sábado, 1 de junho de 2013

Trabalhando com Horas Negativas

Você já precisou trabalhar com cálculos de horas, onde alguns casos poderiam ser negativos? Por exemplo, um débito de horas trabalhadas num período trabalhado. Parece ser um grande problema quando desejamos mostrar horários negativos, mas não é.

No exemplo abaixo, calculamos a diferença de horas trabalhas e a carga horária diária. Quando o resultado é negativo veja o que acontece:

Figura 1 - Sistema de data 1900
Como o Excel armazena as datas e horários como valores numéricos, você pode adicionar e subtrair esses valores. Porém quando tentamos exibir um valor de horas negativos, é mostrado uma sequencia de tralhas (####). Isso acontece pois o sistema de datas padrão do Excel é chamado de Sistema de Data 1900, que não suporta esses valores negativos.
Para solucionarmos isso, basta alteramos para o Sistema de Data 1904, indo até o menu Arquivo > Opções e na guia Avançado, marcamos a opção usar Sistema de Data 1904.

Figura 2 - Alterando o sistema de data para 1904
Pronto. Agora podemos mostrar horários negativos.

Figura 2 - Resultado com o novo sistema de data
Atenção. Você deve tomar cuidado caso sua pasta de trabalho esteja interligada com outras pastas de trabalhos que estejam com o formato diferente do Sistema de Data 1904. Isso pode causar alguns resultados incorretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates