domingo, 4 de novembro de 2012

Como usar a formatação condicional no Excel


Nesta dica, você aprenderá a usar a formatação condicional do Excel, um recurso muito útil para planilhas de diversos tipos. Com ele, é possível configurar o Excel para usar uma formatação definida por você em células com um conteúdo específico.
Como mudar a cor das células do Excel automaticamente?Como mudar a cor das células do Excel automaticamente (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)
Por exemplo: em uma planilha de controle de pagamentos, sempre que você digitar “Pago”, a célula será automaticamente formatada com preenchimento verde, enquanto no termo “Não pago” será utilizada a cor vermelha.
Passo 1. Abra a planilha na qual deseja configurar a formatação condicional e selecione o intervalo de células a qual a formatação será aplicada – apenas algumas células ou toda a tabela;
Passo 2. Na aba “Início”, localize o grupo “Estilo”, clique em “Formatação Condicional” e, depois, em “Nova regra”;
Menu de formatação condicional no Excel
Menu de formatação condicional no Excel (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)
Passo 3. Na janela que se abrir, escolha o tipo de regra a ser utilizada. Neste exemplo, usaremos a opção “Formatar apenas células que contenham”.
Passo 4. No campo “Edite a Descrição da Regra”, escolheremos a opção “Texto específico” e “Contém”. No campo ao lado, digite o termo que deverá ser formatado;
Mudar a cor de células do Excel de acordo com o textoMudar a cor de células do Excel de acordo com o texto (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)
Passo 5. Em seguida, clique em “Formatar” e escolha as opções de fonte, borda e preenchimento. Clique em “OK” para fechar as janelas e salvar a configuração;
Alterando as opções de fonte, borda e preenchimento da célulaAlterando as opções de fonte, borda e preenchimento da célula (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)
Feito isso, sempre que você digitar o termo definido, a formatação configurada será automaticamente aplicada à célula.
Exemplo de tabela com formatação condicionalExemplo de tabela com formatação condicional (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)
Passo 6. Caso deseje realizar alguma alteração na regra criada, clique novamente em “Formatação Condicional” e, depois, em “Gerenciar Regras”. Aí é só escolher a regra desejada, clicar em “Editar” e modificar os parâmetros desejados.
Editando as regras de formatação condicional
A formatação condicional pode ser utilizada em inúmeras outras situações, inclusive combinada com a utilização de fórmulas. Agora que você já sabe como utilizar esse recurso, é só criar regras personalizadas com as opções disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates