domingo, 7 de outubro de 2012

57. Atribuição de nomes

57. Atribuição de nomes
Para aumentarmos nossa produtividade podemos utilizar em funções como SOMA, MÁ-XIMO, SE, OU, PROCV, TABELA DINÂMICA e em muitas outras a substituição das refe-rências das células por ―apelidos‖ ou ―nomes‖ atribuídos as matrizes de dados.
Veja o exemplo abaixo. A função PROCV deve localizar o estado através da representação da UF. Veja abaixo a sintaxe da função na célula de pesquisa do Estado. =PROCV(G2;A1:C28;2;0)



Observe que, no segundo argumento, digitei a referência da matriz (A1:C28). Se atribuir-mos nome para essa matriz tornará o processo mais simples e confiável.
Uma das desvantagens de utilizarmos as referências é que, ao copiar a fórmula para outras células, haverá o deslocamento das referências da matriz. Isso não ocorreria se protegêssemos a matriz ($A$1:$C$28). Mas sempre corremos o risco de esquecer de fazer essa proteção não é ?
Para nomear uma faixa de células, siga o seguinte procedimento.



1. Selecione a área dos dados (de A1 até C28).
2. Na caixa de nome, clique sobre a referência que esteja aparecendo. O texto será selecionado. Digite o nome que deseja dar à faixa de valores e pressione ENTER. (Caso não seja pressio-nado o ENTER não será gravado o nome da faixa de dados).
3. Observe como ficará a caixa de nome:



4. Veja agora as funções utilizadas no campos Estado e Capital com a substituição das referên-cias pelo nome da faixa de dados.
=PROCV(G2;ESTADOS;2;0) =PROCV(G2;ESTADOS;3;0)
5. Caso você deseje visualizar todos os nomes dados às células em sua planilha, clique na seta do lado direito da caixa de nome. Todos os nomes serão exibidos como na figura abaixo.



Podemos também manipular os nomes das faixas de dados utilizando o Gerenciador de Nomes.
1. Clique na guia Fórmulas
2. Localize a galeria Nomes Definidos
3. Clique no botão Gerenciador de Nomes. A tela abaixo será exibida.




4. A faixa de nomes ESTADO está na lista. O campo Refere-se a: indica de qual faixa de dados que representam o nome. Neste caso ESTADO indica uma faixa de valo-res da planilha ATRIBUIÇÃO DE NOMES de A1 até C28.
Se quisermos alterar ou excluir o nome das faixas atribuídos, podemos clicar sobre o nome e depois nos respectivos botões EDITAR ou EXCLUIR.
Podemos utilizar outras funções com os nomes, por exemplo:
=CONT.VALORES(ESTADO)
o resultado seria 81 pois serão contados todas as células preenchidas de A1:C28.
Outra vantagem do nome para faixa é que esse nome poderá ser utilizado por qualquer pla-nilha dentro da pasta em que foi criada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates