃO’, ‘COMPRE BATATAS’)
Exemplo:
  • Exemplo de Função SE

Função E

Esta função retorna somente VERDADEIRO ou FALSO
A sua forma de uso é bastante simples, veja:
 E(lógico1;lógico2; …)
Ex didático:
  • E(2+2=4; 3+3=6)  Retorna VERDADEIRO
  • E(2+2=4; 3+3=7)  Retorna FALSO

Função OU

Esta função retorna somente VERDADEIRO ou FALSO
A sua forma de uso é bastante simples, veja:
OU(lógico1;lógico2;…)
Ex didático:
  • OU(2+2=4; 3+3=6)  Retorna VERDAREIDO
  • OU(2+2=4; 3+3=7)  Retorna VERDADEIRO
  • OU(2+2=6; 3+3=7)  Retorna FALSO

Função NÃO

Esta função retorna somente VERDADEIRO ou FALSO
A sua forma de uso é bastante simples, veja:
NÃO(lógico)
Ex didático:
  • NÃO(2+2=4)  Retorna FALSO
  • NÃO(3+3=7)  Retorna VERDADEIRO

Hora de Praticar:

Exercício 1: Usar a tabela de alunos usada anteriormente e fazer os seguintes passos:
  • adicionar a coluna situação;
  • nesta coluna mostrar Aprovado quando a média for maior ou igual a 7, e Reprovado quando menor;
Exercício 2: Crie uma nova tabela com as especificações a seguir:
  • colunas nome, tentativa 1, tentativa 2, resultado;
  • preencha a tabela com pelo menos 10 dados, e nas colunas tentativas preencha com dados de 0 a 10;
  • na coluna resultado mostre VERDADEIRO somente quando as duas tentativas receberem valores acima de 5;
Exercício 3: Na tabela do exercício 2, copie a tabela e crie outra exatamente igual logo abaixo e faça:
  • altere a lógica da coluna resultado para que apareça VERDADEIRO quando qualquer uma das tentativas for maior que 5;
Resolvidos: Exercicio 1Exercício 2Exercício 3



Aula 5.1 – Funções Encadeadas


Para ampliar as funcionalidades de cada uma das funções lógicas, o Excel permite que você crie funções encadeadas. Desta forma você pode ter condições que dependam uma das outras criando lógicas bastante complexas.
Digamos que você precisa de uma operação lógica que ofereça desconto de 10% para compras de até que R$100,00, descontos de 20% de até R$200,00 e 30% para compras maiores.. Como isso poderia ser feito? Simples, basta encadear duas funções SE. Veja
SE( (valor <= 100) ; valor*0,9 ; SE( valor <= 200 ; valor*0,8 ; valor*0,7 ) )
No exemplo acima esta aplicação pode ser lida assim:
Se valor da compra menor ou igual a 100, dar 10%
Se não, Se valor for menor ou igual a 200, dar 20%
Se não dar 30%
Exemplos:
  • Funções Encadeadas de IF
  • Funções com IF, E e OU

Hora de Praticar:

Exercício 1:
  • Faça uma tabela para o controle de preferência para escolha de uma raça de cachorro. Elabore uma planilha com os dados:
  • Colunas: Raça, Altura, Peso, Valor, Posso Comprar?
  • Elabore na coluna Posso Comprar a seguinte lógica: o cão só pode ser comprado se a altura for menor que 30, peso menor que 2 e valor menor que 300;
Exercício 2:
  • Usando como base a tabela do exercício anterior, altere a lógica do campo Posso Compar para:
  • Pode ser comprado no valor entre 200 e 400 reais se a soma da altura e peso não ultrapassarem 700;
Exercício 3:
  • Criar uma planilha de notas com alunos, nota 1, nota 2, nota 3 e média, frequência.
  • criar a coluna aprovado usando a seguinte lógica;
  • Aprovado somente se média anual for maior que 7, e frequência maior que 75%
  • Usar a formatação condicional nos campos notas, média e frequência e aprovado.
Exercício 4:
  • Usar a planilha de notas e frequência dos alunos, adicionar uma coluna EXAME, e efetuar os seguintes passos:
  • se a media anual for menor que 7 usar a nota do exame para verificar se o aluno está ou não aprovado.
  • so é permitido usar a nota de exame para a média final caso a média anual seja maior que 0, caso contrário o aluno é reprovado direto.

ategory Archives: Aula 6



Aula 6.1 – Gráficos

Uma boa forma de analisar os dados no Excel é por meio de gráficos. Na versão 2007 temos a disposição os seguintes tipos de gráficos:
  • Gráficos de colunas
  • Gráficos de linha
  • Gráficos de pizza
  • Gráficos de barras
  • Gráficos de área
  • Gráficos de dispersão (XY)
  • Gráficos de ações
  • Gráficos de superfície
  • Gráficos de rosca
  • Gráficos de bolhas
  • Gráficos de radar
Não estudaremos aqui todos os tipos. No entanto veremos como criar alguns modelos de gráficos.
Em nosso primeiro exemplo vamos usar a seguinte tabela:
Agora para criar um gráfico de seu desempenho escolhar basta:
  • selecionar os dados desejados
  • clicar na aba inserir
  • clicar em Colunas
Automaticamente o Excel criará um gráfico com as formatações padrões, conforme exemplo abaixo:
Para alterar as opções de cores, fontes e demais configurações de um gráfico basta clicar com o botão direito sobre a parte do gráfico em questão e formatar a parte desejada.

Hora de Praticar

Exercício 1:
  • crie uma planilha com as colunas: Vendedor, Trimestre 1, Trimestre 2, Trimestre 3, Trimestre 4.
  • Alimente as tabelas com os dados de venda de 4 vendedores e crie gráficos de linhas e colunas para esta série de dados.
Exercício 2:
  • Usando a tabela anterior, crie uma coluna chamada total de vendas.
  • Some todas as vendas do ano para cada vendedor e crie um gráfico pizza comparando as vendas de cada vendedor no ano.
Exercício 3:
  • Crie uma planilha com as colunas: informação, janeiro, fevereiro … dezembro
  • crie uma linha chamada volume processado
  • crie outra linha chamada volume faturado
  • gere um gráfico que mostre a relação da água processada, o volume cobrado e o que se perde no processo.
Exercício 4:
  • usando como base o exercício anterior, crie tabelas com os resultados trimestrais.
  • gere gráficos de pizza que relacionem as informações sobre o uso da água.

Aula 6.2 – Gráficos com Metas


Para criar um gráfico com indicadores de metas é necessário cria-lo a partir de uma tabela onde estas metas já estejam especificadas. Como exemplo usaremos a seguinte série de dados:
Para criar o gráfico em questão selecione toda a série de dados e crie um gráfico de colunas conforme visto na lição anterior.
O resultado será algo parecido com:

Para transformar a última coluna em uma linha de metas, clique sobre ela com o botão esquerdo selecionando-a. Em seguida clique com o botão direito e vá em “Alterar tipo de gráfico da série”
Feito isso selecione o modelo desejado. Para este exemplo selecionamos o tipo linha que resultou na representação a seguir:

Hora de Praticar

Exercício 1:
  • Crie uma planilha com as colunas: mês, rh, produção, administração, TI e média.
  • Preencha as linhas com os dados de despesa de cada setor para os meses de janeiro a junho.
  • crie um gráfico que aponte as despesas dos setores por mês.
  • adicione ao gráfico a linha com as médias de gastos de cada mês afim de observar o quanto cada setor consumiu além ou abaixo da média de consumo mensal.
 Exercício 2:
  • crie uma planilha com as colunas: vendedor, janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho
  • alimente as linhas com os nomes de seus vendedores e suas vendas para cada mês.
  • crie a última linha com as metas de venda para cada mês.
  • crie um gráfico que ilustra as vendas mensais de cada vendedor, e sua aproximação perante a meta estipulada.

Aula 6.3 – Soma Condicional

A soma condicional é uma ferramenta do Excel que aplica a autosoma com base em uma condição de um intervalo.
Sua forma de uso é:
=SOMASE(intervalo, critérios, [intervalo_soma])
Sendo assim no exemplo a seguir:
Os valores somados foram todos os que estavam marcados como OK. A fórmula utilizada foi:
=SOMASE(G13:G16;”OK”;F13:F16)

Hora de Praticar:

Exercício 1:
  • Crie uma planilha com as colunas: Cliente, produto, valor, situação.
  • Faça a validação dos dados e crie 4 clientes, 3 produtos e as situações pendente e pago;
  • Alimente a planilha com os dados de pelo menos 10 vendas.
  • Crie um indicador em outra planilha que mostre o valor total de todos os produtos pagos.
  • Crie indicadores que mostrem a quantidade total de vendas para cada produto, independentemente de estar pago ou não.

Aula 6.4 – Assistente de Soma Condicional

Com este assistente podemos fazer somas condicionais que dependam de duas condições. Para isso primeiro habilite a soma condicional nas Opções de Excel -> Suplementos -> Assistente de Soma Condicional.
Após ativado usamos o assistente de soma condicional na tabela a seguir:


Ao selecionar o Assistente de soma condicional, selecione a fonte de sua tabela e cria as condições para que só sejam somados os itens faturados e entregues.



Com base nestes dados o valor da soma condicional dos produtos em questão foi representado assim:

Hora de Praticar
Exercício 1:
  • usando como base o exercício anterior, crie um indicador para cada produto que faça a soma do faturamento desde que o produto tenha a situação “pago”.


Aula 7.1 – Filtrar e Classificar

Quando trabalhamos com uma grande quantidade de dados muitas vezes é necessários classificar e/ou filtrar estes dados para que possamos encontrar uma informação desejada. Para esta finalidade existe uma ferramenta de filtragem de dados que permite que a organização dique simples e dinâmica.
Veja um exemplo abaixo:


Como utilizar a ferramente

A utilização desta ferramenta é bastante simples, basta seguir os passos:
  • Faça uma seleção da tabela com os dados a serem filtrados.
  • Com as células selecionadas clique na aba Dados
  • Em seguida clique em filtros.
Desta forma o filtro é criado automaticamente, e para fazer a filtragem dos dados basta clicar no item em questão conforme figura abaixo:

 

 

Hora de Praticar:

Exercício 1:
  • Vamos supor que você tenha uma distribuidora de verduras, esta vende alface, batatas, feijão, pepinos e aipo.
  • Para controlar suas vendas monte uma tabela de pedidos com as colunas: cliente, estado, cidade, item pedido, situação;
  • Para cada venda sua, alimente a planilha com o nome do cliente, cidade, estado e o item pedido. Marque também se este pedido já foi pago ou ainda está pendente.
  • Alimente a tabela com os dados de cada pedido com no mínimo 15 vendas.
  • Aplicar os filtros nesta tabela para poder encontrar:
  • todas as vendas de batatas;
  • todas as vendas de um determinado cliente;
  • todas as vendas pendentes;
  • todas as vendas de batata pagas;
  • todas as vendas de feijão pendentes;
  • vendas para um determinado estado;
  • vendas pagas a uma cidade;
  • vendas pagas de aipo, feijão e batatas agrupadas.

Filtro de dados numéricos

A ferramenta de filtros é bastante genérica, e permite automaticamente a filtragem de vários tipos de dados. Com isso veremos agora os filtros numéricos para intervalos de dados e seleções especiais com base nos valores das células.
Para fazer este tipo de classificação faça:
  • a seleção de uma coluna com dados numéricos
  • na aba início clique em Classificar e Filtrar
  • em seguida clique em Filtro
A ferramenta de filtro detecta automaticamente que esta coluna tem dados numéricos e habilita filtros bastante diferenciados. Observe que ao clicar no filtro teremos uma opção exclusiva de “Filtros de Número” observe as opções disponíveis na figura abaixo:

 

 

Hora de Praticar:

Exercício 2:
  • Sabendo da existência deste novo tipo de filtro, vamos adicionar agora a nossa planilha de controle de vendas os valores de cada venda;
  • Na tabela do exercício anterior crie a coluna Valor antes da coluna situação;
  • Alimente a coluna valor com os valores dos pedidos em questão;
  • Com base neste novo tipo de filtro faça os seguintes levantamentos:
  • os valores pendentes acima de R$200,00
  • vendas entre R$100,00 e R$250,00
  • todos os valores pagos acima da média
  • todas as vendas de batata que ainda não foram pagas.

Filtros de Datas

O Excel permite também que exista os filtros por data. Ele detecta automaticamente que está trabalhando com este tipo de dado e permite filtros bastante úteis. Para ativa-los siga os passos:
  • faça a seleção de uma coluna com dados do tipo data
  • na aba início clique em Classificar e Filtrar
  • em seguida clique em Filtro
Em seguida basta clicar no filtro, e escolher as condições conforme sua necessidade.

Hora de Praticar:

Exercício 4:
  • Conforme vamos adquirindo mais conhecimento no Excel podemos ir melhorando o nosso controle empresarial. Agora vamos controlar também as datas em que as vendas aconteceram.
  • Na tabela do exercício anterior crie a coluna Data a esquerda da coluna Cliente
  • Complete seus pedidos com as datas das negociações.
  • Faça os filtros:
  • pedidos pendentes anteriores a 30 dias;
  • vendas pendentes entre 12/01/11 até hoje.
  • todas as vendas para um determinado cliente anteriores a 2003.
Exercício 5:
  • Primeiramente coloque formatações condicionais para os valores, e para as situações.
  • Vamos utilizar mais alguns tipos de filtros que podem nos ajudar no futuro. Para isso tente utilizar as seguintes opções:
  • maiores e menores que a média
  • filtro po espaços em branco
  • filtrar por cor com base na formatação condicional.
  • utilize livremente outras opções de filtro.

Aula 7.2 – Tabelas Dinâmicas

As tabelas dinâmicas são um recurso poderoso do Excel. Elas permitem que você crie relatórios rápidos com o levantamento de diversos dados diferentes partindo de uma mesta planilha de dados.
Com as tabelas dinâmicas, podemos resumir ainda mais uma consolidação de dados e dinamizar as análises de usando este recurso. Um exemplo prático seria utilizar uma tabela com todos os dados de venda de uma empresa por mês, cliente e valor. Com base nestes dados podemos construir uma tabela dinâmica que nos gere diferentes dados.
Veja o exemplo da planilha abaixo:

Para criar uma tabela dinâmica com estes dados:
  • clique na Aba Inserir
  • clique em Tabela Dinâmica
Na janela correspondente a configuração desta ferramenta, você será obrigado a selecionar os dados que serão as fontes de sua tabela dinâmica. E terá que especificar um destino onde esta tabela será montada.
 
Por padrão o Excel cria sempre uma nova planilha para a geração destes dados. E nós vamos manter este método.
Feito isso você deverá selecionar as especificações de sua tabela conforme o resultado desejado.
 
O resultado de sua tabela dinâmica seguirá as especificações e características selecionadas conforme as especificações acima. Para ilustrar o seu funcionamento segue o resultado de uma tabela dinâmica abaixo.
 

Hora de Praticar

Exercício 1
  • Crie uma planilha chamada 2010 com as colunas: cliente, cidade, mês, produto, valor, situação;
  • Faça a validação dos dados para as colunas mês, cidade, produto e situação com listas suspensas.
  • Faça a validação do campo valor para receber somente números.
  • Faça a formatação condicional no campo situação para mostrar fundo verde quando pago, e fundo vermelho quando pendente.
  • Crie uma tabela dinâmica criando diversos relatórios com características diferentes.
 

Aula 7.3 – Gráficos Dinâmicos


Os gráficos dinâmicos são parte do conjunto de ferramentas de análise de dados. Com eles é possível criar gráficos onde com filtros dinâmicos podendo assim criar várias análises diferentes com base em comparações e hipóteses diferentes.
A criação de gráficos dinâmicos segue uma linha bem semelhante a criação de tabelas dinâmicas. Para sua criação é necessário:
  • selecionar uma série de dados
  • clicar na Aba Inserir;
  • clicar na flecha abaixo de Tabela Dinâmica
  • selecionar a opção gráfico dinâmico.
Assim como as tabelas dinâmicas é necessário escolher a fonte dos dados, e em seguida a planilha destino onde estes dados serão inseridos.
Para configurar seu gráfico espeficifique como serão formatados os seus dados.
 
E utilise os filtros de dados conforme cada tipo de gráfico que deseja gerar.

 

 

Hora de Praticar

Exercício 1:
  • Crie uma planilha com as colunas: Fornecedor, Serviço, Valor Compra, Valor Venda, Lucro, mês, ano.
  • Valide os campos ano (2008, 2009, 2010), Serviço (instalação, habilitação, manutenção), Fornecedor (criar 3 fornecedores)
  • Faça com que o cálculo do campo Valor de venda seja igual ao valor de compra multiplicado por uma “margem de lucro”
  • Calcule para cada linha o lucro.
  • Alimente a tabela com no mínimo 20 entradas distintas.
  • Crie um gráfico dinâmico e faça diversos filtros explorando as funcionalidades da ferramenta.

aula 8.1 – Consolidação de Planilhas

A consolidação de dados tem a finalidade de automatizar e facilitar a análise de dados agrupando-os de diversas planilhas em um único resultado.
Uma aplicação prática bastante interessante seria se você tivesse um resumo mensal de vendas de um determinado produto dividido em várias planilhas. Caso você precise fazer um levantamento dos valores totais seria necessário fazer a soma de cada campo individualmente relacionando-os na planilha de balanço anual todos os campos totais de cada mês.
Para facilitar este processo o Excel oferece uma ferramenta de consolidação automática.
Para fazer a consolidação destes dados siga os passos:
  • crie duas ou mais planilhas com dados e totais das linhas e colunas.
  • em uma planilha vazia clique na aba Dados e depois em Consolidar
  • selecione agora as os dados das 3 planilhas s serem consolidadas.
  • não esqueça de selecionar a função, que neste caso será a de somar todos os dados para a consolidação.
Nesta tela anterior é possível adicionar e remover referências de diversas planilhas diferentes. Você também pode consolidar dados de uma mesma planilha desde que estas tenham as mesmas formatações.

Hora de Praticar

Exercicio 1
  • Vamos consolidar os dados de venda de nossa empresa distribuidora de alimentos com base nas vendas de Janeiro, Fevereiro, Março de 2011. Para isso crie uma planilha para cada mês, e dentro delas alimente com os valores das vendas.
  • Em cada um dos meses faça especifique as vendas dos produtos,: carne, higiene, matinais e padaria. Considere que os produtos foram distribuidos para: Joinville, Jaraguá, Floripa, Blumenau.
  • Sendo assim nas planilhas mensais crie as colunas: região, carnes, higiene, matinais, padaria;
  • E as linhas: Joinville, Jaraguá, Floripa, Blumenau;
  • Alimente as planilhas com os dados das vendas de cada produto para as suas respectivas regiões.
  • Para cada uma das planilhas mensais, faça os totais de vendas por região e por produto.
  • Crie agora uma planilha chamada Primeiro Trimestre e faça a consolidação dos dados com as vendas do primeiro trimestre do ano.



Aula 8.2 – Atingindo Metas

A ferramenta atingindo metas é uma versão mais simples da ferramenta Solver que veremos mais adiante em nosso curso. Ela permite que você ajuste um resultado conforme um determinado parâmetro máximo, mínimo ou meta a ser atingida.
Esta ferramenta pode ser bem aplicada em situações onde um resultado deve ser especificado com base em um único valor. Sendo assim ao invés de utilizarmos o método de erro e acerto para chegar a um resultado, deixamos que o Excel automatize este processo.
Vamos então utilizar a ferramenta atingir metas:
  • Vá na Aba Dados,
  • Em Testes de Hipóteses clique em Atingir Meta
  • Configure a ferramenta nesta tela:
Onde:
  • Definir célula é a célula a ser controlada
  • Para valor é o valor que se deseja atingir, a meta em sí
  • Alterando célula é a célula que será ajustada conforme a meta a ser atingida.

Hora de praticar

Exercício 1:
  • Vamos fazer agora nossa compra do mês, faremos então um levantamento no Excel dos produtos, quantidades e valores dos produtos. Utilizando estes dados vamos fazer a soma do valor total de cada produto e por fim o valor final de toda a nossa compra.
  • Para isso crie uma tabela com as colunas: produto, quantidade, valor unitário e valor total.
  • Ao final da coluna valor total crie a soma de todos os itens comprados.
  • Crie uma outra tabela ao lado desta que simule o parcelamento do valor total das compras em seu cartão de crédito. Para isso faça com que o cálculo use o valor total da compra, divido por um número de parcelas que resulte o valor da parcela mensal.
  • Agora use a ferramenta Atingir Metas para estipular em quantas vezes você deve parcelar esta lista de compras de modo que a parcela fique próxima dos R$50,00.
Exercício 2:
  • Vamos agora usar uma outra aplicação para a ferramenta de atingir metas. Crie uma planilha semelhante ao exercício anterior, com produtos, quantidade, valor de compra, valor de venda e total. Vamos controlar agora o lucro mediante a venda de produtos que temos em estoque.
  • Alimente sua planilha com os valores de compra, e faça com que os valores de venda sejam calculados com base em uma margem de lucro contida em uma célula especificada por você.
  • Calcule quanto você ganhará vendendo todos os seus produtos conforme as quantidades estipuladas.
  • Agora utilize a ferramenta Atingir Metas para que ela altere a sua margem de lucro para que você atinja um valor de venda desejado.

Aula 8.3 – Funções de Análise

Função Maior

Retorna o maior valor k-ésimo de um conjunto de dados. Você pode usar esta função para selecionar um valor de acordo com a sua posição relativa. Por exemplo, você pode usar MAIOR para obter o primeiro, o segundo e o terceiro resultados.
MAIOR(matriz;k)\
Matriz é a matriz ou intervalo de dados cujo maior valor k-ésimo você deseja determinar.K é a posição (do maior) na matriz ou intervalo de célula de dados a ser fornecida.

Função Menor

Retorna o menor valor k-ésimo do conjunto de dados. Use esta função para retornar valores com uma posição específica relativa em um conjunto de dados.
MENOR(matriz;k)
Matriz é uma matriz ou intervalo de dados numéricos cujo menor valor k-ésimo você deseja determinar.K é a posição (a partir do menor) na matriz ou intervalo de dados a ser fornecido.

Função Mínimo

Retorna o menor número na lista de argumentos.
MÍNIMO(núm1;núm2;…)
Núm1, núm2,… são de 1 a 255 números dos quais você deseja saber o valor mínimo.

Função Máximo

Retorna o valor máximo de um conjunto de valores.
MÁXIMO(núm1;núm2; …)
Núm1, núm2,… são de 1 a 255 números cujo valor máximo você deseja saber.

Função Média

Retorna a média (média aritmética) dos argumentos.
MÉDIA(núm1, [núm2],…)
A sintaxe da função MÉDIA tem os seguintes argumentos:núm1 Necessário. O primeiro número, referência de célula ou intervalo para o qual você deseja a média.núm2, … Opcional. Números adicionais, referências de célula ou intervalos para os quais você deseja a média, até no máximo 255.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates