sábado, 1 de junho de 2013

Formatação Condicional: Gráfico de Colunas




Se o Excel tem muitos recursos úteis, um desses recursos é a formatação condicional. Mas é uma pena que não é aplicável a gráfico. Mas nem tudo está acabado, vou mostrar neste tutorial como aplicar (com um ajuste técnico) uma formatação condicional ao gráfico de barras.
Para esse exemplo, iremos utilizar como dados, os clubes do campeonato brasileiro de 2012 e suas pontuações. Na nossa planilha, os dados estão classificados por ordem alfabética de clubes.
Irei apresentar dois exemplos para poder fixar melhor. Então mãos-à-obra.
1º Exemplo: Aqui faremos com que as barras dos clubes que tiveram pontuação acima de 60, seja automaticamente colorida de verde.
Primeiro Passo: Crie uma coluna ao lado da coluna pontuação, com o título Pontos Ganhos (> 60) e na célula C3 digite a fórmula: =SE(B2>60;B2;NÃO.DISP()). Esta fórmula verifica se o valor da célula B2 é maior que 60, caso verdadeiro, ele retorna o próprio valor da célula B2, caso contrário retorna o valor #N/D
Em seguida, selecione os dados da célula A1 até C21 e vá em INSERIR > Gráfico de Colunas > Colunas Agrupadas. Teremos o seguinte resultado.


Ótimo. Mas agora os clubes com mais de 60 pontos estão aparecendo com duas colunas, o que fazer? Simples, sobrepor uma coluna a outra. Clique com o botão direito em qualquer coluna e escolha Formatar Série de Dados, na caixa de diálogo, em opções de série, na caixa Sobreposição de Séries, digite 100%, para que uma coluna fique totalmente sobre a outra.
E por fim, formate o preenchimento da série para a cor verde.
Altere os valores da pontuação dos outros times, e veja o resultado final.
2º Exemplo: Neste exemplo, faremos com que as barras dos 4 times com maior pontuação sejam coloridas de verde, e os 4 times com menor pontuação de vermelho.
Segue o mesmo raciocínio do exemplo anterior, porém desta vez teremos duas colunas, em vez de uma, a qual daremos os nomes de Libertadores e Rebaixados. As fórmulas usadas serão:
Célula C2: =SE(B2>=MAIOR($B$2:$B$21;4);B2;NÃO.DISP())
Esta fórmula verifica se o valor da célula B2 é maior ou igual ao quarto maior valor da série B2 até B21, caso verdadeiro, ele retorna o próprio valor da célula B2, caso contrário retorna o valor #N/D
Célula D2: =SE(B2>=MENOR($B$2:$B$21;4);B2;NÃO.DISP())
Esta fórmula verifica se o valor da célula B2 é menor ou igual ao quarto menor valor da série B2 até B21, caso verdadeiro, ele retorna o próprio valor da célula B2, caso contrário retorna o valor #N/D
Semelhante ao exemplo anterior formate as colunas para serem exibidas sobrepostas, nas cores vermelhas e verdes, conforme enunciado do exemplo. O resultado será o seguinte:

Se desejar, você pode baixar a planilha usada nesse artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates