domingo, 7 de outubro de 2012

56. Função Desloc

56. Função Desloc
Retorna uma referência para um intervalo, que é um número especificado de linhas e colu-nas de uma célula ou intervalo de células. A referência retornada pode ser uma única célula ou um intervalo de células. Você pode especificar o número de linhas e de colunas a serem retornadas.
Sintaxe: =DESLOC(ref;lins;cols;altura;largura)
Ref é a referência em que se deseja basear o deslocamento. Ref deve se referir a uma célula ou intervalo de células adjacentes; caso contrário, DESLOC retornará o valor de erro #VALOR!.
Lins é o número de linhas, acima ou abaixo, a que se deseja que a célula superior esquerda se refi-ra. Usar 5 como o argumento de linhas, especifica que a célula superior esquerda na referência está cinco linhas abaixo da referência. Lins pode ser positivo (que significa abaixo da referência inici-al) ou negativo (acima da referência inicial).

Cols é o número de colunas, à esquerda ou à direita, a que se deseja que a célula superior esquer-da do resultado se refira. Usar 5 como o argumento de colunas, especifica que a célula superior esquerda na referência está cinco colunas à direita da referência. Cols pode ser positivo (que signi-fica à direita da referência inicial) ou negativo (à esquerda da referência inicial).
Altura é a altura, em número de linhas, que se deseja para a referência fornecida. Altura deve ser um número positivo.
Largura é a largura, em número de colunas, que se deseja para a referência fornecida. Largura deve ser um número positivo.
Observações
 Se lins e cols deslocarem a referência sobre a borda da planilha, DESLOC retornará o valor de erro #REF!.
 Se altura ou largura forem omitidos, serão equivalentes a altura ou largura de ref.
 Na verdade, DESLOC não desloca quaisquer células nem modifica a seleção; apenas for-nece uma referência. DESLOC pode ser usada com qualquer função que pressuponha um argumento de referência. Por exemplo, a fórmula SOMA(DESLOC(C2;1;2;3;1)) calcula o valor total de um intervalo formado por 3 linhas e 1 coluna que está 1 linha abaixo e 2 co-lunas à direita da célula C2.
Exemplos
=DESLOC(C3;2;3;1;1)
O deslocamento ocorre a partir da célula C3. Duas linhas para baixo, três colunas para a direita. O conteúdo da célula F5 é exibido.
=SOMA(DESLOC(C3:E5;-1;0;3;3))
Seria somado por essa função a faixa de C2 até E4 devido ao argumento -1, que deslocou o início das referência 1 coluna para a esquerda. O parâmetro zero indica que não será deslocado nenhuma coluna. Altura e largura serão de 3.
=DESLOC(C3:E5;0;-3;3;3)
Neste caso é retornado um erro, pois a referência não está na planilha. Observe que o pa-râmetro linha está sendo deslocado três colunas para a esquerda, antes da coluna A. O erro apre-sentado seria #REF!
CRIANDOS LISTAS DINÂMICAS COM A FUNÇÃO DESLOC
A função DESLOC pode ser utilizada para criar listas dinâmicas no Excel.
Normalmente ao criar listas, devemos alterar a dimensão das matrizes quando incluímos mais dados. Com a utilização da função DESLOC isso não é necessário.
Três conceitos são necessários para um aproveitamento desse recurso. Devemos utilizar a atribuição de nomes, a função DESLOC e a função CONT.VALORES.
Vamos montar uma lista passo a passo:
1. Em uma área da sua planilha crie a sua lista. Veja meu exemplo ao lado. A segunda linha em branco serve para que um usuário da minha planilha possa reverter o valor da célula para um valor em branco, quando não quiser selecionar nenhum departamento.
2. Clique na guia Fórmulas
3. Localize a galeria Nomes Definidos
4. Clique no botão Gerenciar Nomes. A janela ao lado será exibida.
5. Clique no Botão Novo. Uma nova janela será exibida. Veja abaixo.


6. Digite um nome na caixa Nome. Digitei Departamen-tos.
7. No campo Refere-se a: vamos digitar a função DES-LOC. Digite a seguinte função: =DESLOC(DESLOC!$A$2;0;0;CONT.VALORES(DESLOC!$A:$A);1). Importante é que as células este-jam protegidas. Irei explicar o comando mais abaixo. No Campo Comentário você pode fazer comentários a respeito da faixa de nomes criada. Você pode, por e-xemplo, explicar para que o nome foi atribuido. O Campo Escopo: Um nome de planilha, se o escopo é o
nível de planilha local ou "Pasta de trabalho", se o escopo é o nível de planilha global. Ao terminar clique no botão OK. Veja como ficará a tela do Gerenciador de Nomes.




8. Agora vamos criar uma regra de validação para a minha célula, para que eu possa utilizar os departamentos digitados. Na célula B2 digitei ―Escolha o departamento‖ e na célula B3 irei fazer a validação da célula.
9. Posicione o cursor na célula B3.
10. Clique na guia Dados
11. Localize a guia Ferramentas de Dados
12. Clique no botão Validação de Dados. A janela abaixo será exibida.



13. No campo Permitir escolha Lista.
14. No campo Fonte digite =departamentos (não esqueça do sinal de igual).
15. Quando concluir pressione o botão OK. Sua célula foi validada por uma lista e essa lista é dinâmica. Veja a próxima imagem.



16. Observe que a caixa de validação está com os departamentos listados. Para mostrar a lista dinâmica, clique na célula B9 e adicione mais um departamento. Em minha planilha irei di-gitar Diretoria.
17. Após a inclusão do novo departamento, basta clicar na caixa de validação novamente que você verá o departamento novo, sem que você tenha que alterar o tamanho da faixa de dados da sua lista. Veja a imagem na próxima página.



Agora vamos retomar a função que digitamos na atribuição de nomes:
=DESLOC(DESLOC!$A$2;0;0;CONT.VALORES(DESLOC!$A:$A);1).
DESLOC!$A$2 = Essa célula é o início da função DESLOC. É a partir desta referência que a função se deslocará conforme as referências que digitarmos. Desloc! Representa a planilha da Pasta de Trabalho selecionada.
0 = o segundo argumento refere-se a quantidade de linhas que iremos deslocar (lins). Na verda-de, informando Zero não deslocaremos a referência para a linha.
0 = o terceiro argumento refere-se a quantidade de colunas que iremos descolar (cols). Infor-mando Zero não deslocaremos a referência para a coluna.
CONT.VALORES(DESLOC!$A$A) = Com essa função contaremos os valores que foram di-gitados na coluna. Lembre-se de não colocar mais de uma lista à sua coluna, pois o resultado não será o esperado. No exemplo acima a função CONT.VALORES retorna o valor de 8 pois conta também com o título. Esta função está retornando o valor do argumento Altura para o DESLOC. Na caixa de validação aberta, se contarmos os departamentos, inclusive o departa-mento em branco você perceberá que há 8 valores!
1 = O último argumento pede a largura da área de deslocamento. As listas para as caixas de va-lidação só podem ter uma coluna então o valor padrão para esse argumento será 1 (um).
O recurso de listas dinâmicas também podem ser utilizadas para gráficos.
Experimente esse recurso e deixe mais dinâmicas suas validações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates