As barras e colunas de um gráfico podem transmitir melhor o recado se estiverem preenchidas com uma ilustração que tenha a ver com a informação que representam. No gráfico abaixo, por exemplo, usamos carros, casas e tomates para ilustrar as séries transporte, habitação e alimentação, respectivamente. Para fazer isso no Excel 2007, criamos um gráfico de barras 2D. Em seguida, com o botão direito do mouse clicamos numa das barras do gráfico para selecionar todos os elementos daquela série e escolhemos Formatar Série de Dados. Na caixa de diálogo seguinte, clicamos em Preenchimento à esquerda. No painel à direita, marcamos a opção Preenchimento com Imagem ou Textura, clicamos em Arquivo para selecionar a imagem definida anteriormente, e marcamos, logo abaixo, a opção Empilhar. Para concluir, clicamos em Fechar. Repetimos a operação para selecionar as imagens para as demais séries de dados.
Gráfico de pizza dentro de outra pizza
Depois que o Excel gerar o gráfico, clique com o botão direito do mouse sobre ele, caso sinta necessidade de alterar o trabalho, e selecione a opção Formatar Série de Dados > Opções de Série (Formatar Série de Dados > Opções no Excel 2003). Na janela seguinte, em Dividir Série Em você poderá escolher quais fatias deverão ser exibidas no gráfico secundário, repartindo a série por Posição, Valor, Valor Percentual ou Personalizado. Em A Segunda Plotagem Contém... , que varia de acordo com o critério anteriormente escolhido, é possível definir o número de valores que serão exibidos. No gráfico de exemplo, dividimos a série em valor percentual e optamos por mostrar no segundo gráfico todos os valores inferiores a 3%.
Vire um ás nas pizzas, barras e colunas
Explore os principais recursos de edição e formatação que o Excel 2007 oferece para a produção de gráficos
A maneira mais eficiente de representar conjuntos de números é por meio de gráficos. Nesse ponto, o Excel 2007 evoluiu por um lado, mas ficou na mesma por outro. Quem sentia falta de mais tipos de gráfico não ficou nada feliz com a versão mais recente, que traz exatamente as mesmas opções que as anteriores. Mas, no quesito acabamento, os gráficos atuais estão bem mais apurados e as possibilidades de edição estão infinitamente superiores.
Escolha do gráfico
Quando seus dados estiverem preparados para o gráfico, abra a guia Inserir e selecione um dos gráficos no grupo correspondente para abrir o menu e escolher uma das opções do tipo escolhido. O Excel oferece 11 tipos de gráficos. Nem todos eles são exibidos nesse grupo de menu Inserir. Para ver todos, selecione a opção Todos os Tipos de Gráfico que aparece nos menus que surgem quando se clica em qualquer botão do grupo Gráficos ou então clique na setinha localizada no canto inferior direito do grupo para abrir a caixa de diálogo Inserir Gráfico. Nessa janela, selecione um tipo à esquerda e o layout desejado à direita. Clique em OK para conferir.
Nova escolha
Caso considere depois que o gráfico escolhido não é o adequado para suas necessidades, clique na guia Design e clique no botão Alterar Tipo de Gráfico do grupo Tipo (para que esta guia apareça, o gráfico precisa estar selecionado na planilha). Isso faz você retornar à caixa de diálogo Inserir Gráfico para fazer uma nova escolha. É mais rápido do que percorrer todo o caminho indicado no passo anterior.
Linha por coluna
A faixa de opções Design traz outras ferramentas que você pode usar para ajustar o gráfico. Vamos supor, por exemplo, que você queira trocar os eixos – passar o que está no eixo vertical para o horizontal e vice-versa. Basta clicar no botão Alternar Linha/Coluna para ver o efeito na tela. Clique novamente para voltar à versão original.
Mudanças no layout
O Excel 2007 não traz a caixa de diálogo Opções do Gráfico, na qual é possível definir título do gráfico e dos eixos, posição da legenda, linhas de grade, rótulos de dados e folha de dados até o Excel 2003. Na nova versão, você pode clicar no gráfico, abrir a guia Design e selecionar uma das opções disponíveis no grupo Layout de Gráfico. Os ícones são ilustrativos. Se um deles traz título e legenda, por exemplo, esses itens aparecem em seus respectivos lugares quando a opção é selecionada. Clique num deles para aplicar o layout ao gráfico e, se for o caso, clique depois nos elementos no gráfico para preenchê-los. Lembre-se também de que esses elementos do layout podem ser excluídos ou deslocados posteriormente.
Ajustes nos rótulos
Quaisquer outras alterações nos elementos do gráfico podem ser feitas com as ferramentas do grupo Rótulo da guia Layout. Clique, por exemplo, no botão Título do Gráfico. No menu que se abrirá, você poderá excluí-lo (opção Nenhum), sobrepô-lo ao gráfico ou posicioná-lo acima dele. Poderá também selecionar Mais Opções de Título para alterar detalhes como preenchimento, cor de borda, estilo de borda, sombra, efeito 3D e alinhamento. Faça o mesmo para definir detalhes dos eixos horizontal e vertical, legendas, rótulo de dados e tabela de dados clicando nos botões correspondentes do grupo.
Eixos e fundos
As ferramentas dos grupos Eixos e Plano de Fundo da guia Layout têm funções semelhantes às do grupo Rótulos. No primeiro deles estão as ferramentas Eixo e Linhas de Grade. No segundo, ficam os botões de acesso às ferramentas Área de Plotagem, Parede do Gráfico e Base do Gráfico e Rotação 3D. Clique e escolha uma opção do menu e, se for o caso, do submenu para configurar esses elementos. Em Eixos, por exemplo, é possível selecionar o padrão ou escolher uma nova escala de valores (milhares, milhões, bilhões e escala logarítmica), além de se chegar à caixa de diálogo de estilos de formatação (Mais Opções...).
Objetos do gráfico
Há outras maneiras de formatar linhas de grade, rótulos de dados, legendas, títulos, parede eixos etc., além das próprias séries de dados. Um jeito é acionar a guia Layout , abrir o menu dropdown Elementos do Gráfico, situado no campo canto superior esquerdo da faixa de opções, selecionar um dos itens da lista e depois clicar no botão Formatar Seleção que fica logo abaixo desse menu. Outra é clicar no elemento no próprio gráfico e depois no botão Formatar Seleção. Essa ação abrirá as mesmas caixas de diálogo acionadas pela opção Mais Opções... mencionada anteriormente.
Novos estilos
Se quiser mudar o estilo do gráfico, o caminho é abrir a guia Design e selecionar uma opção no grupo Estilos do Gráfico. Para ver todas as possibilidades, clique nas setinhas para cima ou para baixo ou clique no botão com a seta e um traço para abrir o leque completo. Os estilos combinam cores de preenchimento, bordas e fundos diferentes.
Linha de tendência
Em alguns tipos de gráfico, como área, dispersão e linha, um elemento adicional pode contribuir na análise dos números. Uma linha de tendência, por exemplo, ajuda a prever o faturamento de um período tendo por base os resultados dos anos anteriores. Para acrescentar um desses recursos, clique no gráfico, abra a guia Layout e clique no botão Análise para abrir o menu. Selecione um dos tipos e, em seguida, uma das opções predefinidas.
Estilo diferenciado
Mas e se você quiser mudar o preenchimento, o contorno e o efeito de forma de uma série de dados, título, fundo ou outro elemento do gráfico? Selecione o gráfico, clique em Formatar. Em seguida, selecione o elemento que quer alterar no gráfico - ou use o menu situado no canto superior esquerda da faixa de opções Formatar para escolhê-lo – e, depois, clique na opção desejada do grupo Estilos de Forma. Há alguns estilos predefinidos. Se preferir, clique em Preenchimento de Forma, Contorno da Forma ou Efeitos da Forma para fazer ajustes personalizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário