domingo, 11 de novembro de 2012

Função INDIRETO


Vamos dar uma olhada na função INDIRETO e ver de que forma ela também pode nos ajudar facilitando o ajuste de funções a determinados contextos.
A sintaxe da função é bem simples:
INDIRETO(texto_ref; A1)
texto_ref: cadeia de texto que referencia o intervalo;
A1: define o estilo de referência (VERDADEIRO ou omitido: estilo A1, FALSO: estilo L1C1).
Desta forma, se temos digitado em A1 o valor 2, a fórmula =INDIRETO(“A1″), retorna este valor.
Se tivermos o valor 1 digitado em todas as células do intervalo A1:A10, então =SOMA(INDIRETO(“A1:A10″)).
Você já deve estar começando a se perguntar: Mas e daí? Afinal o mesmo resultado pode ser obtido sem utilizar a função INDIRETO…
Agora vamos à seguinte situação:

Numa pasta de trabalho há uma planilha com o nome de cada vendedor (A, B e C). Nestas planilhas, dentre outras informações, aparece na coluna D o valor das vendas realizadas em cada uma das operações. As planilhas possuem diferentes números de linhas. Como criar uma fórmula que, permita informar o nome do vendedor e obter como resultado o total das vendas realizadas?
Neste contexto vamos utilizar a função INDIRETO na formulação das respostas.
Numa planilha diferente daquelas que contém os dados de vendas e que chamaremos de Resumo vamos colocar em A1 o texto “Nome”. Em B1, faremos a validação do intervalo informando como valores possível A,B e C. Em A2 vamos digitar “Total” e em B2 a seguinte fórmula: =SOMA(INDIRETO(B1&”!D:D”)).
Vimos então que uma fórmula bem simples é possível criar uma forma de consulta bem poderosa.
OBS: No intuito de criar uma fórmula mais genérica, podemos substituí-la por =SOMA(INDIRETO(SE(ÉERROS(LOCALIZAR(” “;B1));B1;”‘”&B1&”‘”)&”!D:D”)). A Justificativa é que quando uma planilha possui espaços na formação do seu nome, uma referência a ela deve ser feita utilizando-se apóstrofos abrindo e fechando o nome. Desta forma, se uma planilha de chama, Plan_Teste, e quisermos referenciar a célula A1, a fórmula é =Plan_Teste!A1. Se o nome for Plan Teste, a referência torna-se ==’Plan Teste’!A1.
Acesse o arquivo e veja o exemplo pronto. Função INDIRETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates