quarta-feira, 14 de novembro de 2012

DICIONÁRIO RH


DICIONÁRIO rh

  Absenteísmo: falta constante ao trabalho, por parte do empregado, ou sua ausência devido a problemas de saúde
    Avaliação 180 graus: É um modelo intermediário ao 360 graus. Com ele, não há avaliação dos subordinados, mas apenas dos pares, clientes e chefe
     Avaliação 360 graus: sistema usado para medir o desempenho, em que o funcionário não é submetido somente à avaliação do chefe imediato, mas à dos colegas de trabalho, subordinados e até de clientes da empresa
   B2B: sigla fonética de "business to business". É o comércio eletrônico entre empresas. Trata-se de um mercado sem a participação do consumidor. 
  B2C: business to customer, a empresa que vende diretamente para o consumidor via internet
    Benchmark: parâmetros de excelência, exemplos de coisas boas
     Board: conselho diretor
     Bônus: premiação em dinheiro concedida aos funcionários
     Brainstorm: literalmente, significa "tempestade cerebral". É uma reunião para se fazer exatamente isso: trocar idéias
     Branding: É a construção da marca de uma empresa, produto ou pessoa 
        Break even point: o momento a partir do qual custos e receitas de um negócio se equilibram
  
   Breakthrough: trata-se de um avanço em determinada área
      Broad band: banda larga
       Budget: orçamento
        Buying in: compra (de uma empresa, por exemplo)
  • Cash: dinheiro vivo. 
  • CEO - chief executive officer: É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros. Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é mais forte. 
  • CFO - chief financial officer: Um nome mais sofisticado para diretor de finanças. 
  • Chairman: presidente do conselho que dirige a empresa. 
  • CHRO - chief human resources officer: É o cargo de diretor de recursos humanos. 
  • CIO - chief information officer: Responsável pelo planejamento e estratégia por trás da tecnologia. Pode ser também chief imagination officer, termo criado pela fabricante americana de computadores Gateway. É responsável por promover a criatividade entre o pessoal
  • CKO - chief knowledge officer: É o gestor do capital intelectual da companhia. As atribuições vão desde a definição da arquitetura das informações e de seu fluxo até onde arquivá-las e como recuperá-las
  • Clima organizacional: é o ambiente interno de uma empresa.Para avaliá-lo são considerados, entre vários itens, a liderança na companhia, a motivação para o trabalho, as possibilidades de crescimento profissional, enfim, as satisfações e insatisfações dos funcionários 
  • CLO - chief learning officer: Responsável por administrar o capital intelectual. Ele precisa reunir e gerenciar todo o conhecimento da organização 
  • CMM: capacity maturity model, recurso para desenvolvimento de software
  • CMO - chief marketing officer: A função é um pouco mais complexa que a diretoria de marketing. Em algumas empresas, o CMO acumula ainda a diretoria comercial e, em outras, a área de novos negócios 
  • Coaching: sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional. Serve para promover mudanças de comportamento no funcionário, para que ele atinja novos objetivos 
  • Commodity: produto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional
  • Consumer relationship Management: gerenciamento das relações com o cliente
  • Consumer understanding: conhecimento profundo a respeito dos clientes
  • COO - chief operating officer: executivo chefe de operações. Geralmente o braço direito dos CEOs 
  • Core business: negócio principal da empresa
  • Corporate purpose: objetivo da empresa
  • Counseling: Aconselhamento de carreira. É uma espécie de terapia profissional, que discute, entre outras coisas, os objetivos pessoais e futuros, estilo gerencial do executivo, nível cultural, valores e conhecimento do mercado. O objetivo é avaliar tudo isso para ajudar o profissional a tomar as melhores decisões para sua carreira
  • Country-manager: diretor-geral para o país
  • CRO - chief risk officer: Além de gerenciar o risco nas operações financeiras, o CRO também é responsável por analisar as estratégias do negócio, a concorrência e a legislação
  • CSO - chief security officer: Profissional que tem a missão de identificar fontes internas e externas de recursos para desenvolver projetos de tecnologia
  • CTO - chief technology officer: Existe uma confusão muito grande. Geralmente o CTO comanda a infra-estrutura da área de tecnologia. Enquanto o CIO o seu uso estratégico
  • Data-base marketing: marketing baseado em banco de dados de nomes e pessoas, para quem você dirige mensagens de interesse de sua empresa 
  • Downsizing: redução no número de funcionários da empresa
  • Educação continuada: cursos de aperfeiçoamento referentes à atividade do funcionário. Pode incluir a pós-graduação 
  • Empowerment: Este termo surgiu nos anos 80 e se refere às situações em que os chefes devem decidir um pouco menos e os subordinados um pouco mais   
  • Endomarketing: é uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos 
  • ERPs: sistemas de gestão empresariais 
  • Factoring: prática de algumas empresas que consiste em comprar cheques pré-datados de lojistas cobrando comissão
  • Feedback: É uma conversa particular entre o líder e o liderado, com caráter de avaliação, sobre os acertos e erros do liderado. O tema do bate-papo é o comportamento do subordinado.
  • Fine tuning: sintonia fina, calibragem 
  • Follow-up: dar prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se esgotaram 
  • Forecast: previsão
  • Headcount: número de pessoas que trabalham em determinada equipe ou empresa
  • Headhunter: caça-talentos do mundo corporativo 
  • Inclusão digital: é dar condições para que um número cada vez maior de pessoas possa ter acesso a novas tecnologias, entre elas a internet 
  • Inclusão social: é a forma de trazer para a sociedade pessoas que foram excluídas dela e estavam privadas de seus direitos, como os portadores de deficiências físicas 
  • Income: renda 
  • Intranet: rede de comunicação interna e exclusiva das empresas
  • Intrapreneur (não confundir com entrepreneur): empreendedor interno, pessoa que dirige uma unidade do negócio como se ela fosse uma empresa independente
  • Job rotation: rodízio de funções promovido pela empresa, para que o funcionário possa adquirir novos conhecimentos em setores diferentes e acumular experiências, sem sair da companhia em que trabalha 
  • L.L.M: Master of Laws, mestrado em direito
  • Market share: fatia de mercado
  • Markup: é um sobre-preço que se acrescentado ao preço final do produto (digamos, após custo de produção, distribuição e margem de lucro prevista)
  • MBA in company: MBA oferecido pela empresa dentro de seu próprio espaço físico 
  • MBA: sigla em inglês para Master in Business Administration. É um curso que equivale à pós-graduação em administração de empresas 
  • Mentoring: profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas idéias sobre o trabalho e a carreira 
  • Nepotismo: favorecimento de parentes próximos feito por quem tem autoridade e poder 
  • Networking: construir uma boa rede de relacionamentos, geralmente em sua área de atuação. 
  • Outplacement: serviço oferecido e pago pela empresa, que consiste no aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional demitido, preparando-o técnica e psicologicamente para se recolocar no mercado de trabalho, bem como para o planejamento de sua carreira. 
  • Performance: palavra inglesa que significa atuação e desempenho 
  • Player: empresa que está desempenhando algum papel em algum mercado ou negociação. 
  • Presenteísmo: Diferente do absenteísmo, quem sofre deste mal não falta ao trabalho, mas ao final de todos os dias sofre com dores de cabeça, cansaço, dores nas costas, irritação, sinusite e alergias - com isso, a produtividade e a motivação é que deixam de aparecer
  • Reengenharia: Mudança nos processo internos de uma empresa
  • Responsabilidade social: atuação e consciência do papel das empresas como agentes sociais no desenvolvimento do ser humano e da comunidade à qual está inserido 
  • RH: sigla de recursos humanos (departamento responsável pelas contratações, treinamentos, remuneração, encaminhamento de carreira e conflitos na empresa)
  • Sales manager: gerente de vendas
  • Spread: taxa de risco
  • Supply chain management: gerenciamento de cadeia de abastecimento
  • Target: alvo 
  • TI: sigla de tecnologia da informação
  • Toró de palpites: tradução bem brasileira do termo inglês brainstorm, que significa uma reunião de pessoas que se juntam para encontrar soluções para problemas da empresa ou expor idéias criativas para novos projetos 
  • Trend: tendência
  • Turnover: rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, medida pela média de pessoal que se mantém fixa na companhia 
  • Workshop: treinamento em grupo de acordo com a técnica dominada pelo instrutor, que visa ao aprendizado de novas práticas para o trabalho 



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