Para empresas que querem passar informações a clientes ou facilitar a padronização de cálculos entre equipes de trabalho, usar a mesma planilha é sempre uma boa sacada. Mas melhor do que colocar um arquivo do Excel no site ou na intranet da empresa é criar uma página web, que protege os cálculos e ainda pode ser integrada ao visual do resto do conteúdo online. Veja como fazer isso com a ajuda de um shareware esperto.
1) Download e instalação
Baixe o SpreadsheetConverter. Instale o programa, prestando atenção se a versão detectada do Excel foi a correta. Ao final, marque a opção Run Spreadsheet Converter. O Excel será aberto com uma nova guia correspondente ao programa.
2) Escolha das células

Abra a planilha que será publicada na internet. Marque, então, com uma mesma cor de preenchimento, todas as células que serão preenchidas pelo usuário do documento a ser publicado. O restante da planilha pode ser mantido com a formatação original, que será reproduzida no HTML resultante.
3) Criação da página

Passe à guia Spreadsheet Converter e clique no botão Convert. Pressione o botão Next. Marque a opção Using Coloring, pressione Select Color e escolha a cor de fundo usada para marcar as células. Se não lembrar exatamente qual, tecle um nome de célula (por exemplo, A1) em Select Color of This Cell. Pressione OK e, depois, Next duas vezes. Escolha a pasta onde será gravada a página HTML e pressione Next e Finish.
4) Teste no browser

Abra a página no navegador de sua preferência para testar o resultado final da publicação. Note que a cor de fundo é mantida nas células de entrada, então vale a pena experimentar cores que combinem com o tema do site que receberá a planilha. Apesar de a página estar em inglês, por padrão, basta modificar o código HTML para que os botões e os seus outros elementos apareçam escritos em português.
5) Outros tipos de célula

O Spreadsheet Converter também conta com outras formas de reconhecer as células de entrada de dados pelo usuário, sem a necessidade de cores. É possível tentar a verificação automática, que considera como liberadas ao usuário as células referenciadas em fórmulas. Para isso, escolha, em vez de Using Coloring, a opção Automatic Detection. Outra opção é liberar apenas as células que não foram bloqueadas pelo usuário, pela opção Unlocked Cells are Input Cells, mas isso exige o bloqueio prévio da planilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário